No Japão, há um café onde os empregados de mesa são robôs

Os robôs da Softbank, chamados de Pepper, estão agora a chegar a um novo mercado: os cafés. No Japão, hotéis, lojas de aeroporto, entre outros comércios, já contam com funcionários robóticos, que foram criados em 2015.

O primeiro café com estes robôs é o Pepper Parlor, que entrou em funcionamento a 5 de dezembro e onde os clientes já fazem os seus pedidos através deles, recebendo ainda cumprimentos e conversando.

O Pepper cumprimenta os clientes, recebe os pedidos, conversa e até pode recomendar sobremesas com base nas suas expressões faciais, de acordo com o Nikkei Asian Review. No site da empresa, garantem que os seus funcionários cibernéticos “interagem com os clientes nas mesas, tirem fotografias e ofereçam experiências novas e divertidas em toda a sala”.

Outros robôs da Softbank que também estão a ser implementados são o Nao e o Whiz. Com a metade do tamanho de um Pepper, que mede 1,20 metro, o Nao é o responsável por dançar na mesa e o Whiz faz a limpeza do local com a ajuda da sua inteligência artificial.

De acordo com Kazutaka Hasumi, CEO da Softbank, os robôs são uma forma da companhia aprender mais sobre a forma como as máquinas podem interagir com os humanos, aprimorando as suas ofertas atuais com a tecnologia.

O uso dos robôs no comércio também é uma forma de agir em relação à redução da população do Japão, que tem enfrentado também uma diminuição da quantidade de trabalhadores nas indústrias. Por isso, o investimento na robótica tem como foco treinar as máquinas para se adaptarem a estes trabalhos.

No entanto, as habilidades atuais dos robôs são limitadas. No trabalho em hospitais, por exemplo, a única tarefa do Pepper é servir como uma forma de entretenimento para quer está lá. Esta interação humana pode ser uma forma de treino para reconhecer rostos e emoções das pessoas, respondendo a comandos de voz ou exibindo mensagens na sua tela.

Estima-se que entre 3.000 e 3.500 unidades do Pepper já tenham sido entregues a várias empresas.

ZAP // Canal Tech

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os dispositivos electrónicos automatizados ou pré-programados (robôs) não têm culpa, grave é existir gente que frequente esse espaço e reaja como completos(as) imbecis, embrutecidos(as), e estupidificados(as), por ver um objecto mecânico criado e programado pelo Ser-Humano a fazer nada de útil.

    É a mediocridade neoliberal ao mais alto nível.

RESPONDER

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança. O primeiro-ministro de Israel disse, em …

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …

Pedro Sánchez usou helicóptero que procurava homem desaparecido

O primeiro-ministro espanhol requisitou, na passada quinta-feira, um helicóptero que estava a ser utilizado nas operações de busca de um homem de 34 anos que estava desaparecido em Maiorca. De acordo com o jornal espanhol ABC, tratava-se …

Isabel dos Santos contrata advogados de Ronaldo, Meghan e J. K. Rowling

Isabel dos Santos decidiu esta segunda-feira processar o consórcio de jornalistas. Para tal, contratou a mesma firma de advogados que conta com clientes como Cristiano Ronaldo, Harry e Meghan Markle e J. K. Rowling. Depois de …

ERC dá parecer favorável à nova direção de informação da RTP

A Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC) deu, esta segunda-feira, "parecer favorável à nova direção de informação da RTP", 20 dias depois de a equipa liderada por António José Teixeira ter sido indigitada. O Conselho Regulador …

OE2020. BE quer fim do regime "aberrante" dos vistos gold

O BE destacou, entre as cerca de 200 propostas de alteração que apresentou ao Orçamento do Estado, o fim do regime dos ‘vistos gold’ e a obrigação de qualquer injeção de capital no Novo Banco …

Após 20 anos de silêncio, sinos e carrilhões de Mafra voltam a tocar

Os sinos e os carrilhões do Palácio de Mafra vão tocar a partir de 1 de fevereiro, após obras de restauro, depois de os primeiros sinais de deterioração surgirem a 11 de setembro de 2001, …

Encontro secreto de bispos críticos do Papa Francisco em resort de luxo em Sintra

Uma centena de bispos de todo o mundo reuniu-se em Sintra, no resort de luxo Penha Longa, num encontro envolvido em secretismo que não contou com intervenientes portugueses. As razões ou o que se discutiu …

Quim Torra perde mandato de deputado. Catalunha arrisca ficar sem Governo

O presidente independentista da Catalunha perdeu o seu mandato como deputado regional, esta segunda-feira, o que levanta dúvidas sobre a sua continuação à frente do Governo regional. Quim Torra, do partido Juntos pela Catalunha de Carles …