Tudo o que precisa de saber para circular em Lisboa e Loures durante a Jornada Mundial da Juventude

3

António Cotrim / Lusa

Antecipam-se vários constrangimentos na circulação rodoviária em Lisboa e em Loures na próxima semana.

A Jornada Mundial da Juventude arranca já na terça-feira e promete bastantes mudanças para quem vive na capital nos próximos dias.

Para quem costuma andar de transportes públicos, há várias coisas a ter em conta. A 1, 3 e 4 de Agosto, a partir das 11 horas, as estações de metro de Picoas, Parque, Marquês de Pombal e Avenida estarão encerradas. A 6 de Agosto, a partir das 12h, a estação de Moscavide também será fechada.

Nos comboios, as estações de Moscavide, Sacavém, Bobadela e Santa Iria serão fechadas a 5 e 6 de Agosto. Durante toda a JMJ, entre 1 e 6 de Agosto, o terminal da Carris no Marquês de Pombal também será deslocado para a Rua Marquês Sá da Bandeira, afetando as linhas 1704, 1716, 1723, 1724, 1725, 1726, 1728, 1729, 1730, 1733, 3709 e 3715.

A Câmara de Lisboa criou ainda três zonas com diferentes restrições. As zonas vermelha e verde são fáceis de entender — na primeira, que corresponde aos locais onde estarão os peregrinos, só se pode andar a pé, enquanto que na segunda pode circular-se à vontade segundo as regras normais de trânsito.

Pelo meio fica a zona amarela, que tem regras mais específicas, podendo apenas circular carros de residentes (com comprovativos, como uma carta com a morada) ou de trabalhadores com declarações dos patrões, veículos TVDE/ Tuk-tuks e transportes públicos. As bicicletas ou trotinetas de aluguer estão também proibidas de circular na zona amarela, escreve a CNN Portugal.

São estas as ruas e estradas que limitam as zonas:

  • Zona vermelha: Rua Castilho – Rua Joaquim António de Aguiar – Rua Marquês da Fronteira – Av. António Augusto de Aguiar – Av. Fontes Pereira de Melo – Praça Marquês Pombal (rotunda interna) – Av. Liberdade (vias centrais) – Praça dos Restauradores – Praça D. Pedro IV (Rossio) – Rua da Betesga – Rua da Prata – Rua da Alfandega – Campo das Cebolas – Av. Infante D. Henrique – Praça do Comércio – Av. Ribeira das Naus – Largo do Corpo Santo – Rua do Arsenal – Praça do Município – Largo de S. Julião – Rua Nova do Almada – Rua do Carmo – Rua 1º de Dezembro – (Rossio).
  • Zona amarela: Cais do Sodré – Rua do Alecrim – Rua da Misericórdia – Rua São Pedro de Alcântara – Rua D. Pedro V – Praça Príncipe Real – Rua da Escola Politécnica – Largo do Rato – Rua D. João V – Rua Joshua Benoliel – Rua Carlos Alberto da Mota Pinto – Rua Conselheiro Fernando de Sousa – Rua Marquês da Fronteira -Av. Miguel Torga – Rua de Campolide – Av. Calouste Gulbenkian – Praça de Espanha – Avenida de Berna – Avenida da Republica – Rua Casal Ribeiro – Largo Dona Estefânia –Rua Dona Estefânia – Rua Gomes Freire – Rua Conselheiro Arantes Pedroso – Rua de São Lázaro – Martim Moniz – Rua dos Cavaleiros – Calçada de Santo André – Calçada da Graça – Jardim da Graça – Largo da Graça – Rua Voz do Operário – Arco da Grande de Cima – Campo de Santa Clara – Santa Apolónia.

Antecipam-se também mais dificuldades no estacionamento. Para além dos lugares já existentes, estão disponíveis três parques adicionais para os peregrinos no Jamor, com 3000 lugares; em Loures, com 2000 lugares e no Parque das Nações, com 400 lugares.

Será ainda possível alguns carros estacionarem nos parque dos autocarros, sendo o estacionamento pago e o registo feito na plataforma própria referente ao plano de mobilidade da JMJ.

E em Loures?

Já em Loures só haverá constrangimentos na circulação no fim-de-semana. Nos dias 5 e 6, as estações ferroviárias serão fechadas e estará também encerrado o troço do Itinerário Complementar (IC) 2 que atravessa o concelho.

As limitações afetarão, principalmente, a União de Freguesias de Santa Iria da Azoia, São João da Talha e Bobadela, Sacavém e Prior Velho, e Moscavide e Portela.

ZAP //

3 Comments

  1. Atenção à notícia !!! É referida a estação de Santarém como encerrada, quando deveria estar escrito Sacavém. Esta situação de erro na descrição já ocasionou duvidas e várias chamadas telefónicas para a Estação da CP.
    Corrijam por favor.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.