China controla quarentena com câmaras à porta e no interior das casas

As autoridades chinesas estão a instalar câmaras de vigilância no interior e à porta das residências do seus cidadãos, de forma a melhor controlar o cumprimento da quarentena obrigatória.

Na China, o uso de câmaras de vigilância não é incomum. O equipamento está espalhado pelas ruas, restaurantes e escolas. Porém, com a pandemia de covid-19, o controlo estendeu-se agora às habitações.

A notícia foi avançada pelo jornal norte-americano CNN. Segundo os relatos dos cidadãos, publicações nas redes sociais e declarações do governo, a instalação de câmaras em casas na China já acontece desde fevereiro.

Em Nanjing, foram instaladas câmaras do lado de fora das habitações de pessoas que estão em quarentena para controlar os seus movimentos 24 horas por dia. Segundo relatos do governo da região, as câmaras tornam possível “economizar gastos com pessoal e aumentar a eficiência do trabalho”.

Alguns cidadãos sujeitos a este controlo alegam não ter tido qualquer aviso prévio da instalação.

Há que estiveram fora do país e que, quando voltaram, perceberam que as autoridades tinha instalado câmaras de vigilância dentro das suas casas e alarmes magnéticos instalados nas portas.

Atualmente, não existe nenhuma lei que regule o uso de câmaras de vigilância na China. Segundo Tong Zongjin, advogado em Pequim, ouvido pela CNN, a área do lado de fora das habitações é uma “área cinzenta”, uma vez que “não faz parte da residência particular e é considerada um espaço comunitário”.

Jason Lau, especialista em privacidade e professor da Universidade Batista de Hong Kong, explicou que a população da China já se acostumou à vigilância predominante muito antes do coronavírus. “Na China, as pessoas provavelmente já assumem que o governo tem acesso a muitos dos seus dados de qualquer maneira. Ao pensarem que as medidas os manterão seguros, que manterão a comunidade segura, e que são pelo melhor interesse do público, não se preocupam mais com isso”.

De acordo com a televisão estatal chinesa, a CCTV, mais de 20 milhões de câmaras foram instaladas no país desde 2017.

As câmaras de videovigilância não são a única ferramenta tecnológica utilizada pela China para controlar a pandemia. O país desenvolveu uma app para smartphones que fornece a cada utilizador um código QR com uma cor específica conforme os sintomas que registou ou as pessoas com quem esteve em contacto: verde para quem não precisa de se isolar, amarelo para quem deve cumprir sete dias de isolamento e vermelho se forem necessários 14 dias de isolamento.

AP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É facil criticar quando se vive num país de apenas dez milhões de habitantes, com uma única lingua e sem diferenças significativas entre Norte e Sul………..vivendo assim não têm a percepção do que é viver num país com mais de mil milhões de pessoas, com várias linguas e dialectos e diferenças abismais entre população do Norte e Sul………para não falar de outros aspectos como o religioso e politico……………..mas enfim, como dizia alguem: …..pensar cansa, então as pessoas para não se cansarem……não pensam!

    • Comparativamente………….os EUA com apenas 375 milhões de habitantes, tem um feroz controlo sobre a população, que vai desde câmeras de filmar ás redes sociais…………comparativamente á China, EUA é uma ditadura…………….para não falar do progresso social e económico da familia chineza desde á décadas (a maior fonte de turistas de todo o mundo)………comparativamente com a familia estounidense que progride negativamente, social e economicamente, desde á décadas…………quem tem olhos que veja!!!!!!

      • Importa tambem dizer que os EUA, desde á décadas é a origem de conflitos bélicos em todos os continentes…………só desde a WWW2 já fez mais de 56 guerras e provocou nelas mais de 28 milhões de mortos………………podemos dizer o mesmo da China????

RESPONDER

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …

Espanha prepara-se para decretar estado de alerta

O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta em todo o território, depois de ter colocado a região de Madrid neste nível de alerta. A notícia é avançada este sábado pelo jornal espanhol El País, …

Jerónimo de Sousa deve ser reconduzido na liderança do PCP

O atual secretário-geral do PCP deve ser reconduzido no cargo no congresso que está agendado para o final de novembro, avança este sábado o jornal Público. De acordo com o matutino, as atuais regras sanitárias …

Elixir oral (e outros produtos domésticos) poderá ajudar a neutralizar o SARS-CoV–2

Alguns produtos domésticos, como é o caso do elixir oral e produtos para a descongestionar as vias nasais, mostraram-se eficazes em neutralizar um tipo coronavírus num estudo científico levado a cabo com células humanas. A …

Presidente da Polónia com teste positivo de covid-19

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou este sábado o porta-voz do chefe de Estado. "Como se esperava, o Presidente @AndrzejDuda foi ontem [sexta-feira] submetido a um teste para detetar …

"Com o futebol acabei com a Guerra do Iraque". Jorvan Vieira, o treinador português que é Deus no mundo árabe

Jorvan Vieira é um nome que pouco deve dizer à maioria dos adeptos de futebol. Filho de portugueses emigrados no Brasil, fez grande parte da sua carreira no Médio Oriente, onde é acarinhado por milhões. …

Capacidade de cuidados intensivos na Europa vai chegar ao limite, alerta OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira que muitas unidades de cuidados intensivos na Europa vão chegar ao limite da sua capacidade nas próximas semanas. "Há uma situação muito preocupante a acontecer na Europa. …

Geólogos "ressuscitam" placa tectónica desaparecida

A existência da placa tectónica Ressurreição nunca foi consensual: alguns geólogos argumentam que nunca foi real e outros alegam que a placa sofreu um processo de subducção no manto da Terra, em algum lugar da …

Não se esqueça: muda a hora este domingo

Os relógios vão atrasar 60 minutos na madrugada do próximo domingo em Portugal para dar início ao horário de inverno. Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser atrasados uma hora …