Cientista revela por que os mosquitos só picam algumas pessoas

O cientista Joop van Loon revelou o motivo pelo qual os mosquitos costumam picar mais algumas pessoas do que outras. De acordo com o especialista, são os compostos químicos presentes na pele dos humanos que os tornam um alvo mais ou menos apetecível para estes insetos.

Em declarações ao portal Live Science, Joop van Loon explicou que os mosquitos são atraídos pela quantidade de compostos químicos produzidos pelas colónias de micróbios que vivem na pele humana – o microbiota. Estas quantidades, recordou, variam de pessoa para pessoa, ditando assim uma maior ou menor probabilidade de ser picado.

“As bactérias convertem as secreções das nossas glândulas sudoríparas em compostos voláteis que são transportados pelo ar para o sistema olfativo na cabeça dos mosquitos”, explicou o cientista da Universidade de Wageningen, na Holanda.

O investigador holandês precisou que estes insetos utilizam os seus órgão sensoriais para encontrar as suas vítimas, podendo rastreá-las até uma distância de 50 metros. Para isso, os mosquitos seguem o rastro invisível do dióxido de carbono que está presente no ar que envolve os seres humanos.

De acordo com Van Loon, quando as pessoas exalam o dióxido de carbono, este composto não se mistura imediatamente com o ar, permanecendo temporariamente nele – e é neste compasso de tempo que os mosquitos aproveitam para localizar os seus alvos.

“Os mosquitos começam a orientar-se para os pulsos de dióxido de carbono e continuam a voar contra o vento, ao sentirem concentrações mais altas do que aquelas que o ar ambiente contém normalmente”, sustentou.

Quando o mosquito está a um metro de um possível alvo, este tem em conta vários fatores, como a temperatura da pele ou a presença de vapor de água. Contudo, rematou o cientista, o fator mais importante seja sempre os complexos compostos químicos presentes na pele de uma pessoa.

Um estudo publicado em 2011 na revista PLOS ONE dava já conta da importância do microbiota como fator de decisão para a picada. De acordo com a publicação, homens com uma maior diversidade de micróbios da pele tendem a ter menos picadas de mosquito do que homens com micróbios menos diversificados.

Além disso, os compostos químicos podem ditar as bactérias presentes na pele do próprio : segundo o mesmo estudo, homens com microrganismos menos diversos tendem a ter as seguintes bactérias nos seus corpos: Leptotrichia, Delftia, Actinobacteria Gp3 e Staphylococcus.  Em sentido oposto, homens com uma gama diversificada de micróbios tendem a ter a bactéria Pseudomonas e Variovorax.

A taxa de picadas pode ser influenciada por outros motivos, segundo sustentam vários cientistas. O tipo sanguíneo, a cor de pele, a ingestão de certos alimentos – como alho ou vinagre de maçã – e até a transpiração podem ser fatores importantes nesta equação.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Comentário sexista: alguns homens e algumas mulheres também picam, e são picados, mais do que outros… A explicação científica deve ser idêntica…

  2. Bom, conclusão dos vários estudos:
    São muitos os factores pelo que ficamos mais ou menos na mesma.

    Ahhh, não, melhor mesmo é não respirar, não exalando CO2.
    🙂

  3. AhAhAh, Grande descoberta, eu já sabia disto desde que casei, acordo várias vezes com picadelas nos olhos, nos braços, nas pernas, resumindo os mosquitos deixam-me mesmo mal tratado, na minha mulher nem uma picada.

  4. Eu sempre fui vítima das picadas dos mosquitos. Alguns brincavam comigo dizendo que eu era doce. A verdade é que, depois que tive câncer e fiz tratamento quimioterápico, os mosquitos passaram a me ignorar, felizmente. Será que a quimioterapia alterou algo no meu organismo, atrapalhando a sintonia dos mosquitos com as exalações do meu corpo?

    • Curioso é que comigo foi uma espécie de contrário – antigamente (que comia todo tipo de porcarias, dormia mal, não fazia exercício) era massacrado cada vez que estivesse ao alcance de melgas ou pulgas – desde que melhorei imenso minha saúde com alimentação parca e correcta, exercício e bom soninho … não sirvo de repasto para parasitas …. ????

  5. Só uma chamada de atenção. O tal estudo citado neste artigo refere que se trata do moquisto… da malária “Composition of Human Skin Microbiota Affects Attractiveness to Malaria Mosquitoes” mas não deixa de ser interessante.

RESPONDER

Catalunha. Manifestações provocam 199 detidos e 289 polícias feridos numa semana

Quase 200 pessoas foram detidas e 289 agentes da polícia ficaram feridos desde a passada segunda-feira nos protestos na Catalunha contra a sentença que condenou 12 dirigentes políticos catalães, segundo fontes policiais. Desde a passada segunda-feira, …

Quase metade do rendimento das famílias na Grande Lisboa é para pagar renda

A prestação derivada da compra de uma casa na Área Metropolitana de Lisboa (AML) representa uma taxa de esforço de 28% para as famílias. Contudo, arrendar é ainda mais dispendioso, com as rendas a representarem …

Portugal conquista ouro no basquetebol nos INAS Global Games

Portugal conquistou hoje quatro medalhas no último dia dos INAS Global Games, competição mundial para atletas com deficiência intelectual, através da seleção de basquetebol (ouro) e do ciclista Carlos Carvalho (três medalhas de prata). A equipa …

Benfica e FC Porto doam receitas ao Cova da Piedade e Coimbrões

O Benfica e o FC Porto decidiram entregar a sua receita, correspondente à bilheteira e à transmissão televisiva, aos seus adversários da terceira eliminatória da Taça de Portugal. Na semana passada, jogou-se a terceira eliminatória da Taça …

Nova lei de registo dos animais vai levar freguesias a perderem receita

O objetivo da nova lei é criar uma base única de dados nacional de registo dos animais e acaba com a obrigatoriedade da licença para os cães. O presidente da maior freguesia do distrito de Bragança, …

Vem aí um novo ecoponto (e vai ser castanho)

A partir de janeiro de 2024, todos os Estados-membros da União Europeia vão ser obrigados a ter um quarto contentor para a recolha seletiva do lixo. Desta vez, será castanho e passará a estar nas ilhas …

Federação Portuguesa de Futebol condena jogadores por viciação de resultados

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol condenou dois futebolistas e dois treinadores por manipulação de resultados no âmbito do caso "Jogo Duplo". O Público chama-lhe "uma decisão histórica". No âmbito do caso "Jogo …

Diferendo entre Galp/REN e ERSE pode custar 179 milhões de euros aos consumidores

As empresas de gás da Galp e da REN Portgás voltaram a impugnar as tarifas reguladas publicadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e avançaram com o décimo processo judicial. Caso vençam, os clientes …

Salário mínimo de 700 euros "é perfeitamente razoável", diz líder da CIP

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, considerou que é "perfeitamente razoável" que o salário mínimo nacional (SMN) alcance os 700 euros durante a próxima legislatura. “Parece-me tão razoável como pode parecer outro …

Descoberto caminho de peregrinos mandado construir por Pôncio Pilatos em Jerusalém

Um caminho em pedra que terá sido usado há cerca de 2000 anos por peregrinos e mandado construir por Pôncio Pilatos foi descoberto perto do Monte do Templo, em Jerusalém, com uma centena de moedas …