Cientista revela por que os mosquitos só picam algumas pessoas

O cientista Joop van Loon revelou o motivo pelo qual os mosquitos costumam picar mais algumas pessoas do que outras. De acordo com o especialista, são os compostos químicos presentes na pele dos humanos que os tornam um alvo mais ou menos apetecível para estes insetos.

Em declarações ao portal Live Science, Joop van Loon explicou que os mosquitos são atraídos pela quantidade de compostos químicos produzidos pelas colónias de micróbios que vivem na pele humana – o microbiota. Estas quantidades, recordou, variam de pessoa para pessoa, ditando assim uma maior ou menor probabilidade de ser picado.

“As bactérias convertem as secreções das nossas glândulas sudoríparas em compostos voláteis que são transportados pelo ar para o sistema olfativo na cabeça dos mosquitos”, explicou o cientista da Universidade de Wageningen, na Holanda.

O investigador holandês precisou que estes insetos utilizam os seus órgão sensoriais para encontrar as suas vítimas, podendo rastreá-las até uma distância de 50 metros. Para isso, os mosquitos seguem o rastro invisível do dióxido de carbono que está presente no ar que envolve os seres humanos.

De acordo com Van Loon, quando as pessoas exalam o dióxido de carbono, este composto não se mistura imediatamente com o ar, permanecendo temporariamente nele – e é neste compasso de tempo que os mosquitos aproveitam para localizar os seus alvos.

“Os mosquitos começam a orientar-se para os pulsos de dióxido de carbono e continuam a voar contra o vento, ao sentirem concentrações mais altas do que aquelas que o ar ambiente contém normalmente”, sustentou.

Quando o mosquito está a um metro de um possível alvo, este tem em conta vários fatores, como a temperatura da pele ou a presença de vapor de água. Contudo, rematou o cientista, o fator mais importante seja sempre os complexos compostos químicos presentes na pele de uma pessoa.

Um estudo publicado em 2011 na revista PLOS ONE dava já conta da importância do microbiota como fator de decisão para a picada. De acordo com a publicação, homens com uma maior diversidade de micróbios da pele tendem a ter menos picadas de mosquito do que homens com micróbios menos diversificados.

Além disso, os compostos químicos podem ditar as bactérias presentes na pele do próprio : segundo o mesmo estudo, homens com microrganismos menos diversos tendem a ter as seguintes bactérias nos seus corpos: Leptotrichia, Delftia, Actinobacteria Gp3 e Staphylococcus.  Em sentido oposto, homens com uma gama diversificada de micróbios tendem a ter a bactéria Pseudomonas e Variovorax.

A taxa de picadas pode ser influenciada por outros motivos, segundo sustentam vários cientistas. O tipo sanguíneo, a cor de pele, a ingestão de certos alimentos – como alho ou vinagre de maçã – e até a transpiração podem ser fatores importantes nesta equação.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Comentário sexista: alguns homens e algumas mulheres também picam, e são picados, mais do que outros… A explicação científica deve ser idêntica…

  2. Bom, conclusão dos vários estudos:
    São muitos os factores pelo que ficamos mais ou menos na mesma.

    Ahhh, não, melhor mesmo é não respirar, não exalando CO2.
    🙂

  3. AhAhAh, Grande descoberta, eu já sabia disto desde que casei, acordo várias vezes com picadelas nos olhos, nos braços, nas pernas, resumindo os mosquitos deixam-me mesmo mal tratado, na minha mulher nem uma picada.

  4. Eu sempre fui vítima das picadas dos mosquitos. Alguns brincavam comigo dizendo que eu era doce. A verdade é que, depois que tive câncer e fiz tratamento quimioterápico, os mosquitos passaram a me ignorar, felizmente. Será que a quimioterapia alterou algo no meu organismo, atrapalhando a sintonia dos mosquitos com as exalações do meu corpo?

    • Curioso é que comigo foi uma espécie de contrário – antigamente (que comia todo tipo de porcarias, dormia mal, não fazia exercício) era massacrado cada vez que estivesse ao alcance de melgas ou pulgas – desde que melhorei imenso minha saúde com alimentação parca e correcta, exercício e bom soninho … não sirvo de repasto para parasitas …. ????

  5. Só uma chamada de atenção. O tal estudo citado neste artigo refere que se trata do moquisto… da malária “Composition of Human Skin Microbiota Affects Attractiveness to Malaria Mosquitoes” mas não deixa de ser interessante.

RESPONDER

E agora, Portugal? Depois do Grupo da Morte... Bélgica, Itália, França e Espanha no quadro

Teoricamente, desta vez a seleção nacional ficou claramente do lado mais forte na fase a eliminar do Europeu. Haverá um "escaldante" Inglaterra-Alemanha nos oitavos-de-final. Muitos adeptos portugueses ainda se lembram do golo tardio, noutro jogo, que …

Parlamento Europeu aprova novo estatuto do Provedor de Justiça

O Parlamento Europeu aprovou o novo estatuto do Provedor de Justiça Europeu que vai passar a trabalhar com novas regras, podendo avançar com os próprios inquéritos, prevendo-se também no novo regulamento medidas de proteção para …

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …

Portugal 2-2 França | Jogo louco vale empate com sabor a oitavos

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, …

Em 2020, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano passado, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados e quase 2.700 foram mortas devido à proximidade com vários conflitos existentes em todo o …

Portugal vs França: seleção empata 2-2 e está nos oitavos do Euro!

A seleção de Portugal jogou esta quarta-feira contra a França, num encontro que podia significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais cedo e sem glória. …

Rússia nega investimento em IA para criação de microchips cerebrais

A Rússia negou as alegações de que estaria a investir em Inteligência Artificial que permitiria aos humanos controlar carros, aviões e usinas nucleares através de microchips implantados nos seus cérebros. O diário Kommersant relatou na terça-feira …

Bombeiro que socorreu a princesa Diana após o acidente revela as suas últimas palavras

Quase 24 anos depois da morte da princesa Diana, o chefe dos bombeiros que esteve no local na noite do acidente em Paris, revelou as suas últimas palavras. Amada por todo o mundo, a princesa do …