Coca-Cola quer taxa do açúcar aplicada a néctares e leite com chocolate

Nesta segura-feira, a Coca-Cola foi ao Parlamento pedir aos deputados que os néctares e sumos sem gás, bem como o leite com chocolate, passem também a ser taxados. Além disso, a empresa pretende ainda que as bebidas até 25 gramas de açúcar por litro fiquem isentas deste imposto.  

De acordo com o jornal Público, que avança a notícia nesta terça-feira, o Estado Português poderia arrecadar cerca 100 milhões de euros caso estes três tipos de bebidas passassem a ser tributadas, um ano e meio após a aprovação do imposto do açúcar sobre refrigerantes, de acordo com os dados da Coca-Cola.

Em 2017, ano que a aplicação da taxa sobre o açúcar entrou em vigor, a receita ficou 10 milhões abaixo do valor esperado. No total, os cofres do Estado receberam 70 milhões de euros com o imposto sobre o açúcar.

Face a tudo isto e tendo em conta as suas estimativas, a Coca-Cola entrou esta segunda-feira em contacto com o PCP. Depois, irá mostrar a proposta ao PSD e à Comissão de Orçamento e Finanças, defendendo que as bebidas com um menor teor de açúcar devem deixar de ser penalizadas, de forma a aliviar a tributação sobre os produtos com zero açúcar, e que passem a ser tributadas também outras bebidas que até têm mais açúcar do que os refrigerantes, explica o diário.

Este é o caso dos néctares, que podem ter 105 gramas por litro, sumos pasteurizados, com 95 gramas por litro e o leite com chocolate, que chega aos 100 gramas por litro.

Em Portugal, a Coca-Cola distribui além deste refrigerante outros como Fanta, Sprite, Appletiser e Nordic Mist, os chás Nestea e Honest, as bebidas energéticas Aquarius e Powerade, o sumo Minute Maid e a água Aquabona.

Desde 1 de Fevereiro de 2017 que algumas bebidas são alvo de uma tributação especial de consumo consoante a quantidade de açúcar por litro.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Tenho que dar razão à Coca-cola… Não são os únicos bichos papão do açúcar… os leites com chocolate que muitas crianças consomem todos os dias , por vezes mais do que uma vez ao dia, é um crime de saúde pública pela quantidade exagerada de açúcar presente!… quando se ingere mais açúcar do que aquele que é permitido diariamente (hoje em dia acho que estão nas 50g para um adulto, muito menos para uma criança, e a OMS quer reduzir o limite para 25g/dia. Por mim era mesmo zero, mas é praticamente impossível!…)o cálcio e magnésio em maior quantidade são necessários para converter o açúcar em energia, e quando as reservas corporais não são suficientes, imaginem o que acontece?… Ossos e principalmente DENTES desmineralizados cheios de cáries, pois o corpo vai retirar primeiro aos dentes, antes de ir retirar cálcio aos ossos…

    • Ser até são mas não deixam de ter razão e não existe razão de serem os unicos a a pagar se os outros metem tanto ou se calhar até mais. Confirmo a declaração de néctares com excesso de açúcar. Consigo espremer um limão inteiro dentro de um copo e encher com esses sumos e continua a ser doce.

RESPONDER

Bigode do embaixador dos EUA na Coreia do Sul criticado por fazer lembrar domínio japonês

O bigode do embaixador dos Estados Unidos (EUA) na Coreia do Sul tem sido criticado pelos sul-coreanos, que ao ver o visual de Harry Harris se recordam dos 35 anos sob domínio colonial japonês, entre …

OE2020. Novas medidas valem mais de 200 milhões de euros

As medidas do Orçamento do Estado para 2020 que o Governo já negociou à esquerda na especialidade têm um impacto estimado superior a 200 milhões de euros. Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, referiu, …

Júlio Isidro recebe Medalha de Mérito Cultural

O Governo atribuiu a Medalha de Mérito Cultural ao locutor e apresentador de televisão Júlio Isidro, realçando o “inestimável trabalho de uma vida dedicada” ao audiovisual. A entrega da Medalha de Mérito Cultural foi feita, num …

EUA. Mulher é detida após tentar construir uma bomba numa loja da Walmart

Uma norte-americana foi detida numa loja da Walmart, na Florida, Estados Unidos (EUA), após tentar construir uma bomba dentro do estabelecimento comercial. A mulher, que tinha uma criança consigo, foi identificada pelo segurança quando andava sem …

Simeone reitera confiança em João Félix. "Acreditamos totalmente nele"

O técnico do Atlético de Madrid, Diego Simeone, voltou a falar de João Félix esta sexta-feira, reiterando toda a confiança no avançado de 20 anos. "A Supertaça foi mais um passo de experiência para um rapaz …

Ensino Superior com mais concursos para professores em 2019

As instituições de Ensino Superior abriram, em 2019, mais 948 concursos para a carreira docente do que em 2018, anunciou, esta quinta-feira, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. De acordo com uma nota do …

Paulo Gonçalves. Seguradoras atrasam autópsia e trasladação do corpo para Portugal

Paulo Gonçalves faleceu no domingo, aos 40 anos, na sequência de uma queda sofrida ao quilómetro 273 da sétima de 12 etapas do Rali Dakar. Exigências das seguradoras quanto a despistes toxicológicos ao corpo de Paulo …

Estivadores vão fazer greve em Setúbal e ameaçam fazer o mesmo em Lisboa

O Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) revelou esta sexta-feira que vai entregar já na segunda-feira um pré-aviso de greve no Porto de Setúbal e ameaça fazer o mesmo no Porto de Lisboa. “Os trabalhadores …

Segundo maior diamante transforma-se em joias Louis Vuitton

Depois de cortado e polido, o segundo maior diamante da história será transformado numa coleção de joias da Louis Vuitton. A Lucara Diamond encontrou o diamante Sewelo, de 1.758 quilates, na sua mina do Botswana, no …

Filho do presidente da Câmara de Pedrógão Grande "sem memória" no caso da reconstrução de casas

O adjunto do presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Telmo Alves, que também é filho do autarca, disse em Tribunal que desconhece o processo de reconstrução das casas ardidas no incêndio no concelho, em 2017, …