A China está a construir um banco de dados genéticos de todos os homens do país

A polícia da China está a colher amostras de sangue de cerca de 700 milhões de homens e meninos chineses com o objetivo de construir um banco de dados genético nacional.

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a polícia chinesa tem aparecido à porta das casas dos habitantes e até nas escolas para colher sangue e compilar informações genéticas.

Quando a colheita estiver terminada e a base de dados completa, a China conseguirá rastrear os parentes masculinos de qualquer homem ou menino com base nos seus genes, melhorando amplamente os já omnipresentes poderes de vigilância da China.

As autoridades policiais da China citam a lei e a ordem para justificar o seu crescente banco de dados genéticos, argumentando que o esforço de vigilância ajudará nas investigações criminais.

Por outro lado, os defensores dos direitos humanos – e até alguns funcionários da China – estão preocupados com as implicações de privacidade de forçar todos os habitantes masculinos a entregar o seu código genético ao regime chinês.

“A capacidade das autoridades de descobrir quem está mais intimamente relacionado a quem, dado o contexto da punição de famílias inteiras como resultado do ativismo de uma pessoa, terá um efeito assustador na sociedade como um todo”, disse Maya Wang, da Human Rights, em declarações ao The New York Times.

Segundo o jornal, há uma empresa norte-americana a ajudar a China a levar a cabo esta operação. A Thermo Fisher, uma empresa farmacêutica dos Estados Undios, vendeu à China os kits de teste de ADN feitos à medida que a polícia está a usar para colher amostras. Mesmo depois de Governo norte-americano ter criticado a decisão de Thermo Fisher, a empresa decidiu avançar com o negócio.

O governo chinês é conhecido — e criticado por entidades internacionais — por usar tecnologias de ponta para vigiar os seus cidadãos. Recentemente, as autoridades chinesas instalaram câmaras de vigilância no interior e à porta das residências do seus cidadãos de forma a melhor controlar o cumprimento da quarentena obrigatória na sequência da pandemia de covid-19.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Meu Deus!
    É o recurso às modernas tecnologias para garantir o controlo total.
    No mínimo assustador.
    E os empresários e políticos do mundo ocidental continuam a dar cobertura a estas práticas e a faturar com os chineses. Chocante.

RESPONDER

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …