China declara que erradicou a pobreza extrema

CJCS / Flickr

O Presidente da China, Xi Jinping

A China declarou na segunda-feira que a pobreza extrema foi eliminada em todo o país, uma das bandeiras do Partido Comunista Chinês (PCC) para reduzir as desigualdades na sociedade.

Nove condados, na província de Guizhou, foram recentemente certificados como livres de pobreza, informaram as autoridades chinesas, citadas num artigo do jornalista James T. Areddy, publicado no Wall Street Journal. Estes foram os últimos a ultrapassar o limite estabelecido pelo país, com base em indicadores que incluem receita, saúde, educação e habitação, entre outras necessidades básicas.

A eliminação da pobreza até o final deste ano é uma das medidas do PCC para construir o que denomina como uma sociedade moderadamente próspera antes do 100º aniversário do partido, em 2021. O presidente Xi Jinping direcionou investimentos para escolas, clínicas, habitação e doações, de forma a cumprir a meta, estabelecida em 2011.

Quatro décadas de políticas económicas orientadas para o mercado chinês criaram uma sociedade altamente desigual, à medida que as cidades enriqueciam e as zonas rurais eram deixadas para trás. Jinping descreveu a desigualdade como um risco para o governo e buscou modernizar o campo, lê-se no artigo.

No início do ano, o Diário do Povo referiu que a pobreza atormentou a China por milhares de anos e que eliminá-la poderia ser considerado como “um milagre chinês na história humana”. Apesar dos contratempos associados à pandemia de coronavírus, Jinping disse durante uma reunião do G20 que a meta estava ao alcance.

O PCC há muito classifica a redução da pobreza como a maior conquista nas reformas voltadas para o mercado, adotadas após a morte de Mao Zedong, em 1976. De acordo com o partido, 70% da redução global da pobreza nas últimas décadas ocorreu em China – com cerca de 700 milhões de pessoas a saírem da pobreza.

Organizações internacionais atribuem a Pequim uma grande melhoria nos meios de subsistência pessoais. Ainda assim, alguns economistas estrangeiros dizem que a China estabeleceu os padrões de pobreza muito baixos, notou James T. Areddy.

Um relatório deste ano de ex-funcionários do Banco Mundial revelou que se fosse aplicado um padrão uniforme de 5,50 dólares diários de receita, ou cerca de 2.000 dólares por ano, cerca de 373 milhões de cidadãos (27% da população) seriam considerados pobres. “Com essas taxas, a pobreza na China ainda é considerável e merece novos esforços e um maior refinamento das políticas, estratégias e programas contra a pobreza”, indicou o relatório.

A media estatal chinesa informou na segunda-feira que a receita líquida média dos residentes anteriormente empobrecidos nos últimos nove condados de Guizhou é agora de cerca de 1.750 dólares por ano.

Matteo Marchisio, diretor do Leste Asiático da agência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Agrícola, declarou que discutir sobre a taxa exata de pobreza pode retirar o foco ao “quadro geral – isto é, a China conseguiu aumentar a receita de centenas de milhões de pessoas acima da linha da pobreza em poucos anos”.

A verdadeira questão, acrescentou, é tornar essas conquistas sustentáveis, concentrando-se naqueles que se encontram um pouco acima da linha da pobreza, combatendo as desigualdades sistémicas e definindo políticas para melhorar a receita, que não exijam dinheiro do governo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Roubando o mundo inteiro!!!!! Se o comunismo é a maravilha das maravilhas porque ainda existe na China a extrema probreza?!!! Passaram para que agora?!!!! Miséria total?!!!! Talvez sirva para que alguns esquerdopatas trogtloditas possam pensar!!!!! Mas, com o cérebro no intestino grosso…como podem pensar?!!!

  2. Com o mundo inteiro a dar-lhes a mão com a história da globalização em que nos puseram dependentes deles em quase tudo, têm razões mais do que suficientes para que o lucro dê para alguma coisa de prestável.

RESPONDER

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …