As classes média e média-alta são “as mais esquecidas”

Estela Silva / Lusa

Assunção Cristas considera que classe média e média-alta pagam impostos e ainda cuidados de saúde e educação do seu bolso, por falta de qualidade no Estado. 

Em entrevista ao Jornal de Negócios, Assunção Cristas assumiu que as propostas do CDS de redução de impostos são, sobretudo, dirigidas às classes média e média-alta, que considera serem “a faixa da população mais esquecida”.

A redução de impostos é a prioridade número um do CDS e baixar a carga fiscal destes contribuintes é uma necessidade, uma vez que, segundo Cristas, são duplamente prejudicados. “[Esta faixa é] a que paga os impostos e que muitas vezes também paga do seu bolso cuidados de saúde, a educação e na área social porque não tem uma resposta eficaz por parte do Estado.”

A líder centrista reconheceu, por outro lado, que há “uma outra camada da população” que, por falta de alternativas, é prejudicada no acesso a serviços públicos, nomeadamente a saúde. “Por isso dizemos que é preciso baixar a carga fiscal para todas as famílias, principalmente aquelas que pagam mais impostos, mas também dizemos que é preciso garantir acesso à saúde a todas as famílias, e aqui estamos a pensar naquelas que não têm ADSE, que não tem seguro privado de saúde.”

Durante a entrevista ao Negócios, Assunção Cristas reforçou medidas como a descida do IRC para ajudar à competitividade das empresas, destacando a Irlanda como um exemplo positivo, país que não alterou esta taxa durante o período da troika.

No entanto, a líder do CDS frisou que a descida de impostos é apenas uma de várias soluções para os problemas das empresas, já que, segundo Cristas, “foi um erro ter-se mexido na legislação laboral“.

No campo da saúde, Assunção Cristas defendeu a autonomia para as administrações hospitalares e alterações ao sistema de financiamento da área da saúde, passando dos atos praticados para “o benefício efetivo para o doente”.

O CDS tem insistido na bandeira da redução da carga fiscal e, sobre esse foco, Assunção Cristas assegurou que não é uma reação ao surgimento de partidos que se assumem como economicamente liberais, como a Iniciativa Liberal ou o Aliança. A líder centrista reforçou que no CDS convivem “pessoas com perfil mais liberal, mais conservador e mais democrata-cristão”. “Já cá estamos há muito tempo.”

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Agora lembrou-se?
    Quando estava no (des)governo do passos depenaram a classe média para proteger os ricos e agora já se lembrou da classe média?
    Agora com as eleições já se lembrou?
    Lembra-se quem é que autorizou novamente a plantação de eucaliptos sem qualquer proibição???
    Mas nós não esquecemos das atrocidades que fez quando esteve no (des)governo de passos!

    • Para proteger os ricos?!! Andou por cá nessa altura ou alienou-se momentaneamente?!
      O amigo parece um pouco tontinho nas suas afirmações. No governo do PSD/CDS as classes baixas foram poupadas. Quer nas reformas quer nos salários até um determinado montante ninguém foi obrigado a contribuir para o enorme esforço do país em recuperar da situação em que o gangue do 44 (do qual fazem parte muitos dos atuais governantes) o deixaram.
      Faça um favor a si mesmo, ou pelo menos ao país, e procure ganhar juízo. Mas olhe que isso não se compra na farmácia! Não vá lá que eles para isso não têm nada.

RESPONDER

Tabelas do IRS podem significar aumento do salário mínimo até 685 euros

A divulgação das novas tabelas de retenção na fonte de IRS sugere que o salário mínimo nacional possa aumentar até aos 685 euros. O valor a partir do qual salários e pensões passam a descontar IRS …

Arquipélago na "Atlântida britânica" sobreviveu a tsunami há 8 mil anos

Cientistas acreditam que uma parte de Doggerland, uma antiga civilização conhecida como a "Atlântida britânica", tenha sobrevivido ao tsunami que inundou a região há 8 mil anos. Doggerland foi uma civilização antiga no Mar do Norte, …

Plano de vacinação pode prolongar-se até março de 2022. Normalidade pode regressar já no próximo verão

Portugal vai receber 22,8 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 que chegam para imunizar toda a população, mas o processo vai decorrer em três fases, a última das quais poderá prolongar-se até ao …

Partidos concordam com o alívio no Natal (mas plano de vacinação não satisfaz Marcelo)

Com o voto favorável do PSD assegurado, o Parlamento vai aprovar, esta sexta-feira, o decreto presidencial com a segunda renovação do estado de emergência desta segunda fase da pandemia. Depois da reunião no Infarmed, Marcelo Rebelo …

Vespas "buraco de fechadura" conseguem fazer um avião despenhar-se

Conhecidas como vespas "buraco de fechadura", estes insetos constroem os seus ninhos em sítios minúsculos. Em alguns casos raros, podem mesmo levar a que um avião se despenhe. As Pachodynerus nasidens, mais conhecidas por vespas "buraco …

Estado de emergência até 7 de janeiro será idêntico ao que está em vigor. Marcelo só mudou introdução

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já enviou à Assembleia da República a proposta de renovação do estado de emergência que deverá ficar em vigor até 7 de janeiro. “Depois de ouvido o Governo, …

Cidade chinesa com mais de 10.500 infetados com brucelose após bactéria "escapar" de laboratório

Mais de 10.500 pessoas contraíram brucelose, uma doença de origem animal, no noroeste da China, depois de a bactéria ter "escapado" de um laboratório biofarmacêutico que produz vacinas para animais, disseram as autoridades. A cidade de …

Movimento "A Pão e Água" termina greve de fome de 7 dias após reunião com Medina

Os elementos do movimento "Sobreviver a Pão e Água" terminaram esta quinta-feira a greve de fome que durava há quase uma semana, em frente à Assembleia da República, disse à agência Lusa o porta-voz, José …

Cientistas transformam lixo em medicamento para o Parkinson e aminoácido

Uma equipa de investigadores descobriu uma maneira inovadora de transformar resíduos em num medicamento para tratar a doença de Parkinson e no aminoácido prolina. E que resíduos são estes que podem ser aproveitados? Segundo a Futurity, …

Desafiando todas as teorias, uma galáxia distante resiste ao "banquete" do seu buraco negro

O telescópio aerotransportado SOFIA (Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy) encontrou uma galáxia que sobrevive às forças vorazes de um quasar, continuando a "dar à luz" cerca de 100 novas estrelas do tamanho do Sol por …