A China não gostou da conversa de Trump com a Presidente de Taiwan

O Presidente eleito dos Estados Unidos falou ao telefone com a Presidente de Taiwan, algo que já não acontecia desde 1979. Quem parece não ter gostado deste contacto foi a China que decidiu censurar o acontecimento na imprensa nacional.

Donald Trump só inicia funções como Presidente dos Estados Unidos em janeiro do próximo ano mas já fez algo inédito: conversou ao telefone com a chefe de Estado de Taiwan.

A equipa de transição do republicano informou, em comunicado, que o Presidente eleito falou com a mandatária taiwanesa, Tsai Ing-wen, que o felicitou pela vitória nas eleições e ambos “abordaram os estreitos vínculos económicos, políticos e de segurança existentes entre Taiwan e os Estados Unidos”.

Este foi o primeiro contacto telefónico deste nível desde 1979, ano em que Washington rompeu relações diplomáticas com Taipé.

O ex-presidente democrata Jimmy Carter declarou formalmente Pequim como único governo da China, o que pôs fim às relações diplomáticas formais dos EUA com Taiwan, onde Washington fechou a sua embaixada no ano seguinte.

O gabinete de Trump não esclareceu, porém, quem iniciou o contacto, ou seja, se a chamada foi feita pelo milionário ou pela presidente de Taiwan, que chegou ao poder em maio.

China não gostou

A China considera a ilha de Taiwan uma província “rebelde” e parte do território sob sua soberania, portanto este contacto de Trump pode ser considerado uma afronta à potência asiática.

Sinal disso mesmo é o facto de a chamada telefónica ter sido censurada pela imprensa chinesa, que preferiu sublinhar a visita a Pequim do ex-secretário de Estado norte-americano Henry Kissinger, “um velho amigo da China”.

No entanto, na plataforma Weibo, rede social equivalente ao Twitter, persistiram alguns comentários de internautas a um artigo de um jornal de Hong Kong que escapou à censura.

“Que China reconhece Trump? Que astúcia! Devemos parar este presidente empresário”, escreveu um internauta.

Além disso, o país já protestou de forma solene aos EUA por causa deste telefonema. Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores já indicou que “é preciso insistir no facto de que só existe uma China e que Taiwan é parte inalienável do território chinês”.

Depois do telefonema, a Casa Branca reiterou que Washington apoia a política da “China única”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 1-0 Boavista | “Leão” bate “Pantera” e é campeão!

O Sporting é campeão nacional. Dezanove anos depois e à boleia de um golo de Paulinho, os leões conquistaram o seu 19.º campeonato. O Sporting é o campeão nacional época 2020/21. A formação de Alvalade conquistou …

Nave da NASA começou a viagem de regresso à Terra (e vem com a barriga cheia de amostras do asteróide Bennu)

Osiris-Rex, a nave espacial da NASA que tem voado em redor do asteróide Bennu desde 2018, iniciou a sua viagem de regresso à Terra (e vem carregada de amostras espaciais). A nave espacial da NASA coletou …

Negacionistas ponderam vir a usar máscara (para se protegerem dos vacinados)

Uma nova teoria da conspiração argumenta que os vacinados vão "verter" certas proteínas prejudiciais para os não vacinados. A solução passa por usarem máscara e cumprirem o distanciamento social. Embora o uso de equipamento de proteção …

Falcon 10 X: o jato executivo com a maior cabine do mundo

Na semana passada, a Dassault Aviation anunciou mais um elemento da família Falcon, que tem a ambiciosa meta de ser a nova referência no mercado de aviação executiva. O Falcon 10X está agora entre os jatos …

Pandemia "roubou" habitantes a Nova Iorque, mas a cidade está a renascer novamente

A pandemia de covid-19 "esvaziou" cidades norte-americanas, que mostram agora possíveis sinais de renascimento, de acordo com uma análise que sugere que os deslocamentos do ano passado terão sido temporários. Os dados da Unacast, uma empresa …

"100% confirmado". Naufrágio perto de Malta é do submarino HMS Urge

Mergulhadores confirmaram a identidade de um submarino britânico que foi afundado por uma mina alemã perto de Malta, em 1942, pondo fim às especulações de que tinha naufragado por culpa de aviões de guerra italianos, …

Confrontos entre polícia e adeptos do Sporting junto ao estádio

Na noite da festa leonina, viveram-se momentos de grande tensão. Polícia e adeptos envolveram-se em confrontos junto ao Estádio de Alvalade, esta terça-feira. Adeptos do Sporting e elementos das forças de segurança entraram em confronto nas …

Tribunal não encontra credores do Banif no estrangeiro

Alguns credores do Banif que estão no estrangeiro ainda não foram notificados, segundo o anúncio de citação de credores residentes no estrangeiro, datado de 06 de maio. Caso não seja possível encontrá-los, em breve todos …

Novas reações nucleares nas ruínas de Chernobyl. São como "brasas numa churrasqueira"

Nas profundezas das ruínas da Central Nuclear de Chernobyl, 35 anos após o pior acidente nuclear da História, as reações de fissão nuclear começaram a surgir novamente. Uma equipa de cientistas do Safety Problems of Nuclear …

A moeda digital da China pode ser o futuro do dinheiro, mas levanta preocupações

A moeda digital da China pode ser o modelo do futuro do dinheiro, mas levante preocupações relativamente à estabilidade da economia mundial. A China está a registar um progresso promissor com os testes do yuan digital. …