China vai criar chuva artificial suficiente para cobrir três Espanhas

A China está a criar o primeiro projeto de chuva artificial em grande escala do mundo, com o intuito de provocar a queda de precipitação suficiente para atingir um território equivalente a três vezes o tamanho de Espanha.

Este projecto está a ser implementado nas montanhas do Tibete, onde se situa uma das reservas de água mais importantes da Ásia, que alimenta os principais rios da China, da Índia e de outros países asiáticos.

O plano da empresa estatal Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China passa por construir câmaras de combustão, com o intuito de levar chuva a 1,6 milhões de quilómetros quadrados, ou seja, um território semelhante a três Espanhas, anuncia o South China Morning Post.

A tecnologia já está em fase de testes e quando concluído o projecto, será o maior sistema do mundo para provocar chuva artificial.

Nos Emirados Árabes Unidos, estão a planear construir uma montanha para provocar a queda de chuva, e equacionam ainda rebocar icebergue da Antárctida para resolver o problema da falta de água.

A própria China também tem outro projecto para “fazer chuva” numa região 10 vezes maior que Portugal, e que passa pela “inseminação” de nuvens com produtos catalisadores, para induzir a chuva sobre as províncias de Gansu, Shaanxi, Qinghai, Ningxia, Sinkiang e Mongólia Interior.

Actualmente, aviões chineses já lançam regularmente compostos químicos para as nuvens para “semear” chuva. O método é também usado como forma de filtrar o ar, devido aos elevados índices de poluição atmosférica.

Mas o projecto que está a ser desenvolvido nas montanhas do Tibete atinge proporções de grande escala. Já foram instaladas cerca de 500 câmaras de combustão, mas o objectivo é chegar às dezenas de milhares.

Essas câmaras queimam combustíveis sólidos, gerando iodeto de prata, um composto químico fundamental para a criação das partículas que formam a chuva. O vento das monções do Sul da Ásia deslocará então essas partículas para o céu, formando as nuvens e provocando chuva e neve.

Provavelmente muito mais eficaz que a famosa dança da chuva dos índios americanos.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Alguém em alguma parte do mundo vai ser penalizado por estas más práticas…. A China não consegue nem é de bom senso controlar tudo em toda a parte isso leva a um esgotamento intensivo de recursos e uma mistura explosiva…. Mas o tempo o dirá…

  2. “As câmaras queimam combustíveis sólidos, gerando iodeto de prata”. E não geram também dióxido de carbono, … efeito de estufa, … aquecimento global… bla, bla, bla…?

RESPONDER

Renault constitui-se assistente em processo contra Carlos Ghosn para "fazer valer os seus direitos"

A fabricante automóvel Renault anunciou na segunda-feira que se constituiu assistente no processo de investigação do seu antigo presidente Carlos Ghosn por abusos de bens sociais e branqueamento. Segundo noticiou a agência Lusa, em comunicado, citado …

Agentes do ex-Benfica Luka Jovic são suspeitos de branqueamento de capitais

Os agentes do antigo jogador do SL Benfica Luka Jovic, Fali Ramadani e Nikola Damjanac, são suspeitos de terem branqueado mais de 10 milhões de euros em Espanha. Os empresários Fali Ramadani e Nikola Damjanac, da …

Túmulos reais do Taj Mahal limpos pela primeira vez em 300 anos para receber Trump

Os túmulos reais do Taj Mahal foram limpos pela primeira vez em 300 anos como parte da preparação da visita do Presidente norte-americano, Donald Trump, à Índia, escreve o portal Newsweek citando média locais. Donald …

Microsoft revela novos detalhes da Xbox Series X

A Microsoft revelou novos detalhes da Xbox Series X, a principal corrente à Playstation 5 e à Nintendo Switch. A consola vai ser equipada com "12 Teraflops" e memória interna SSD. A Microsoft quer apostar forte …

OMS sobre Covid-19: O mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia

O especialista que liderou a equipa da Organização Mundial de Saúde (OMS) enviada à China disse hoje que o mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia do novo coronavírus. Bruce Aylward, médico canadiano especialista …

Um quinto das florestas australianas arderam devido a seca extrema

Os incêndios recentes "sem precedentes" que destruíram um quinto das florestas australianas estão ligados a uma seca de vários anos, devido às alterações climáticas, segundo um estudo publicado na segunda-feira. Os climatólogos estão, atualmente, a estudar …

Auditorias aos estádios da I Liga devido a casos de racismo começam amanhã

As auditorias aos estádios onde se realizam jogos da I Liga de futebol, motivadas pelos recentes atos de violência e racismo, vão decorrer até março, diz o Ministério da Administração Interna. As auditorias à segurança dos …

Liverpool já tem tantas vitórias como o invencível Arsenal de Wenger

O Liverpool operou esta segunda-feira a reviravolta sobre o West Ham (3-2) e evitou a primeira derrota na Liga inglesa de futebol, repondo a vantagem de 22 pontos para o Manchester City, no jogo que …

Lenine Cunha campeão de triplo e pentatlo em atletismo adaptado

O atleta paralímpico português Lenine Cunha sagrou-se, esta terça-feira, campeão mundial de triplo-salto e pentatlo, em Torun, na Polónia. Ana Filipe venceu a prova de triplo-salto no feminino. Lenine Cunha venceu a medalha de ouro, esta …

Kroos: Não foi fácil "adaptar-nos à falta de 40 ou 50 golos" de Ronaldo

Toni Kroos assumiu que foi difícil para o Real Madrid superar a saída de Cristiano Ronaldo. O alemão realçou a falta dos 40 ou 50 golos marcados pelo português fizeram-se sentir. Em entrevista ao The Athletic, …