Cientistas criam uma criança-robô que “sente” dor

Cientistas japoneses da Osaka University criaram uma criança-robô que consegue sentir dor. De acordo com os investigadores, isso pode ajudar os robôs a entender e simpatizar com os humanos.

Os cientistas desenvolveram uma pele sintética que contém sensores para detetar de forma subtil mudanças na pressão, seja um toque leve ou um soco forte. Este “sistema nervoso da dor” artificial foi conectado a uma criança-robô androide realista que reage às sensações, usando uma variedade de expressões faciais.

Chamada Affetto, a criança robô foi revelada pela Universidade de Osaka em 2011. Na época, era apenas uma cabeça realista que fazia uma variedade de expressões, como sorrir e franzir a testa. Isto era possível através de um material macio, semelhante à pele, que cobria o robô e que se movia usando 116 pontos faciais diferentes.

De acordo com o IFLScience, este projeto mais recente deu à criança-robô um corpo completo, com esqueleto artificial com pele e coberto pelo novo sensor tátil.

Segundo a teoria, estes robôs serão capazes de comunicar com os seres humanos de forma mais autêntica e eficaz se derem a impressão de que sentem como nós. No entanto, em declarações ao Science News, Antonio Damasio, neurocientista da Universidade do Sul da Califórnia, apontou que “não é a mesma coisa”.

O objetivo final é criar robôs “sociais” mais realistas, capazes de interagir mais profundamente com os seres humanos.

Isto não está tão longe como parece. O Japão já tem robôs em casas de repouso, escritórios e escolas como forma de lidar com o envelhecimento da população e a diminuição da força de trabalho. Alguns estados dos EUA também estão a experimentar o uso de Robocops – robôs polícias – para patrulhar as ruas.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Oposição urge Boris Johnson a despedir assessor por ter violado o confinamento

Os partidos da oposição escreveram hoje ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, urgindo a demissão do assessor Dominic Cummings, a quem acusam de ter "abalado gravemente a confiança" da população nos apelos oficiais sobre a pandemia …

Atletas que sorriem durante as corridas gastam menos oxigénio

Os atletas que sorriem gastam menos oxigénio, trabalham de forma mais económica e têm um nível de esforço menor, refere um estudo realizado pelas universidades de Ulster e Swansea, divulgado esta terça-feira. Os investigadores pediram a …

OMS analisa possíveis primeiros casos de infeção de animais para o homem

A Organização Mundial de Saúde (OMS) admite que pelo menos três infeções por Covid-19 nos Países Baixos possam ser os primeiros casos conhecidos de transmissão do novo coronavírus dos animais para o homem, tendo martas …

Na Suíça, é possível estar em teletrabalho e a empresa pagar parte da renda

O Tribunal Federal da Suíça condenou uma empresa de contabilidade a pagar parte da renda de casa a um funcionário que se encontrava em teletrabalho. Segundo revelou na segunda-feira o swissinfo e o Tages-Anzeiger, citados pelo …

Governo negoceia até mais 35 milhões em apoios para agricultura

A ministra da Agricultura disse hoje que está em curso a negociação de medidas adicionais para apoiar o setor agrícola, face ao impacto da covid-19, através do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), que podem mobilizar …

Moro não assinou exoneração de ex-diretor da Polícia, admite Presidência do Brasil

A Secretaria-Geral da Presidência brasileira admitiu na segunda-feira que o agora ex-ministro da Justiça Sergio Moro não assinou o decreto de exoneração de Maurício Valeixo da direção-geral da Polícia Federal, confirmando a versão original do …

Norte foi região que mais contribuiu para aumentar produtividade do trabalho no país

O Norte foi a região que mais contribuiu para aumentar a produtividade laboral entre 2000 e 2017, crescendo 20% quando a Área Metropolitana de Lisboa subiu 3,3%, revelou na segunda-feira a Comissão de Coordenação e …

Vai nascer uma praia fluvial nas margens do Alqueva em 2021

Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, devendo começar a funcionar no verão do próximo ano. Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, junto à aldeia …

Câmara de Bragança vai ajudar com até 100 euros a pagar renda

As famílias mais vulneráveis do concelho de Bragança vão poder contar com um apoio financeiro até 100 euros mensais para pagar a renda. A Câmara de Bragança vai ajudar as famílias do concelho em situação vulnerável …

Parlamento chumba lay-off para sócios-gerentes, mas acaba com teto de faturação ao apoio

A Comissão de Economia chumbou, esta terça-feira, o alargamento do lay-off simplificado aos sócios-gerentes. Por outro lado, aprovou o fim do teto de faturação para aceder ao apoio a estes portugueses. A proposta do PSD, BE …