Coca-Cola quer taxa do açúcar aplicada a néctares e leite com chocolate

Nesta segura-feira, a Coca-Cola foi ao Parlamento pedir aos deputados que os néctares e sumos sem gás, bem como o leite com chocolate, passem também a ser taxados. Além disso, a empresa pretende ainda que as bebidas até 25 gramas de açúcar por litro fiquem isentas deste imposto.  

De acordo com o jornal Público, que avança a notícia nesta terça-feira, o Estado Português poderia arrecadar cerca 100 milhões de euros caso estes três tipos de bebidas passassem a ser tributadas, um ano e meio após a aprovação do imposto do açúcar sobre refrigerantes, de acordo com os dados da Coca-Cola.

Em 2017, ano que a aplicação da taxa sobre o açúcar entrou em vigor, a receita ficou 10 milhões abaixo do valor esperado. No total, os cofres do Estado receberam 70 milhões de euros com o imposto sobre o açúcar.

Face a tudo isto e tendo em conta as suas estimativas, a Coca-Cola entrou esta segunda-feira em contacto com o PCP. Depois, irá mostrar a proposta ao PSD e à Comissão de Orçamento e Finanças, defendendo que as bebidas com um menor teor de açúcar devem deixar de ser penalizadas, de forma a aliviar a tributação sobre os produtos com zero açúcar, e que passem a ser tributadas também outras bebidas que até têm mais açúcar do que os refrigerantes, explica o diário.

Este é o caso dos néctares, que podem ter 105 gramas por litro, sumos pasteurizados, com 95 gramas por litro e o leite com chocolate, que chega aos 100 gramas por litro.

Em Portugal, a Coca-Cola distribui além deste refrigerante outros como Fanta, Sprite, Appletiser e Nordic Mist, os chás Nestea e Honest, as bebidas energéticas Aquarius e Powerade, o sumo Minute Maid e a água Aquabona.

Desde 1 de Fevereiro de 2017 que algumas bebidas são alvo de uma tributação especial de consumo consoante a quantidade de açúcar por litro.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Tenho que dar razão à Coca-cola… Não são os únicos bichos papão do açúcar… os leites com chocolate que muitas crianças consomem todos os dias , por vezes mais do que uma vez ao dia, é um crime de saúde pública pela quantidade exagerada de açúcar presente!… quando se ingere mais açúcar do que aquele que é permitido diariamente (hoje em dia acho que estão nas 50g para um adulto, muito menos para uma criança, e a OMS quer reduzir o limite para 25g/dia. Por mim era mesmo zero, mas é praticamente impossível!…)o cálcio e magnésio em maior quantidade são necessários para converter o açúcar em energia, e quando as reservas corporais não são suficientes, imaginem o que acontece?… Ossos e principalmente DENTES desmineralizados cheios de cáries, pois o corpo vai retirar primeiro aos dentes, antes de ir retirar cálcio aos ossos…

    • Ser até são mas não deixam de ter razão e não existe razão de serem os unicos a a pagar se os outros metem tanto ou se calhar até mais. Confirmo a declaração de néctares com excesso de açúcar. Consigo espremer um limão inteiro dentro de um copo e encher com esses sumos e continua a ser doce.

RESPONDER

"Lavar as mãos". Vídeo da DGS é o mais popular do ano no YouTube

2020 foi um ano atípico em vários aspetos do quotidiano, obrigando à introdução de novas rotinas e ao reforço de outras por muitos já descuradas. Reflexo dessa disrupção é o ranking anual do YouTube, divulgado esta …

Drenthe falido: "Não é muito importante"

Antigo futebolista do Real Madrid não está preocupado com a declaração feita por um tribunal dos Países Baixos. Drenthe joga numa equipa da terceira divisão nacional. Royston Ricky Drenthe foi, enquanto adolescente, considerado um dos melhores …

Sonda espacial chinesa conclui recolha de amostras da superfície lunar

A sonda chinesa Chang'e 5 concluiu a recolha e armazenamento de rochas e detritos da superfície lunar, e prepara-se para voltar à Terra, informou esta quinta-feira a Administração Espacial Nacional da China. "Às 22 horas de …

Seca obriga Namíbia a por à venda 170 elefantes

A Namíbia, que se encontra em risco de seca, pôs à venda 170 elefantes vivos para reduzir o seu número no território, em parte devido ao crescente conflito entre humanos e animais desta espécie ameaçada …

Benfica 4 - 0 Lech Poznań | “Saco cheio” rumo ao apuramento

Um, dois, três e quatro. Foram estes os golos – apontados por Vertonghen, Darwin Núñez, Pizzi e Weigl – que o Benfica marcou na goleada que aplicou na noite desta quinta-feira ao Lech Poznań, num …

Cientistas encontram evidências de uso de drogas psicadélicas numa caverna com arte rupestre

Uma flor vermelha redemoinhada rabiscada numa parede de uma caverna há cerca de 400 anos é a primeira evidência definitiva de que os nativos norte-americanos consumiam drogas psicadélicas em locais de arte rupestre. Descoberta na caverna …

Musk queria batizar a sua tequila de "Teslaquila", mas o México disse que não

O multimilionário Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, quis batizar a sua tequila de "Teslaquila", mas as autoridades mexicanas impediram a utilização do nome, invocando os direitos do uso da palavra e …

Namíbia acaba de eleger um deputado chamado Adolf Hitler. É ativista e "anti-apartheid"

A Namíbia acaba de eleger nas eleições regionais um deputado chamado Adolf Hitler, um conhecido ativista e "anti-apartheid" em Uunona, a sua cidade natal, localizada no norte do país africano. "Adolf Hitler teve uma vitória …

Empresário de media pró-democracia preso por acusação de fraude em Hong Kong

O dono do jornal antigoverno Apple Daily, Jimmy Lai, conhecido pela luta pela democracia em Hong Kong, foi detido sem fiança, acusado de irregularidades no contrato de 'leasing' do edifício onde está o órgão de …

Novos drones de resgate usam Inteligência Artificial para encontrar pessoas perdidas na floresta

Em situações em que as pessoas se perdem na floresta, o tempo é essencial para resgatá-las, pois quanto mais tempo ficam perdidas mais perigosa a situação se torna. Mas será que existem todas as ferramentas …