Cientista revela por que os mosquitos só picam algumas pessoas

O cientista Joop van Loon revelou o motivo pelo qual os mosquitos costumam picar mais algumas pessoas do que outras. De acordo com o especialista, são os compostos químicos presentes na pele dos humanos que os tornam um alvo mais ou menos apetecível para estes insetos.

Em declarações ao portal Live Science, Joop van Loon explicou que os mosquitos são atraídos pela quantidade de compostos químicos produzidos pelas colónias de micróbios que vivem na pele humana – o microbiota. Estas quantidades, recordou, variam de pessoa para pessoa, ditando assim uma maior ou menor probabilidade de ser picado.

“As bactérias convertem as secreções das nossas glândulas sudoríparas em compostos voláteis que são transportados pelo ar para o sistema olfativo na cabeça dos mosquitos”, explicou o cientista da Universidade de Wageningen, na Holanda.

O investigador holandês precisou que estes insetos utilizam os seus órgão sensoriais para encontrar as suas vítimas, podendo rastreá-las até uma distância de 50 metros. Para isso, os mosquitos seguem o rastro invisível do dióxido de carbono que está presente no ar que envolve os seres humanos.

De acordo com Van Loon, quando as pessoas exalam o dióxido de carbono, este composto não se mistura imediatamente com o ar, permanecendo temporariamente nele – e é neste compasso de tempo que os mosquitos aproveitam para localizar os seus alvos.

“Os mosquitos começam a orientar-se para os pulsos de dióxido de carbono e continuam a voar contra o vento, ao sentirem concentrações mais altas do que aquelas que o ar ambiente contém normalmente”, sustentou.

Quando o mosquito está a um metro de um possível alvo, este tem em conta vários fatores, como a temperatura da pele ou a presença de vapor de água. Contudo, rematou o cientista, o fator mais importante seja sempre os complexos compostos químicos presentes na pele de uma pessoa.

Um estudo publicado em 2011 na revista PLOS ONE dava já conta da importância do microbiota como fator de decisão para a picada. De acordo com a publicação, homens com uma maior diversidade de micróbios da pele tendem a ter menos picadas de mosquito do que homens com micróbios menos diversificados.

Além disso, os compostos químicos podem ditar as bactérias presentes na pele do próprio : segundo o mesmo estudo, homens com microrganismos menos diversos tendem a ter as seguintes bactérias nos seus corpos: Leptotrichia, Delftia, Actinobacteria Gp3 e Staphylococcus.  Em sentido oposto, homens com uma gama diversificada de micróbios tendem a ter a bactéria Pseudomonas e Variovorax.

A taxa de picadas pode ser influenciada por outros motivos, segundo sustentam vários cientistas. O tipo sanguíneo, a cor de pele, a ingestão de certos alimentos – como alho ou vinagre de maçã – e até a transpiração podem ser fatores importantes nesta equação.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Comentário sexista: alguns homens e algumas mulheres também picam, e são picados, mais do que outros… A explicação científica deve ser idêntica…

  2. Bom, conclusão dos vários estudos:
    São muitos os factores pelo que ficamos mais ou menos na mesma.

    Ahhh, não, melhor mesmo é não respirar, não exalando CO2.
    🙂

  3. AhAhAh, Grande descoberta, eu já sabia disto desde que casei, acordo várias vezes com picadelas nos olhos, nos braços, nas pernas, resumindo os mosquitos deixam-me mesmo mal tratado, na minha mulher nem uma picada.

  4. Eu sempre fui vítima das picadas dos mosquitos. Alguns brincavam comigo dizendo que eu era doce. A verdade é que, depois que tive câncer e fiz tratamento quimioterápico, os mosquitos passaram a me ignorar, felizmente. Será que a quimioterapia alterou algo no meu organismo, atrapalhando a sintonia dos mosquitos com as exalações do meu corpo?

    • Curioso é que comigo foi uma espécie de contrário – antigamente (que comia todo tipo de porcarias, dormia mal, não fazia exercício) era massacrado cada vez que estivesse ao alcance de melgas ou pulgas – desde que melhorei imenso minha saúde com alimentação parca e correcta, exercício e bom soninho … não sirvo de repasto para parasitas …. ????

  5. Só uma chamada de atenção. O tal estudo citado neste artigo refere que se trata do moquisto… da malária “Composition of Human Skin Microbiota Affects Attractiveness to Malaria Mosquitoes” mas não deixa de ser interessante.

RESPONDER

Encontrados restos mortais do general favorito de Napoleão. Estavam debaixo de uma pista de dança

Uma escavação sob a fundação de uma pista de dança na Rússia descobriu os restos mortais de um dos generais favoritos de Napoleão Bonaparte. O homem tinha apenas uma perna e foi morto por uma bala …

Negociações falharam. Sindicatos dos motoristas entregam pré-aviso de greve

Os sindicatos representativos dos camionistas não chegaram a acordo com a ANTRAM e entregaram um pré-aviso de greve, com início em 12 de agosto, após uma reunião de quase cinco horas, sob a mediação do …

Tribunal do Porto condena 119 pessoas por corrupção com cartas de condução

O Tribunal São João Novo, no Porto, condenou 119 pessoas, entre instrutores, examinadores e alunos de escolas de condução do Grande Porto, a penas de prisão efetiva e suspensa por participarem num esquema de corrupção …

Este pequeno verme é a criatura mais barulhenta dos oceanos

O oceano é um lugar surpreendentemente barulhento. Há baleias cantoras, camarões-pistola que produzem estrondos sónicos e cardumes de peixes barulhentos.  Mas das criaturas grandes e pequenas que habitam os nossos oceanos, poucas se tornam mais barulhentas …

Já sabemos qual vai ser o primeiro fruto a ser plantado na EEI (e é picante)

Se tudo correr como planeado, em novembro deste ano, a Estação Espacial Internacional (EEI) vai ficar um bocadinho mais picante. De acordo com o Science Alert, os investigadores querem enviar para a Estação Espacial Internacional (EEI) …

O Hubble encontrou um buraco negro que não devia existir

Algo estranho está a acontecer a 130 milhões de anos-luz da Via Láctea na galáxia espiral NGC 3174. Há um disco fino de material a rodear o seu pequeno e esfomeado buraco negro. Discos como os …

Alimentos para bebés têm excesso de açúcar, alerta a OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) detetou em quatro cidades da Europa que pelo menos um em cada três alimentos infantis tem níveis de açúcar excessivos e são comercializados de forma incorreta como adequados para …

Estilo de vida saudável pode compensar risco genético de Alzheimer

Novas pesquisas sugerem que um estilo de vida saudável pode reduzir em um terço o risco de doença de Alzheimer ou outras formas de demência, mesmo existindo genes que aumentem o risco destas doenças. Investigadores britânicos …

Lançada Barbie em homenagem a David Bowie

A Matel acaba de lançar uma Barbie em homenagem ao músico britânico David Bowie, que faleceu em 2016, noticia esta semana a Associated Press. De acordo com a agência noticiosa, a nova da Barbie visa celebrar …

Netflix retrata a trágica história de Nicolau II, o último czar da Rússia

A Netflix acaba de lançar The Last Czars, uma série documental sobre a história de Nicolau II e a sua família, que acabou por ditar o fim da dinastia de 300 anos dos Romanov e …