A China está a construir um banco de dados genéticos de todos os homens do país

A polícia da China está a colher amostras de sangue de cerca de 700 milhões de homens e meninos chineses com o objetivo de construir um banco de dados genético nacional.

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a polícia chinesa tem aparecido à porta das casas dos habitantes e até nas escolas para colher sangue e compilar informações genéticas.

Quando a colheita estiver terminada e a base de dados completa, a China conseguirá rastrear os parentes masculinos de qualquer homem ou menino com base nos seus genes, melhorando amplamente os já omnipresentes poderes de vigilância da China.

As autoridades policiais da China citam a lei e a ordem para justificar o seu crescente banco de dados genéticos, argumentando que o esforço de vigilância ajudará nas investigações criminais.

Por outro lado, os defensores dos direitos humanos – e até alguns funcionários da China – estão preocupados com as implicações de privacidade de forçar todos os habitantes masculinos a entregar o seu código genético ao regime chinês.

“A capacidade das autoridades de descobrir quem está mais intimamente relacionado a quem, dado o contexto da punição de famílias inteiras como resultado do ativismo de uma pessoa, terá um efeito assustador na sociedade como um todo”, disse Maya Wang, da Human Rights, em declarações ao The New York Times.

Segundo o jornal, há uma empresa norte-americana a ajudar a China a levar a cabo esta operação. A Thermo Fisher, uma empresa farmacêutica dos Estados Undios, vendeu à China os kits de teste de ADN feitos à medida que a polícia está a usar para colher amostras. Mesmo depois de Governo norte-americano ter criticado a decisão de Thermo Fisher, a empresa decidiu avançar com o negócio.

O governo chinês é conhecido — e criticado por entidades internacionais — por usar tecnologias de ponta para vigiar os seus cidadãos. Recentemente, as autoridades chinesas instalaram câmaras de vigilância no interior e à porta das residências do seus cidadãos de forma a melhor controlar o cumprimento da quarentena obrigatória na sequência da pandemia de covid-19.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Meu Deus!
    É o recurso às modernas tecnologias para garantir o controlo total.
    No mínimo assustador.
    E os empresários e políticos do mundo ocidental continuam a dar cobertura a estas práticas e a faturar com os chineses. Chocante.

RESPONDER

PS nacional impõe filho de dinossauro do PSD como candidato à Maia. "Inexplicável e duvidoso"

Alguns dias depois da polémica com a escolha do candidato do PS à Câmara do Porto devido a divergências internas, há mais um caso semelhante na Maia. Teresa Almadanim retirou-se da corrida depois de ter …

Computador principal do Hubble deixou de funcionar (e a NASA ainda não sabe porquê)

O Telescópio Espacial Hubble, da NASA, está em "modo de segurança" depois de o computador principal ter deixado de funcionar repentinamente no dia 13 de junho. A 13 de junho, o computador principal do Hubble deixou …

Partilha de dados com a Rússia. Medina ouvido hoje no parlamento

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina (PS), é hoje ouvido no parlamento, a requerimento de PSD e CDS-PP, sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos com a embaixada …

Cientistas descobrem como é que o cérebro nos faz espirrar

Uma equipa de cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, identificou, em ratos de laboratório, células e proteínas específicas que controlam o reflexo do espirro. "Compreender melhor o que nos faz espirrar - de que …

Casa Branca prevê falha na meta de vacinação de 70% da população até 4 de Julho

A previsão foi avançada esta terça-feira por Jeff Zients, coordenador da resposta norte-americana à pandemia do novo coronavírus. O atraso, ainda que residual, representa um percalço no plano inicialmente proposto pela Administração Biden e justifica-se, …

Revelados segredos da invasão da malária

Como é que os parasitas da malária invadem os glóbulos vermelhos? A microscopia de vídeo de última geração permitiu à equipa do WEHI, na Austrália, ver estes detalhes moleculares essenciais para tratar a doença. Kelly Rogers, …

E agora, Portugal? Depois do Grupo da Morte... Bélgica, Itália, França e Espanha no quadro

Teoricamente, desta vez a seleção nacional ficou claramente do lado mais forte na fase a eliminar do Europeu. Haverá um "escaldante" Inglaterra-Alemanha nos oitavos-de-final. Muitos adeptos portugueses ainda se lembram do golo tardio, noutro jogo, que …

Parlamento Europeu aprova novo estatuto do Provedor de Justiça

O Parlamento Europeu aprovou o novo estatuto do Provedor de Justiça Europeu que vai passar a trabalhar com novas regras, podendo avançar com os próprios inquéritos, prevendo-se também no novo regulamento medidas de proteção para …

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …