A China está a construir um banco de dados genéticos de todos os homens do país

A polícia da China está a colher amostras de sangue de cerca de 700 milhões de homens e meninos chineses com o objetivo de construir um banco de dados genético nacional.

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a polícia chinesa tem aparecido à porta das casas dos habitantes e até nas escolas para colher sangue e compilar informações genéticas.

Quando a colheita estiver terminada e a base de dados completa, a China conseguirá rastrear os parentes masculinos de qualquer homem ou menino com base nos seus genes, melhorando amplamente os já omnipresentes poderes de vigilância da China.

As autoridades policiais da China citam a lei e a ordem para justificar o seu crescente banco de dados genéticos, argumentando que o esforço de vigilância ajudará nas investigações criminais.

Por outro lado, os defensores dos direitos humanos – e até alguns funcionários da China – estão preocupados com as implicações de privacidade de forçar todos os habitantes masculinos a entregar o seu código genético ao regime chinês.

“A capacidade das autoridades de descobrir quem está mais intimamente relacionado a quem, dado o contexto da punição de famílias inteiras como resultado do ativismo de uma pessoa, terá um efeito assustador na sociedade como um todo”, disse Maya Wang, da Human Rights, em declarações ao The New York Times.

Segundo o jornal, há uma empresa norte-americana a ajudar a China a levar a cabo esta operação. A Thermo Fisher, uma empresa farmacêutica dos Estados Undios, vendeu à China os kits de teste de ADN feitos à medida que a polícia está a usar para colher amostras. Mesmo depois de Governo norte-americano ter criticado a decisão de Thermo Fisher, a empresa decidiu avançar com o negócio.

O governo chinês é conhecido — e criticado por entidades internacionais — por usar tecnologias de ponta para vigiar os seus cidadãos. Recentemente, as autoridades chinesas instalaram câmaras de vigilância no interior e à porta das residências do seus cidadãos de forma a melhor controlar o cumprimento da quarentena obrigatória na sequência da pandemia de covid-19.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Meu Deus!
    É o recurso às modernas tecnologias para garantir o controlo total.
    No mínimo assustador.
    E os empresários e políticos do mundo ocidental continuam a dar cobertura a estas práticas e a faturar com os chineses. Chocante.

RESPONDER

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …