A China está a usar a educação como arma para controlar o Tibete

A China quer obrigar crianças tibetanas a abandonarem as escolas da região e mudarem-se para escolas chinesas. O objetivo, segundo uma especialista, é “tirar o tibetano da criança”.

A batalha geopolítica entre a China e o Tibete dura já há décadas. Os chineses têm um interesse acrescido no pequeno território ao norte da cordilheira dos Himalaias precisamente devido ao seu posicionamento estratégico no continente asiático, que facilita o controlo da região por parte da China.

Influenciando a opinião pública, Pequim estão aos poucos a usar a educação como uma arma para controlar o Tibete. De acordo com o OZY, num pequeno documentário exibido pela China Global Television Netword (CGTN), em abril deste ano, é retratado o ensino na escola de Lhasa, no Tibete. O nome da reportagem é “Um dia com uma estudante tibetana”.

Durante o vídeo com menos de cinco minutos, a jovem protagonista diz que quer continuar a sua educação fora do Tibete, porque acredita que conseguirá aprender mais. Esta narrativa enquadra-se minuciosamente na mentalidade chinesa, levando a acreditar que os jovens querem sair do Tibete para estudar na China.

Importa realçar que a CGTN pertence à CCTV, a maior rede de televisão da República Popular da China, controlada pelo partido comunista.

Além disso, desde maio de 2017, pelo menos duas escolas tibetanas emitiram avisos aos pais para que os seus filhos deixassem de frequentar as aulas nos mosteiros. “As autoridades superiores estarão a vigiar secretamente, e aqueles que violarem os regulamentos serão tratados”, lê-se no aviso.

Em sentido contrário, a China está a tentar forçar crianças tibetanas a estudarem em escolas geridas pelo Estado fora da província. “Estas escolas visam ‘tirar o tibetano da criança’, sob o pretexto de educar uma elite governante da província do Tibete”, explica Vilma Seeberg, especialista em educação tibetana na China.

Assim que os estudantes saem do Tibete, não lhes é permitido interagir com forasteiros e só podem sair do campus se acompanhados por um professor. “É uma aceleração da sua política de assimilação, basicamente transformando tibetanos em chineses“, explicou Vilma.

Também não é permitido que estes estudantes tenham qualquer ligação com atividades religiosas ou supersticiosas, típicas no Tibete.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Polícia do Chile suspende uso de armas de ar comprimido como ferramenta antimotim

A polícia do Chile anunciou esta terça-feira a suspensão do uso armas de ar comprimido, que já provocou lesões oculares a mais de 200 manifestantes, dias depois de um relatório ter revelado que os projéteis …

Polícia holandesa encontra 25 pessoas escondidas em contentor frigorífico num cargueiro

A polícia holandesa localizou esta terça-feira 25 pessoas escondidas num contentor frigorífico numa embarcação que saiu do porto de Vlaardingen, perto de Roterdão, na Holanda, em direção ao Reino Unido, mas teve de regressar após …

É oficial: José Mourinho é o novo treinador do Tottenham

O treinador português José Mourinho, que estava no desemprego há quase um ano, é o sucessor do argentino Maurício Pochettino no comando do Tottenham, anunciou esta quarta-feira o 14.º classificado da Liga inglesa de futebol. Mourinho, …

Cientistas captam imagens extremamente raras de um peixe a devorar um tubarão inteiro

https://vimeo.com/374136378 Os tubarões são dos animais mais temidos nos oceanos, mas naquela que é uma verdadeira troca de papéis, um tubarão foi devorado por completo por um peixe das profundezas do mar. Um vídeo publicado pela US …

Há uma nova maneira de medir a gravidade da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova forma única de medir a gravidade da Terra. O método anterior envolvia medir a influência da gravidade nos átomos, rastreando a rapidez com que os átomos caíam. O problema …

Detetado pela primeira vez vapor de água na Europa, a lua de Júpiter

Uma equipa internacional de cientistas confirmou a presença de vapor de água na superfície de Europa, um dos quatro satélites naturais de Júpiter, revelou a agência espacial norte-americana (NASA). "Os elementos químicos essenciais (carbono, hidrogénio, …

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …