Cobrar pelas transferências no MB Way? A decisão é dos bancos

Mário Cruz / Lusa

A CEO da SIBS, Madalena Cascais Tomé, disse esta terça-feira que a cobrança de comissões nas transferências realizadas através da aplicação do MBWay prendem-se com “uma decisão dos bancos”. 

“O MB Way é um serviço de utilização gratuita, com uma wallet completa, geração de cartões virtuais e também as transferências”, começou por contextualizar a CEO.

“As operações são na essência gratuitas, com exceção das transferências – que são responsabilidade dos bancos”, explicou durante a a apresentação do API Market da SIBS, uma plataforma que permite o desenvolvimento de serviços de pagamentos ao abrigo da diretiva europeia de serviços de pagamentos PSD2.

Neste sentido, a cobrança de comissões pelas transferências, sublinha Madalena Cascais Tome,  é “algo que é do foro comercial de cada um dos bancos”.

“Neste momento, 22 dos bancos que disponibilizam este tipo de serviço estão a isentar as transferências”, explica a responsável da SIBS, citada pelo jornal Eco, acrescentando também que o cliente deve consultar as condições associadas ao próprio cartão.

Questionada sobre a possibilidade de as comissões pelas transferências afastarem os clientes do serviço MB Way, Madalena Cascais Tomé acredita “que os portugueses vão continuar a utilizar a aplicação MB Way”, apontando ainda ter “a certeza de que vão continuar a reconhecer as vantagens” do serviço.

No início deste mês, o BPI anunciou estar a prepara-se para aumentar várias comissões bancárias, entre as quais se encontravam as transferências por MB Way. Segundo, preçário do banco, as transferências de dinheiro feitas através da aplicação da SIBS passam a custar 1,20 euros (a comissão atual é de 20 cêntimos).

Depois do BPI, vários foram as entidades bancárias que adiantaram estar também a pensar avançar com este tipo de taxação.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Gananciosos… Usam o nosso dinheiro para as negociatas deles e ainda nos cobram comissões que inventam para cada coisa que se lembram… Fazem dinheiro com o dinheiro que não é deles…é realmente a galinha dos ovos de oiro.

RESPONDER

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …

Raras lesmas cor-de-rosa fluorescente sobreviveram aos incêndios na Austrália

Uma rara espécie de lesma cor-de-rosa fluorescente (Triboniophorus aff. graeffei) conseguiu sobreviver aos incêndios que assolaram a Austrália no início de janeiro e que deixaram milhões de animais mortos e outros tantos sem abrigo. Tratam-se …