Clinton vs Trump: Debate histórico também tem transmissão em Portugal

Donkey Hotey / Flickr

Hillary Clinton e Donald Trump por Donkey Hotey

Hillary Clinton e Donald Trump por Donkey Hotey

O primeiro debate entre Donald Trump e Hillary Clinton vai ter transmissão em direto na SIC Notícias e RTP3.

Os dois canais informativos abrem uma emissão especial a partir da uma da manhã.

O debate de 90 minutos, que começa às 21h locais (2h em Lisboa), tem lugar na Universidade de Hofstra, em Long Island, Nova Iorque, e será moderado por Lester Holt, pivot do programa Nightly News da NBC.

Segundo a imprensa americana, o debate poderá bater recordes de audiência de eventos políticos transmitidos em direto pela televisão, podendo mesmo ultrapassar a marca de 100 milhões de telespectadores.

O confronto entre os dois principais candidatos às Eleições Presidenciais norte-americanas vai contar com antevisão e rescaldo por parte dos dois canais televisivos, em transmissões que duram até às quatro da manhã.

Na RTP3, a emissão será conduzida pela pivô Sandra Pereira e contará com comentários de Ricardo Jorge Pinto e Manuel Carvalho. Na SIC Notícias não está ainda anunciado o painel responsável.

Com as sondagens a desembocar em empate técnico e ambos os candidatos a surgirem como dos mais impopulares de sempre, ambas as estações propõem-se a entender quais os impactos do ato eleitoral para Portugal, as propostas reais de cada um dos candidatos e quais as perspetivas para aquilo que se segue até ao dia de todas as decisões: 8 de novembro.

Para quem preferir acompanhar a emissão de acordo com a perspetiva internacional, a escolha é vasta: CNN, Fox News, Euronews, Sky News ou BBC World são algumas das estações que já anunciaram a transmissão.

Numa preparação para o debate de hoje, a revista Politico analisou os últimos discursos de Hillary Clinton e de Donald Trump e concluiu: Trump tem mais propensão para o exagero do que Hillary. E citou o exemplo da “audaciosa” declaração de Trump duvidando da cidadania norte-americana do presidente Barack Obama. “Trump construiu uma indústria em torno do assunto” para esticar a suposta verdade da sua declaração, relata a revista.

Além do debate de hoje, haverá mais dois entre Hillary Clinton e Donald Trump antes das eleições: a 9 de outubro, em St. Louis, no estado de Missouri, e a 19 de outubro, em Las Vegas, no estado de Nevada.

Espalha-Factos / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Bolsonaro diz estar de "consciência tranquila". Brasil com quase 100 mil mortos

O Presidente do Brasil afirmou, esta quinta-feira, que está de "consciência tranquila", num momento em que o país sul-americano está quase a chegar aos 100 mil mortos por causa da pandemia de covid-19. "Estamos de consciência …

PSP já apanhou mais de três mil pessoas a conduzir sem carta este ano

O número de pessoas detetadas a conduzir sem carta aumentou 22% nos sete primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. "De 1 de janeiro a 31 de julho de 2020, …

"Vacina deve ser um bem global de saúde pública". OMS critica "nacionalismo de vacinas"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o "nacionalismo de vacinas" para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia. "O nacionalismo …

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …