Cientistas criam uma criança-robô que “sente” dor

Cientistas japoneses da Osaka University criaram uma criança-robô que consegue sentir dor. De acordo com os investigadores, isso pode ajudar os robôs a entender e simpatizar com os humanos.

Os cientistas desenvolveram uma pele sintética que contém sensores para detetar de forma subtil mudanças na pressão, seja um toque leve ou um soco forte. Este “sistema nervoso da dor” artificial foi conectado a uma criança-robô androide realista que reage às sensações, usando uma variedade de expressões faciais.

Chamada Affetto, a criança robô foi revelada pela Universidade de Osaka em 2011. Na época, era apenas uma cabeça realista que fazia uma variedade de expressões, como sorrir e franzir a testa. Isto era possível através de um material macio, semelhante à pele, que cobria o robô e que se movia usando 116 pontos faciais diferentes.

De acordo com o IFLScience, este projeto mais recente deu à criança-robô um corpo completo, com esqueleto artificial com pele e coberto pelo novo sensor tátil.

Segundo a teoria, estes robôs serão capazes de comunicar com os seres humanos de forma mais autêntica e eficaz se derem a impressão de que sentem como nós. No entanto, em declarações ao Science News, Antonio Damasio, neurocientista da Universidade do Sul da Califórnia, apontou que “não é a mesma coisa”.

O objetivo final é criar robôs “sociais” mais realistas, capazes de interagir mais profundamente com os seres humanos.

Isto não está tão longe como parece. O Japão já tem robôs em casas de repouso, escritórios e escolas como forma de lidar com o envelhecimento da população e a diminuição da força de trabalho. Alguns estados dos EUA também estão a experimentar o uso de Robocops – robôs polícias – para patrulhar as ruas.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Chegou ao fim a "missão espinhosa coroada de sucesso" da task force

A task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 confirmou, esta terça-feira, o fim da missão no contexto da pandemia e a transição para um núcleo de coordenação. Tal como tinha sido avançado pelo …

Pizzi nunca jogou tão pouco como esta época

Nunca Pizzi jogou tão pouco como esta temporada ao serviço do SL Benfica. O médio era uma das peças mais importantes do plantel, mas tem vindo a perder relevância. "Ele não tem entrado tanto de início, …

Marcelo recusa crises políticas e defende discussão de reforma do Estado até às legislativas de 2023

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta segunda-feira que o país deve manter-se livre de crises políticas até 2023, mas considera difícil deixar de se fazer uma discussão sobre a reforma do …

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …

Voto útil pode explicar vitória de Moedas (que precisa da esquerda para governar Lisboa)

Carlos Moedas está forçado a fazer acordos para governar a Câmara de Lisboa que tem uma maioria de esquerda de 10 vereadores contra 7 dos partidos à direita. O novo autarca da capital já disse …

É uma práctica comum dos atletas - mas será verdade que os banhos de gelo ajudam os músculos?

Os banhos de gelo trazem benefícios para atletas que treinem a resistência, mas podem ser prejudiciais para quem se dedica a treinar a força. É uma práctica recorrente entre os atletas e até entre pessoas comuns …

Sem maioria absoluta, Moreira começa a fazer contas à vida - mas acordo com a oposição pode estar longe

Rui Moreira voltou a garantir a liderança da autarquia portuense para os próximos quatro anos, mas sem maioria absoluta. Assim, terá de começar a pensar em possíveis acordos. PS e Bloco de Esquerda recusam compromissos. …

Twitter suspende conta de André Ventura

O presidente do partido Chega, André Ventura, tem desde segunda-feira a conta oficial no Twitter suspensa, facto que está a ser denunciado por páginas de movimentos ligados à extrema-direita naquela rede social. “Conta suspensa. O Twitter …

Governo britânico ordena ao Exército que ajude na crise dos combustíveis

O Reino Unido ordenou esta segunda-feira ao Exército que se prepare para ajudar na atual crise de combustíveis do país, depois de um fim de semana em que os britânicos acorreram aos postos de abastecimento, …