/

Cientistas alertam que a Porta do Inferno pode entrar em erupção a qualquer momento

1

O vulcão islandês Hekla, mais conhecido como a “Porta do Inferno”, pode entrar em erupção a qualquer instante e “provocar um desastre de grande magnitude”.

Cientistas islandeses citados pelo diário britânico Daily Mail advertem que o vulcão Hekla, que está adormecido há 16 anos, está a acumular mais magma do que nas suas duas anteriores erupções – a última das quais ocorreu em 2000.

Segundo Páll Einarsson, professor de geofísica da Universidade da Islândia, “o vulcão Hekla é muito perigoso. Podemos estar prestes a presenciar um desastre de grande magnitude, tão cedo ocorra a próxima erupção do Hekla”.

O cientista expressa enormes preocupações com as consequências de uma tal erupção nas rotas da aviação comercial, que passam directamente por cima do monte Hekla, com 1.4591 metros de altura.

“Entre 20 e 30 aviões comerciais de passageiros passam diariamente por cima do Hekla”, diz Einarsson.

Segundo os cientistas, apesar de tudo, a nuvem de cinza que o Hekla pode lançar para a atmosfera numa erupção nunca será tão devastadora como a que em 2010 foi provocada pelo Eyjafjallajökull, o maior vulcão islandês, que obrigou ao encerramento do espaço aéreo da maior parte do norte da Europa durante duas semanas.

Em 2014, uma nova erupção do Eyjafjallajökull levou ao encerramento do espaço aéreo da Islândia e à suspensão do tráfego em parte dos aeroportos do norte da Europa.

Localizado no sudoeste da Islândia, o Hekla é um dos vulcões mais ativos da Islândia. Nos tempos medievais, os europeus chamavam-lhe a “Porta do Inferno”.

Desde o ano de 874, há registos de cerca de 20 erupções do Hekla.

ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.