/

Coca-Cola quer taxa do açúcar aplicada a néctares e leite com chocolate

2

Nesta segura-feira, a Coca-Cola foi ao Parlamento pedir aos deputados que os néctares e sumos sem gás, bem como o leite com chocolate, passem também a ser taxados. Além disso, a empresa pretende ainda que as bebidas até 25 gramas de açúcar por litro fiquem isentas deste imposto.  

De acordo com o jornal Público, que avança a notícia nesta terça-feira, o Estado Português poderia arrecadar cerca 100 milhões de euros caso estes três tipos de bebidas passassem a ser tributadas, um ano e meio após a aprovação do imposto do açúcar sobre refrigerantes, de acordo com os dados da Coca-Cola.

Em 2017, ano que a aplicação da taxa sobre o açúcar entrou em vigor, a receita ficou 10 milhões abaixo do valor esperado. No total, os cofres do Estado receberam 70 milhões de euros com o imposto sobre o açúcar.

Face a tudo isto e tendo em conta as suas estimativas, a Coca-Cola entrou esta segunda-feira em contacto com o PCP. Depois, irá mostrar a proposta ao PSD e à Comissão de Orçamento e Finanças, defendendo que as bebidas com um menor teor de açúcar devem deixar de ser penalizadas, de forma a aliviar a tributação sobre os produtos com zero açúcar, e que passem a ser tributadas também outras bebidas que até têm mais açúcar do que os refrigerantes, explica o diário.

Este é o caso dos néctares, que podem ter 105 gramas por litro, sumos pasteurizados, com 95 gramas por litro e o leite com chocolate, que chega aos 100 gramas por litro.

Em Portugal, a Coca-Cola distribui além deste refrigerante outros como Fanta, Sprite, Appletiser e Nordic Mist, os chás Nestea e Honest, as bebidas energéticas Aquarius e Powerade, o sumo Minute Maid e a água Aquabona.

Desde 1 de Fevereiro de 2017 que algumas bebidas são alvo de uma tributação especial de consumo consoante a quantidade de açúcar por litro.

ZAP //

2 Comments

  1. Tenho que dar razão à Coca-cola… Não são os únicos bichos papão do açúcar… os leites com chocolate que muitas crianças consomem todos os dias , por vezes mais do que uma vez ao dia, é um crime de saúde pública pela quantidade exagerada de açúcar presente!… quando se ingere mais açúcar do que aquele que é permitido diariamente (hoje em dia acho que estão nas 50g para um adulto, muito menos para uma criança, e a OMS quer reduzir o limite para 25g/dia. Por mim era mesmo zero, mas é praticamente impossível!…)o cálcio e magnésio em maior quantidade são necessários para converter o açúcar em energia, e quando as reservas corporais não são suficientes, imaginem o que acontece?… Ossos e principalmente DENTES desmineralizados cheios de cáries, pois o corpo vai retirar primeiro aos dentes, antes de ir retirar cálcio aos ossos…

    • Ser até são mas não deixam de ter razão e não existe razão de serem os unicos a a pagar se os outros metem tanto ou se calhar até mais. Confirmo a declaração de néctares com excesso de açúcar. Consigo espremer um limão inteiro dentro de um copo e encher com esses sumos e continua a ser doce.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.