O Presidente norte-americano, Donald Trump, posicionou-se ao lado do CEO da Tesla, o multimilionário Elon Musk, pedindo às autoridades da Califórnia que permitam a reabertura da fábrica de veículos elétricos.
O posicionamento de Donald Trump surge esta terça-feira depois de o CEO da Tesla desafiar as autoridades locais, dizendo que a sua fábrica voltaria a operar mesmo com a proibição imposta pelas autoridades locais por causa da pandemia de covid-19.
Elon Musk foi ainda mais longe, prometendo que mudaria a sede da Tesla para o Texas ou para o Nevada. “Honestamente, esta é a gota de água”, escreveu Elon Musk no Twitter, considerando que a proibição viola as liberdades constitucionais.
Também na sua conta pessoal no Twitter, Donald Trump, que tem reiterado que é necessário levar a retoma económica avante apesar da pandemia, considero que a fábrica deve reabrir. “A Califórnia deve deixar que a Tesla e Elon Musk abram a fábrica, AGORA. Isto pode ser feito com rapidez e segurança”.
Nesta segunda-feira, Elon Musk disse que iria retomar a atividade na fábrica apesar da proibição do estado da Califórnia, que proibiu todas as empresas não essenciais de operar até ao final do mês de maio. “Estarei na linha da frente com todos [os funcionários] (…) Se alguém for preso, pedirei que seja apenas eu”.