Depois de terem suspendido a administração da vacina AstraZeneca, Itália, França, Chipre, Lituânia e Letónia voltam a usá-la para a inoculação da população já esta sexta-feira. Espanha vai retomar na quarta-feira e a Suécia ainda vai reunir antes de decidir quando vai voltar a usar o fármaco. Já Portugal retoma na segunda-feira.
Depois da Agência Europeia do Medicamento (EMA) dar luz verde à utilização da vacina AstraZeneca contra a covid-19, Itália, França, Chipre, Lituânia e Letónia vão retomar o uso da vacina já esta sexta-feira.
O primeiro-ministro francês, Jean Castex, anunciou o levantamento da suspensão, aproveitando o momento para dizer que o próprio também irá ser vacinado esta sexta-feira. “A AstraZeneca é eficaz, conforme foi destacado pelo regulador europeu. Tem apenas efeitos colaterais relativamente raros e tem uma relação risco/recompensa positiva”, afirmou Castex, citado pelo The Guardian.
Já Espanha vai retomar a utilização da vacina na próxima quarta-feira. De acordo com o jornal El País, a decisão foi unânime entre o Conselho Interterritorial do Sistema Único de Saúde (CISNS) que esteve numa reunião extraordinária, após ter conhecimento das conclusões da investigação da Agência Europeia de Medicamentos.
A Suécia diz que precisa de tempo para decidir quando deverá retomar. “A agência de saúde pública precisa de alguns dias para analisar a situação e como a vacina AstraZeneca pode ser usada na Suécia”, afirmou o diretor-geral da agência, Johan Carlson. “Na próxima semana vamos dizer a posição que vamos assumir sobre o uso da vacina AstraZeneca”, acrescentou citado pelo jornal britânico.
De recordar que mesmo quando vários países decidiram interromper a utilização desta vacina, a Organização Mundial de Saúde (OMS) continuou a recomenda-la.
Também a Agência Europeia do Medicamento (EMA) assegurou que a vacina da AstraZeneca contra a covid-19 “é segura e eficaz”, não estando também associada aos casos de coágulos sanguíneos detetados, que levaram à suspensão do seu uso.
Seguindo o exemplo de outros países, Portugal anunciou ontem que vai retomar o uso da vacina da AstraZeneca após o parecer positivo da Agência Europeia do Medicamento (EMA). Agora, três dias depois da suspensão do uso da vacina, as autoridades de saúde portuguesas anunciaram que a retoma irá iniciar-se na segunda-feira.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe