China controla quarentena com câmaras à porta e no interior das casas

As autoridades chinesas estão a instalar câmaras de vigilância no interior e à porta das residências do seus cidadãos, de forma a melhor controlar o cumprimento da quarentena obrigatória.

Na China, o uso de câmaras de vigilância não é incomum. O equipamento está espalhado pelas ruas, restaurantes e escolas. Porém, com a pandemia de covid-19, o controlo estendeu-se agora às habitações.

A notícia foi avançada pelo jornal norte-americano CNN. Segundo os relatos dos cidadãos, publicações nas redes sociais e declarações do governo, a instalação de câmaras em casas na China já acontece desde fevereiro.

Em Nanjing, foram instaladas câmaras do lado de fora das habitações de pessoas que estão em quarentena para controlar os seus movimentos 24 horas por dia. Segundo relatos do governo da região, as câmaras tornam possível “economizar gastos com pessoal e aumentar a eficiência do trabalho”.

Alguns cidadãos sujeitos a este controlo alegam não ter tido qualquer aviso prévio da instalação.

Há que estiveram fora do país e que, quando voltaram, perceberam que as autoridades tinha instalado câmaras de vigilância dentro das suas casas e alarmes magnéticos instalados nas portas.

Atualmente, não existe nenhuma lei que regule o uso de câmaras de vigilância na China. Segundo Tong Zongjin, advogado em Pequim, ouvido pela CNN, a área do lado de fora das habitações é uma “área cinzenta”, uma vez que “não faz parte da residência particular e é considerada um espaço comunitário”.

Jason Lau, especialista em privacidade e professor da Universidade Batista de Hong Kong, explicou que a população da China já se acostumou à vigilância predominante muito antes do coronavírus. “Na China, as pessoas provavelmente já assumem que o governo tem acesso a muitos dos seus dados de qualquer maneira. Ao pensarem que as medidas os manterão seguros, que manterão a comunidade segura, e que são pelo melhor interesse do público, não se preocupam mais com isso”.

De acordo com a televisão estatal chinesa, a CCTV, mais de 20 milhões de câmaras foram instaladas no país desde 2017.

As câmaras de videovigilância não são a única ferramenta tecnológica utilizada pela China para controlar a pandemia. O país desenvolveu uma app para smartphones que fornece a cada utilizador um código QR com uma cor específica conforme os sintomas que registou ou as pessoas com quem esteve em contacto: verde para quem não precisa de se isolar, amarelo para quem deve cumprir sete dias de isolamento e vermelho se forem necessários 14 dias de isolamento.

AP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É facil criticar quando se vive num país de apenas dez milhões de habitantes, com uma única lingua e sem diferenças significativas entre Norte e Sul………..vivendo assim não têm a percepção do que é viver num país com mais de mil milhões de pessoas, com várias linguas e dialectos e diferenças abismais entre população do Norte e Sul………para não falar de outros aspectos como o religioso e politico……………..mas enfim, como dizia alguem: …..pensar cansa, então as pessoas para não se cansarem……não pensam!

    • Comparativamente………….os EUA com apenas 375 milhões de habitantes, tem um feroz controlo sobre a população, que vai desde câmeras de filmar ás redes sociais…………comparativamente á China, EUA é uma ditadura…………….para não falar do progresso social e económico da familia chineza desde á décadas (a maior fonte de turistas de todo o mundo)………comparativamente com a familia estounidense que progride negativamente, social e economicamente, desde á décadas…………quem tem olhos que veja!!!!!!

      • Importa tambem dizer que os EUA, desde á décadas é a origem de conflitos bélicos em todos os continentes…………só desde a WWW2 já fez mais de 56 guerras e provocou nelas mais de 28 milhões de mortos………………podemos dizer o mesmo da China????

RESPONDER

Borussia Dortmund 1-0 Sporting | Um Mal(en) que veio só… e foi suficiente

O “bicho papão Haaland não jogou, mas nem assim os “leões” conseguiram contrariar o maior poderio germânico. O Sporting saiu de Dortmund com uma derrota, apesar da excelente réplica no Signal Iduna Park, e muito por …

FC Porto 1-5 Liverpool | Dragão atropelado em casa

O Liverpool é uma espécie de “besta” em tons de “red” para o FC Porto. Em nove jogos oficiais, os “azuis-e-brancos” nunca venceram, somando 3 empates e 6 derrotas, a mais recente foi pesadíssima e …

China desenvolve arma invisível capaz de destruir redes de comunicação em dez segundos

Uma equipa de cientistas chineses está a desenvolver uma arma sónica, que gera um intenso pulso eletromagnético, capaz de destruir redes de comunicação e de fornecimento de energia elétrica. A arma poderá ter um alcance …

Dezenas de mulheres abusadas por funcionários da OMS na República Democrática do Congo

Dezenas de mulheres e meninas foram abusadas sexualmente por voluntários da Organização Mundial de Saúde (OMS) destacados para enfrentar o Ébola na República Democrática do Congo (RDC), entre 2018 e 2020, concluiu um inquérito independente …

Evolução de parasita está a tornar mais difícil detetar e tratar a malária

Uma mutação do parasita que causa a malária está a "camuflar" as proteínas que são identificadas nos testes rápidos, tornando mais difícil detetar e tratar a doença. De forma semelhante aos testes à covid-19, baratos e …

Banguecoque em alerta. Mais de 70.000 casas inundadas na Tailândia

As autoridades tailandesas têm feito esforços para proteger partes de Banguecoque das cheias, que já inundaram 70.000 casas e mataram seis pessoas nas províncias no norte e centro do país. A tempestade tropical Dianmu causou cheias …

Exilados sírios obrigados a pagar taxas para evitar o alistamento obrigatório

No início deste ano, Yousef, um sírio de 32 anos que vive na Suécia, teve que pagar as taxas que lhe isentavam da obrigatoriedade de se alistar no exército da Síria, caso contrário a família …

Portugal tem cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, mais de metade em Lisboa

Estima-se que, em 2020, cerca de 485 pessoas tenham abandonado esta condição, o que representa uma descida de 39% face a 2019. Portugal terá cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, segundo os resultados de …

Simone Biles: "Deveria ter desistido muito antes dos Jogos Olímpicos"

"Uma mulher preta tem que ser a melhor, as pessoas tentam menosprezar", lamentou a multi-campeã olímpica de ginástica. Simone Biles não conquistou qualquer medalha de ouro nos Jogos Olímpicos deste ano mas foi a atleta mais …

Mãe e filho de 2 anos morrem à porta do estádio. Jogo decorreu normalmente

Queda aconteceu pouco antes de começar um jogo da Major League Baseball, em San Diego. O desporto passou para segundo plano na tarde deste domingo, pouco antes de um jogo de beisebol, nos Estados Unidos da …