Artista mostra que o açúcar de um refrigerante dá para fazer pirulitos

Henry Hargreaves

Os pirulitos de Henry Hargreaves mostraram que há muito mais açúcar nestas bebidas do que se pensa

Os pirulitos de Henry Hargreaves mostraram que há muito mais açúcar nestas bebidas do que se pensa

Quando o artista e fotógrafo neozelandês Henry Hargreaves ouviu um médico dizer que os refrigerantes são “o cigarro da nova geração”, quis encontrar uma forma de representar esse risco visualmente. E assim fez.

Os cientistas acreditam que o açúcar contido neste tipo de bebidas é um dos maiores causadores de doenças como a obesidade, a diabetes e os distúrbios cardíacos.

Notícias recentes dão conta de que a Coca-Cola está a financiar cientistas que culpam o sedentarismo pela obesidade.

Segundo a marca de refrigerantes, a principal causa da obesidade não é a má alimentação mas sim o sedentarismo.

Mas um novo estudo, recentemente apresentado, realizado ao longo de 22 anos por especialistas da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, revelou que uma só lata de refrigerante por dia pode aumentar o risco de um ataque cardíaco em 20%.

O artista e fotógrafo neozelandês Henry Hargreaves decidiu procurar uma forma de representar graficamente estes riscos.

“Vi uma vez o trabalho de um fotógrafo, que fez uma série de imagens com refrigerantes ao lado de um monte de açúcar, mas achei que poderia haver uma forma mais impactante de passar a mensagem”, conta Hargreaves à BBC.

Hargreaves decidiu então mostrar o que acontece quando a água contida num refrigerante ou nas bebidas energéticas se evapora.

Depois de ferver as bebidas, o artista pegou no conteúdo restante – uma mistura de açúcar, corantes e outros subprodutos – e aplicou-o em formas de pirulito feitas de borracha.

Henry Hargreaves

Henry Hargreaves provou que os refrigerantes são doces disfarçados de bebidas

Henry Hargreaves provou que os refrigerantes são doces disfarçados de bebidas

“Acho que o pirulito é a forma perfeita de passar a mensagem, porque, para mim, é isso o que um refrigerante é: um doce disfarçado de bebida”, conta.

O fotógrafo publicou no seu site uma foto-galeria com os seus incríveis pirulitos.

Uma papa nada apetitosa

Hargreaves diz que o seu projecto não tem nada de científico. As garrafas dos diferentes refrigerantes e energéticos eram de vários tamanhos, mas cada pirulito baseia-se na “dose individual” de cada bebida.

“Inicialmente, fiquei surpreendido”, revela. “Há muito mais açúcar nestas bebidas do que pensava. Praticamente todos os moldes que fiz transbordaram”.

Segundo Hargreaves, a Mountain Dew, bebida de sabor cítrico fabricada pela Pepsico (que não é vendida em Portugal), foi o grande vencedora, com 77 gramas de açúcar, cerca de 19 colheres de chá, por dose individual.

“O que sobrou na panela depois de a água evaporar era uma papa nada apetitosa”, diz.

Outro facto interessante é que ao colocar os pirulitos de novo em contacto com água, rapidamente voltam a ser uma bebida.

Henry Hargreaves

Hargreaves conta que o pirulito de Coca-Cola é estranho, com uma textura quase como lava

Hargreaves conta que o pirulito de Coca-Cola é estranho, com uma textura quase como lava

Hargreaves conta que não é grande fã de refrigerantes, tendo deixado de os consumir já na adolescência.

Mas ao provar os seus pirulitos, sentiu que são mesmo versões super-açucaradas das bebidas originais.

O pirulito de Coca-Cola foi o mais estranho, porque tem uma textura estranha – quase como lava”, conta o artista.

 ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …