China suspende voos com o Reino Unido. País impõe restrições a ligações com a África do Sul devido a nova variante

A China suspendeu todos os voos com o Reino Unido como medida preventiva, tendo em conta a recente descoberta de uma mutação do coronavírus SARS-CoV-2 no país europeu, anunciou esta quinta-feira o porta-voz do Ministério Negócios Estrangeiros.

“A China tomou nota das práticas de outros países e suspendeu os voos entre a China e o Reino Unido”, disse Wang Wenbin durante a conferência de imprensa diária do ministério.

Esta medida, afirmou, foi tomada “tendo em conta a situação especial e o possível impacto desta variante do novo coronavírus, e a fim de salvaguardar a saúde e os intercâmbios entre os povos da China e de outros países”.

O porta-voz não especificou um prazo para a retoma dos voos, e disse que o ministério vai acompanhar a situação e anunciar novos ajustamentos quando apropriado.

A potência asiática segue assim as medidas tomadas por outros países, tais como o Japão, o Canadá e a Coreia do Sul.

Esta manhã, a China Southern, uma das maiores companhias aéreas do país, já tinha anunciado a suspensão das suas ligações aéreas com o Reino Unido.

África do Sul com nova estirpe

As autoridades britânicas anunciaram ontem que todos os viajantes provenientes da África do Sul têm de ficar em quarentena depois de terem sido identificados no Reino Unido dois casos de uma nova estirpe do coronavírus que foi descoberta esta semana naquele país africano.

O anúncio foi feito por Matt Hancock, ministro da Saúde britânico. “Esta nova variante é altamente preocupante, porque é mais contagiosa e parece ter mutado mais que a nova variante identificada no Reino Unido”, avisou, assumindo depois que todos aqueles que tenham estado na África do Sul ou em “contacto próximo” com alguém proveniente daquele país, nas últimas duas semanas, tem que se colocar “imediatamente em quarentena”.

A descoberta de casos que as autoridades acreditam ser uma variante nova e mais transmissível do coronavírus no Reino Unido surge após o anúncio, na semana passada, de que uma nova estirpe se havia espalhado pelo sul de Inglaterra.

Mais de 50 países também impuseram restrições relativamente às viagens para o Reino Unido. E, além disso, a proibição da ligação do Canal da Mancha para a Europa já provocou problemas no porto de Dover e gerou receios de, em breve, haver escassez de alimentos nos supermercados do Reino Unido devido à suspensão das cadeias de abastecimento. Atualmente alguns países já amenizaram as medidas.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Sporting 1-1 Famalicão | Leão volta a tremer e vê Porto a 6

Segundo empate consecutivo do Sporting na Liga NOS, e pelo mesmo resultado, 1-1. Na recepção ao Famalicão, o líder do campeonato começou bem, marcou, mas sofreu um golo de imediato e nunca mais se encontrou …

Arqueólogos descobrem túnel medieval na Polónia. Tinha restos mortais de 18 carmelitas

Uma equipa de arqueólogos descobriu um cemitério medieval onde estava sediado um mosteiro do século XIV. No local foi ainda encontrado um túnel com dezoito esqueletos de padres carmelitas. A descoberta ocorreu em Jaslo - uma …

Militantes apoiados pelo Al-Qaeda defendem uso de mel contra a covid-19

O Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote à vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é "cominho preto e mel". A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações …

Em menos de um ano, a polícia foi chamada a intervir pelo menos nove vezes na mansão dos Sussex

A vida nos Estados Unidos não tem sido fácil para os duques de Sussex. No último ano, a polícia da Califórnia foi chamada pelo menos nove menos à mansão onde o casal habita desde que …

Rivalidade entre China e Índia é obstáculo à maior aproximação entre os BRICS, diz especialista

Apesar de os BRICS representarem "o tipo de relações entre países que queremos no século XXI", a rivalidade entre a Índia e a China ainda é um obstáculo a uma maior integração, dizem os especialistas. Na …

Variante sul-africana pode resistir à Pfizer. China pondera misturar vacinas

A variante do coronavírus descoberta na África do Sul pode "romper" a vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech até certo ponto, concluiu um estudo em Israel, embora a sua prevalência no país seja baixa e …

Rússia garante que não haverá guerra com Ucrânia. EUA desconfiam e prometem consequências

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, descartou este domingo a possibilidade de uma guerra com a Ucrânia, depois de Kiev ter manifestado preocupação com o reforço de tropas russas nas suas fronteiras. “Ninguém está a embarcar …

Inspetores do SEF rejeitam extinção sem aval do Parlamento (e dizem estar em causa o Espaço Schengen)

O sindicato dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) rejeitou este domingo a extinção daquele organismo sem a aprovação formal da Assembleia da República e considerou que está em causa a permanência de …

Testes rápidos registaram maior número de sempre. APED defende venda nos super e hipermercados

O recurso a testes rápidos de antigénio à covid-19 está a aumentar em Portugal, tendo atingido o maior número a 7 de abril, com mais de 34 mil realizados nesse dia, segundo dados do Instituto …