China controla quarentena com câmaras à porta e no interior das casas

As autoridades chinesas estão a instalar câmaras de vigilância no interior e à porta das residências do seus cidadãos, de forma a melhor controlar o cumprimento da quarentena obrigatória.

Na China, o uso de câmaras de vigilância não é incomum. O equipamento está espalhado pelas ruas, restaurantes e escolas. Porém, com a pandemia de covid-19, o controlo estendeu-se agora às habitações.

A notícia foi avançada pelo jornal norte-americano CNN. Segundo os relatos dos cidadãos, publicações nas redes sociais e declarações do governo, a instalação de câmaras em casas na China já acontece desde fevereiro.

Em Nanjing, foram instaladas câmaras do lado de fora das habitações de pessoas que estão em quarentena para controlar os seus movimentos 24 horas por dia. Segundo relatos do governo da região, as câmaras tornam possível “economizar gastos com pessoal e aumentar a eficiência do trabalho”.

Alguns cidadãos sujeitos a este controlo alegam não ter tido qualquer aviso prévio da instalação.

Há que estiveram fora do país e que, quando voltaram, perceberam que as autoridades tinha instalado câmaras de vigilância dentro das suas casas e alarmes magnéticos instalados nas portas.

Atualmente, não existe nenhuma lei que regule o uso de câmaras de vigilância na China. Segundo Tong Zongjin, advogado em Pequim, ouvido pela CNN, a área do lado de fora das habitações é uma “área cinzenta”, uma vez que “não faz parte da residência particular e é considerada um espaço comunitário”.

Jason Lau, especialista em privacidade e professor da Universidade Batista de Hong Kong, explicou que a população da China já se acostumou à vigilância predominante muito antes do coronavírus. “Na China, as pessoas provavelmente já assumem que o governo tem acesso a muitos dos seus dados de qualquer maneira. Ao pensarem que as medidas os manterão seguros, que manterão a comunidade segura, e que são pelo melhor interesse do público, não se preocupam mais com isso”.

De acordo com a televisão estatal chinesa, a CCTV, mais de 20 milhões de câmaras foram instaladas no país desde 2017.

As câmaras de videovigilância não são a única ferramenta tecnológica utilizada pela China para controlar a pandemia. O país desenvolveu uma app para smartphones que fornece a cada utilizador um código QR com uma cor específica conforme os sintomas que registou ou as pessoas com quem esteve em contacto: verde para quem não precisa de se isolar, amarelo para quem deve cumprir sete dias de isolamento e vermelho se forem necessários 14 dias de isolamento.

ZAP AP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É facil criticar quando se vive num país de apenas dez milhões de habitantes, com uma única lingua e sem diferenças significativas entre Norte e Sul………..vivendo assim não têm a percepção do que é viver num país com mais de mil milhões de pessoas, com várias linguas e dialectos e diferenças abismais entre população do Norte e Sul………para não falar de outros aspectos como o religioso e politico……………..mas enfim, como dizia alguem: …..pensar cansa, então as pessoas para não se cansarem……não pensam!

    • Comparativamente………….os EUA com apenas 375 milhões de habitantes, tem um feroz controlo sobre a população, que vai desde câmeras de filmar ás redes sociais…………comparativamente á China, EUA é uma ditadura…………….para não falar do progresso social e económico da familia chineza desde á décadas (a maior fonte de turistas de todo o mundo)………comparativamente com a familia estounidense que progride negativamente, social e economicamente, desde á décadas…………quem tem olhos que veja!!!!!!

      • Importa tambem dizer que os EUA, desde á décadas é a origem de conflitos bélicos em todos os continentes…………só desde a WWW2 já fez mais de 56 guerras e provocou nelas mais de 28 milhões de mortos………………podemos dizer o mesmo da China????

RESPONDER

Reembolsos do IRS já começaram a ser processados (e chegam “a meio desta semana”)

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já começou a processar os primeiros reembolsos do IRS e o valor deverá chegar à conta dos contribuintes a meio desta semana, avançou à Lusa o secretário de Estado …

Todos os anos, caem mais de 5 mil toneladas de poeira extraterrestre na Terra

A Terra está constantemente sob uma chuva de poeira espacial. Após duas décadas de recolha de material na Antártida, uma equipa de cientistas conseguiu quantificá-la: caem cerca de 5.200 toneladas de micrometeoritos a cada ano. Os …

Encontradas três "estrelas fracassadas" ultrarrápidas. Estão prestes a autodestruir-se

Uma equipa de cientistas identificou as três anãs castanhas de rotação mais rápida já encontradas. Estas estrelas, conhecidas como "estrelas fracassadas" estão a girar tão depressa que podem estar prestes a desfazer-se. Usando dados no Spitzer …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Sporting 1-1 Famalicão | Leão volta a tremer e vê Porto a 6

Segundo empate consecutivo do Sporting na Liga NOS, e pelo mesmo resultado, 1-1. Na recepção ao Famalicão, o líder do campeonato começou bem, marcou, mas sofreu um golo de imediato e nunca mais se encontrou …

Arqueólogos descobrem túnel medieval na Polónia. Tinha restos mortais de 18 carmelitas

Uma equipa de arqueólogos descobriu um cemitério medieval onde estava sediado um mosteiro do século XIV. No local foi ainda encontrado um túnel com dezoito esqueletos de padres carmelitas. A descoberta ocorreu em Jaslo - uma …

Militantes apoiados pelo Al-Qaeda defendem uso de mel contra a covid-19

O Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote à vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é "cominho preto e mel". A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações …

Em menos de um ano, a polícia foi chamada a intervir pelo menos nove vezes na mansão dos Sussex

A vida nos Estados Unidos não tem sido fácil para os duques de Sussex. No último ano, a polícia da Califórnia foi chamada pelo menos nove menos à mansão onde o casal habita desde que …

Rivalidade entre China e Índia é obstáculo à maior aproximação entre os BRICS, diz especialista

Apesar de os BRICS representarem "o tipo de relações entre países que queremos no século XXI", a rivalidade entre a Índia e a China ainda é um obstáculo a uma maior integração, dizem os especialistas. Na …

Variante sul-africana pode resistir à Pfizer. China pondera misturar vacinas

A variante do coronavírus descoberta na África do Sul pode "romper" a vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech até certo ponto, concluiu um estudo em Israel, embora a sua prevalência no país seja baixa e …