Cinco países de UE vão retomar administração da AstraZeneca já esta sexta-feira

Hannibal Hanschke / AFP

Depois de terem suspendido a administração da vacina AstraZeneca, Itália, França, Chipre, Lituânia e Letónia voltam a usá-la para a inoculação da população já esta sexta-feira. Espanha vai retomar na quarta-feira e a Suécia ainda vai reunir antes de decidir quando vai voltar a usar o fármaco. Já Portugal retoma na segunda-feira.

Depois da Agência Europeia do Medicamento (EMA) dar luz verde à utilização da vacina AstraZeneca contra a covid-19, Itália, França, Chipre, Lituânia e Letónia vão retomar o uso da vacina já esta sexta-feira.

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, anunciou o levantamento da suspensão, aproveitando o momento para dizer que o próprio também irá ser vacinado esta sexta-feira. “A AstraZeneca é eficaz, conforme foi destacado pelo regulador europeu. Tem apenas efeitos colaterais relativamente raros e tem uma relação risco/recompensa positiva”, afirmou Castex, citado pelo The Guardian.

Espanha vai retomar a utilização da vacina na próxima quarta-feira. De acordo com o jornal El País, a decisão foi unânime entre o Conselho Interterritorial do Sistema Único de Saúde (CISNS) que esteve numa reunião extraordinária, após ter conhecimento das conclusões da investigação da Agência Europeia de Medicamentos.

A Suécia diz que precisa de tempo para decidir quando deverá retomar. “A agência de saúde pública precisa de alguns dias para analisar a situação e como a vacina AstraZeneca pode ser usada na Suécia”, afirmou o diretor-geral da agência, Johan Carlson. “Na próxima semana vamos dizer a posição que vamos assumir sobre o uso da vacina AstraZeneca”, acrescentou citado pelo jornal britânico.

De recordar que mesmo quando vários países decidiram interromper a utilização desta vacina, a Organização Mundial de Saúde (OMS) continuou a recomenda-la.

Também a Agência Europeia do Medicamento (EMA) assegurou que a vacina da AstraZeneca contra a covid-19 “é segura e eficaz”, não estando também associada aos casos de coágulos sanguíneos detetados, que levaram à suspensão do seu uso.

Seguindo o exemplo de outros países, Portugal anunciou ontem que vai retomar o uso da vacina da AstraZeneca após o parecer positivo da Agência Europeia do Medicamento (EMA). Agora, três dias depois da suspensão do uso da vacina, as autoridades de saúde portuguesas anunciaram que a retoma irá iniciar-se na segunda-feira.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …

Cheias atingem campos no Bangladesh. Pelo menos seis refugiados Rohingya mortos

Pelo menos seis refugiados Rohingya morreram após as cheias inundarem os campos de refugiados em Bangladesh nos últimos dias, destruindo os abrigos de bambu e plástico e deixando pelo menos 5.000 desabrigados, informou o Alto-comissariado …

Defesa de Salgado alega diagnóstico preliminar de Alzheimer do ex-banqueiro

A defesa do antigo presidente do BES, que está a ser julgado por três crimes de abuso de confiança no âmbito da Operação Marquês, pediu ao tribunal uma perícia médica devido ao seu diagnóstico preliminar …