China controla quarentena com câmaras à porta e no interior das casas

As autoridades chinesas estão a instalar câmaras de vigilância no interior e à porta das residências do seus cidadãos, de forma a melhor controlar o cumprimento da quarentena obrigatória.

Na China, o uso de câmaras de vigilância não é incomum. O equipamento está espalhado pelas ruas, restaurantes e escolas. Porém, com a pandemia de covid-19, o controlo estendeu-se agora às habitações.

A notícia foi avançada pelo jornal norte-americano CNN. Segundo os relatos dos cidadãos, publicações nas redes sociais e declarações do governo, a instalação de câmaras em casas na China já acontece desde fevereiro.

Em Nanjing, foram instaladas câmaras do lado de fora das habitações de pessoas que estão em quarentena para controlar os seus movimentos 24 horas por dia. Segundo relatos do governo da região, as câmaras tornam possível “economizar gastos com pessoal e aumentar a eficiência do trabalho”.

Alguns cidadãos sujeitos a este controlo alegam não ter tido qualquer aviso prévio da instalação.

Há que estiveram fora do país e que, quando voltaram, perceberam que as autoridades tinha instalado câmaras de vigilância dentro das suas casas e alarmes magnéticos instalados nas portas.

Atualmente, não existe nenhuma lei que regule o uso de câmaras de vigilância na China. Segundo Tong Zongjin, advogado em Pequim, ouvido pela CNN, a área do lado de fora das habitações é uma “área cinzenta”, uma vez que “não faz parte da residência particular e é considerada um espaço comunitário”.

Jason Lau, especialista em privacidade e professor da Universidade Batista de Hong Kong, explicou que a população da China já se acostumou à vigilância predominante muito antes do coronavírus. “Na China, as pessoas provavelmente já assumem que o governo tem acesso a muitos dos seus dados de qualquer maneira. Ao pensarem que as medidas os manterão seguros, que manterão a comunidade segura, e que são pelo melhor interesse do público, não se preocupam mais com isso”.

De acordo com a televisão estatal chinesa, a CCTV, mais de 20 milhões de câmaras foram instaladas no país desde 2017.

As câmaras de videovigilância não são a única ferramenta tecnológica utilizada pela China para controlar a pandemia. O país desenvolveu uma app para smartphones que fornece a cada utilizador um código QR com uma cor específica conforme os sintomas que registou ou as pessoas com quem esteve em contacto: verde para quem não precisa de se isolar, amarelo para quem deve cumprir sete dias de isolamento e vermelho se forem necessários 14 dias de isolamento.

AP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É facil criticar quando se vive num país de apenas dez milhões de habitantes, com uma única lingua e sem diferenças significativas entre Norte e Sul………..vivendo assim não têm a percepção do que é viver num país com mais de mil milhões de pessoas, com várias linguas e dialectos e diferenças abismais entre população do Norte e Sul………para não falar de outros aspectos como o religioso e politico……………..mas enfim, como dizia alguem: …..pensar cansa, então as pessoas para não se cansarem……não pensam!

    • Comparativamente………….os EUA com apenas 375 milhões de habitantes, tem um feroz controlo sobre a população, que vai desde câmeras de filmar ás redes sociais…………comparativamente á China, EUA é uma ditadura…………….para não falar do progresso social e económico da familia chineza desde á décadas (a maior fonte de turistas de todo o mundo)………comparativamente com a familia estounidense que progride negativamente, social e economicamente, desde á décadas…………quem tem olhos que veja!!!!!!

      • Importa tambem dizer que os EUA, desde á décadas é a origem de conflitos bélicos em todos os continentes…………só desde a WWW2 já fez mais de 56 guerras e provocou nelas mais de 28 milhões de mortos………………podemos dizer o mesmo da China????

RESPONDER

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …