Coca-Cola vai processar o Reino Unido por imposto sobre o açúcar

A Coca-Cola e outros fabricantes de refrigerantes ponderam recorrer à justiça para tentar travar a intenção do Governo britânico de aplicar um novo imposto sobre as bebidas açucaradas.

O Orçamento do Estado do Reino Unido, que foi apresentado a semana passada, contém um novo imposto sobre as bebidas açucaradas, a “sugar tax”.

Segundo o ministro das Finanças, George Osborne, a medida deverá entrar em vigor em 2018, permitindo no primeiro ano arrecadar receitas no valor de 520 milhões de libras – quase 666 milhões de euros.

A iniciativa não está a ser bem acolhida por parte das principais fabricantes de refrigerantes com presença no Reino Unido, que admitem mesmo avançar para os tribunais.

Segundo avançou este domingo o britânico Guardian, algumas das fabricantes de refrigerantes ponderam nesta altura avançar com um processo judicial contra a medida controversa anunciada pelo Governo britânico.

Entre essas empresas destacam-se a Coca-Cola, a Ag Barr e a Britvic, que no Reino Unido fabrica a Tango, a 7Up e a Pepsi Max.

Numa nota a que o Guardian teve acesso, uma fonte da Coca-Cola no Reino Unido garante que “temos de saber mais sobre o imposto e sobre a forma como o Governo pretende implementá-lo”.

A mesma fonte adianta ainda que só depois de as questões anteriores serem clarificadas é que “decidiremos acerca dos passos” seguintes a dar neste processo.

Uma das críticas apontadas é que a implementação da medida implicará um custo de cerca de 1,3 mil milhões de euros – praticamente o dobro das receitas que deverá gerar.

O novo imposto implicará ainda um custo adicional de 24 cêntimos por cada litro de bebida com teor açucarado mais elevado, um custo extra que o Guardian diz que poderá ser passado aos retalhistas – e que resultaria num aumento da inflação.

O director-geral da Associação Britânica de Refrigerantes, Gavin Partington, considera que o enquadramento deste novo imposto “reafirma a nossa perspectiva de que esta taxa é infundada”.

“As indicações que temos não sugerem que seja efectiva e os contribuintes terão de pagar um preço elevado por isso”, diz Partington.

A controvérsia à volta da rentabilidade do novo imposto parece estar a deixar em segundo plano a razão pela qual em primeiro lugar foi lançado: a da saúde dos consumidores.

Em agosto do ano passado, quando o artista e fotógrafo neozelandês Henry Hargreaves ouviu um médico dizer que os refrigerantes são “o cigarro da nova geração”,  quis encontrar uma forma de representar esse risco visualmente.

Hargreaves assim fez, e mostrou que o açúcar de um refrigerante dá para fazer pirulitos – algo que coloca o imposto sobre o açúcar numa perspectiva um pouco diferente.

ZAP / Bom Dia

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Querem uma aposta: A Coca-Cola vai ganhar este processo, por troca de poutras vantagens que o Reino-Unida consiga da empresa (por exemplo: impostos, novas unidades fabris no R.U, etc…).

  2. Claro, dalguma vez os fabricantes que mais lucram com o veneno “vulgo açucar refinado”, iriam ficar contentes.

    Acordem prá vida, deixem de matar as pessoas!!!
    Colocar um processo é uma afronta aos direitos humanos.
    Os produtos açucarados deveriam ser altamente taxados, tanto para quem os consome (a bem da sua saúde), como para quem produz.

    A comida processada e mortífera é de baixo custo, a comida boa e que traz “vida” é caríssima. Em que mundo vivemos..

  3. As multinacionais não tem vergonha e já fazem imposições os países!!
    Muito bom!…
    A EDP não quer pagar, a Coca-cola, também não, etc, etc…
    Viva o capitalismo!!

  4. Este eventual processo da Coca-Cola ao governo britânico será apenas uma amostra do que pode acontecer com o acordo comercial inter-Atlântico, envolvendo a UE, os EUA e o Canadá, e que está a ser negociado às escondidas. Uma das questões que tem aparecido como das mais gravosas desse possível acordo é a agilização dos processos das empresas aos Estados soberanos! Será a instiyucionalização da economia a controlar o poder político, em vez de ser o contrário. A favor de quem? Dos 1% que já detêm metade do rendimento do mundo! E que assim perpetuam o seu poder sem qualquer controlo democrático!

  5. Mas então se os parolos não bebessem estes “mijos açucarados dos capitalistas”
    e por consequência não lhes fod a saúde e lhes torda-se as ideias.
    Como iria viver a industria farmacêutica e outros que tais?
    E aqui, há vinho tão bom!!!!!!!!!!!!

  6. concordo em absoluto com AC. a hegemonia do monopólio (mesmo o bem intencionado como fundações controlada por magnatas) tem de ir acabando. ..

RESPONDER

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …