Na cidade paquistanesa de Karachi, 95% dos infetados são assintomáticos

Shahzaib Akber / EPA

Um estudo paquistanês revelou que 95% das pessoas testadas positivas ao novo coronavírus em Karachi são assintomáticas, o que poderá explicar o número de mortes extremamente baixas relacionadas com a pandemia neste populoso país da Ásia.

A pesquisa, conduzida pela universidade Aga Khan, uma das mais prestigiadas faculdades de medicina do país, abrangeu 2.000 pessoas, numa cidade que conta com uma população de cerca de 20 milhões de habitantes.

“Das pessoas testadas positivas à covid-19, 95% declararam não registar qualquer sintoma da doença como tosse, febre ou dor de garganta“, apesar da presença de anticorpos específicos da covid-19 no seu sangue, indicando que foram contaminadas, declarou à agência noticiosa AFP Imran Nisar, professor assistente desta universidade.

A proporção de doentes assintomáticos no Paquistão é “muito mais elevada que no mundo desenvolvido”, indica um comunicado desta universidade divulgado na segunda-feira.

Diversos investigadores consideraram que este fenómeno poderia estar relacionado com a demografia do país, onde a idade média é de 22 anos.

Como estas pessoas assintomáticas procuram não receber tratamento hospitalar, isso poderá explicar por que motivo os hospitais paquistaneses não estão submetidos à mesma pressão que em Espanha ou no Reino Unido”, segundo a mesma fonte.

No Paquistão, com um sistema de saúde muito débil, previa-se um cenário muito complicado quando foram diagnosticados os primeiros casos de coronavírus no seu território. Mas uns meses depois, a situação não se deteriorou e os serviços de urgência não enfrentam dificuldades suplementares.

Os últimos números oficiais referem-se a cerca de 300 mil infetados e 6.300 mortos, mas diversos especialistas referiram à AFP que o número de óbitos pela covid-19 pode atingir o dobro ou o triplo, ainda assim baixos para um país com mais de 200 milhões de habitantes.

Estes resultados, sublinha a universidade Aga Khan, estão em conformidade com um estudo nacional realizado pelo governo paquistanês, no qual os testes de despistagem de anticorpos revelaram que cerca de 11% da população contraiu a doença, ou seja, mais de 20 milhões de habitantes.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …