Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

oninnovation / Flickr

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post.

De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da empresa liderada por Elon Musk, três dois quais na semana passada.

Em declarações ao The Washington Post, um dos funcionários em causa diz que optou por ficar em casa porque tem um filho de um ano com um problema respiratório, reiterando que esse foi o motivo por detrás da demissão.

“A palavra [de Elon Musk] não significa nada para os seus funcionários. Diz uma coisa neste domento e 10 segundos depois vira as costas para os seus funcionários”, disse ao jornal um dos funcionários da fábrica de Fremont, no estado da Califórnia.

Até ao momento, nem a empresa nem Elon Musk comentaram a situação.

Em maio, recorde-se, altura em que a fábrica da Tesla na Califórnia voltou a operar, a empresa alterou os seus funcionários para eventuais consequências caso optassem por ficar em casa devido à pandemia de covid-19.

“Se não se sentir à vontade para voltar ao trabalho, pode ficar em casa e estará em licença não remunerada. Optar por não se apresentar ao trabalho pode eliminar ou reduzir sua qualificação para o subsídio de desemprego, dependendo da agência de desemprego do seu estado”, alertou o departamento de recursos humanos da empresa.

“Quando forem chamados a regressar, não estarão mais em licença. Por isso, se optarem por não trabalhar, isso pode afetar os subsídios de desemprego, conforme foi determinado pela agência do Governo local – e não pela Tesla. Respeitamos completamente a sua decisão e vamos apoiá-la, sem nenhuma penalização da nossa parte”, disse.

Também no mês de maio, a Tesla enfrentou as imposições decretadas pelo estado da Califórnia por causa da covid-19 para continuar a operar.

ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Parlamento Europeu aprova novo estatuto do Provedor de Justiça

O Parlamento Europeu aprovou o novo estatuto do Provedor de Justiça Europeu que vai passar a trabalhar com novas regras, podendo avançar com os próprios inquéritos, prevendo-se também no novo regulamento medidas de proteção para …

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …

Portugal 2-2 França | Jogo louco vale empate com sabor a oitavos

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, …

Em 2020, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano passado, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados e quase 2.700 foram mortas devido à proximidade com vários conflitos existentes em todo o …

Portugal vs França: seleção empata 2-2 e está nos oitavos do Euro!

A seleção de Portugal jogou esta quarta-feira contra a França, num encontro que podia significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais cedo e sem glória. …

Rússia nega investimento em IA para criação de microchips cerebrais

A Rússia negou as alegações de que estaria a investir em Inteligência Artificial que permitiria aos humanos controlar carros, aviões e usinas nucleares através de microchips implantados nos seus cérebros. O diário Kommersant relatou na terça-feira …

Bombeiro que socorreu a princesa Diana após o acidente revela as suas últimas palavras

Quase 24 anos depois da morte da princesa Diana, o chefe dos bombeiros que esteve no local na noite do acidente em Paris, revelou as suas últimas palavras. Amada por todo o mundo, a princesa do …

China inicia nova edição do festival de carne de cão em Yulin

Coincidindo com o solstício de verão, iniciou na segunda-feira em Yulin, no sul da China, o festival em que os participantes comem carne de cão. Segundo os moradores daquela zona, as autoridades suspenderam recentemente as viagens …