/

China ordena encerramento do consulado dos Estados Unidos em Chengdu

МИД России / Flickr

O presidente da China, Xi Jinping

O encerramento do consulado norte-americano em Chengdu é uma resposta ao encerramento do consulado chinês em Houston, nos Estados Unidos, que foi encarado como uma situação “sem precedentes” e “escandalosa” pelos Negócios Estrangeiros chineses.

A China ordenou, esta sexta-feira, o encerramento do consulado dos Estados Unidos em Chengdu, no sudoeste do país, três dias após as autoridades norte-americanas terem encerrado o consulado chinês em Houston, no estado do Texas.

A decisão constitui “uma resposta legítima e necessária às medidas irracionais dos Estados Unidos“, defendeu em comunicado o Ministério dos Negócios Estrangeiros da China. O Ministério não especificou a data de encerramento da representação diplomática.

No caso de Houston, o governo de Donald Trump deu aos diplomatas chineses apenas 72 horas para fazerem as malas.

Além da embaixada em Pequim, os EUA têm cinco consulados na China continental e um na região semiautónoma de Hong Kong, que é também responsável por Macau. A missão de Chengdu, inaugurada em 1985, cobre todo o sudoeste da China, incluindo a Região Autónoma do Tibete. Segundo o seu portal oficial, o consulado tem 200 funcionários.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, disse na quinta-feira que o consulado chinês em Houston servia como um centro para a “espionagem chinesa e usurpação de propriedade intelectual norte-americana”.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.