Cientistas australianos descobrem defesa imunológica contra a Covid-19

Alissa Eckert / CDC

SARS-CoV-2, o coronavírus que causa a Covid-19

Um grupo de cientistas australianos descobriu como o sistema imunológico combate a Covid-19. A informação que pode ser de vital importância na corrida para encontrar uma vacina contra o novo coronavírus, cuja pandemia já se espalhou para 162 países.

Num artigo publicado esta terça-feira na revista científica Nature Medicine, uma equipa de investigadores do Instituto Peter Doherty de Infeção e Imunidade, da Universidade de Melbourne, na Austrália, afirma que a reação do sistema imunológico contra a Covid-19 é semelhante à da gripe.

“O nosso estudo fornece novas contribuições para a compreensão da amplitude e cinética das respostas do sistema imunológico durante um caso não grave de Covid-19“, afirma o artigo.

Os cientistas estudaram amostras de sangue de uma paciente 47 anos, infetada com coronavírus, que tinha viajado da cidade chinesa de Wuhan, origem da pandemia, para a Austrália. A paciente, que não tinha patologias anteriores, foi colocada em isolamento, durante o qual conseguiu ultrapassar a doença, 13 dias depois de a ter contraído.

Dado o aparecimento recente do novo coronavírus, os cientistas têm ainda informação escassa acerca do seu comportamento, e de como o corpo humano reage ao vírus, mas a descoberta da equipa australiana pode ajudar a descobrir a forma de o combater.

“Essa informação vai-nos permitir avaliar qualquer candidato à vacinação, já que num mundo ideal a vacina deve imitar a resposta imunológica do nosso corpo“, explicou a microbiologista Katherine Kedzierska, líder da equipa de investigação e autora proincipal do estudo, à cadeia de TV australiana ABC.

“O nosso estudo mostra pela primeira vez que o corpo humano pode ganhar imunidade ao vírus que causa a Covid-19, lutar e recuperar da doença”, acrescentou por seu turno a investigadora holandesa Carolien E. van de Sandt, membro da equipa de cientistas.

Segundo Katherine Kedzierska, as células que foram observadas a “emergir”, pouco antes da recuperação do paciente, são as mesmas que combatem a gripe.

O combate ao coronavírus pode ter encontrado os seus primeiros soldados.

ZAP // EFE

PARTILHAR

21 COMENTÁRIOS

  1. É igual à Gripe. Morreram 2 e de gripe morreram uns 600 este ano.
    Se fecharem tudo, o melhor é não voltarem a abrir porque vêm aí mais vírus a caminho.
    Bill Gates avisou em 2015, que o perigo não estava numa bomba atómica mas num vírus.
    Infelizmente os organismos oficiais de saúde nunca se prepararam nem têm um plano.
    Falta tudo: mascaras + luvas + desinfectantes
    É como se entrássemos numa guerra e o nosso exercito sem balas.
    Há que pedir responsabilidades aos que passaram na Direcção Geral de Saúde nas ultimas décadas.

    • Mata menos que a gripe
      mas porque há menos contagiados. A taxa de mortalidade da gripe é de 0.2%, a taxa da Covid 19 estará perto dos 4%, ou seja, 20 vezes superior. Isto significa que se houver tantos infetados por este vírus como pelo vírus da gripe os mortos não serão nem 2, nem 600 mas sim 12 000. Para além é duas vezes mais contagioso, pelo que pode infectar o dobro do vírus da gripe…. Ou seja,. 24 000 mortos…. Num ano

    • Calcula-se que hajam 25 milhões de tentativas de suicídios entre os jovens, – adolescentes e até crianças – na Europa!…
      Não se ouve falar em pandemia!!..

  2. ifernando, segundo as informaçoes que vi ha uns dias, de gripe em portugal morrem mais de 3000 se considerarmos o periodo sazonal da gripe de cerca de 4 meses. da uma media de 250 por mês. o Covid se chegar em Portugal aos 20 por mês eu corto um dedo em sinal de remorso.
    mas a economia, essa para recuperar das asneiras que ja se fizeram vai matar milhares durante muitos anos através da impossibilidade de ter uma vida digna.

  3. Muito bem dito. isto cada vez ade ser pior com as alterações que gostamos de fazer nos genes das coisas é normal que cada vez apareçam mais virus novos, o ser humano vai ter que se adaptar a esta realidade que é a dos vírus,”nos somos um vírus”……

  4. E os supermercados, com prateleiras vazias e muitas .Frutas nem velas, hortaliças , cenouras, carnes , nem carne para corte nem nos expositores ,havia algum peixe fresco , com bom aspecto, mas mesmo muito menos que o habitual .
    Ovos , só de codorniz , enlatados alguns , pão , só o de longa duração, leite só do mais caro ,
    Nem papel higiénico havia , só pacotes de muitos rolos , das mãos poucos . Era o caso as 16.30 horas de hoje , na loja que diz …. novidades só no ……. , na Povoa de Santa Iria
    Havia sabonetes , e pasta dos dentes , produtos para o cabelo , bebidas alcoólicas , aguas , queijos e enchidos , alguns congelados , farinhas, arroz , massas,conservas enlatadas . Chocolates e derivados ,
    bolachas e farinha para o pequeno almoço algumas, para crianças nada .
    Um funcionário, não há porque de manha açambarcaram tudo, estamos a receber mais do que é o habitual .

  5. A Europa com a mania da globalização passou praticamente tudo para as mãos do asiáticos sobretudo chineses, somos dependentes deles, hoje se se quer um ventilador tem de vir da China onde precisamente o mal começou e onde só eles são mais de dois biliões de habitantes, uma simples máscara não se encontra no nosso mercado, tem que ser importada, logo por aqui se vê como os governantes deste país olham bem por acautelar a segurança e bem estar dos cidadãos. Álcool ou desinfectantes nem velos, as pessoas vêem-se obrigados a comprar em quantidades maiores porque caminhar diariamente para o supermercado não me parece medida adequada em termos de saúde.

      • Resposta ao EU: Na taberna! Mas ainda voltando a esta do álcool como outros desinfectantes, deveria ser material prioritário e o que está a acontecer é que não se encontram, ou então pior do que isso já sofrem de preços especulativos, mas aqui o governo deveria actuar com toda a firmeza e rapidez multando os especuladores com coimas bastante elevadas, para além disso tais como máscaras deveriam ser estes materiais acessíveis a todos a preços baixos ou até para os mais necessitados a custo zero, nada disso acontece por inacção do governo.

RESPONDER

Pandemia deixa passaporte português mais "forte". É o sexto mais poderoso do mundo

A pandemia desencadeada pelo novo coronavírus oriundo da China (covid-19) tornou o passaporte português mais forte. O documento português subiu uma posição no ranking da Henley Passport Index, estando agora o documento na sexta posição dos …

SAD do Leixões avança para lay-off

A SAD do Leixões propôs ao plantel "que nos próximos três meses, abril incluído, pagaria metade do salário em cada mês, valores que seriam repostos ao longo do trimestre que se seguiria". O plantel do Leixões, …

Rui Pinto colocado em prisão domiciliária

O hacker Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks, foi colocado em prisão domiciliária esta quarta-feira. Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, …

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …

Rússia bate recordes de infeções diárias. Em Itália, o número de mortes voltou a diminuir

Há três dias consecutivas que o número de novos casos bate recordes de crescimento na Rússia. Já em Itália, o número de mortes voltou a diminuir esta quarta-feira. Pelo terceiro dia consecutivo, o crescimento de número …

Governo prepara apoios aos media "à medida das televisões"

O Governo está a preparar medidas de apoio aos meios de comunicação social, gravemente afetados pela crise causada pela pandemia de Covid-19. Contudo, como considerou o administrador da Global Media Group, Afonso Camões, citado pelo Dinheiro Vivo, tudo …

Archewell. Harry e Meghan registam a sua nova marca

O príncipe Harry e Meghan Markle registaram a sua nova marca, uma fundação sem fins lucrativos chamada Archewell. De acordo com o jornal britânico The Guardian, que cita registos datados de 3 de março, a marca …