Emirados Árabes Unidos querem construir uma montanha para fazer chuva

Shahinmusthafa Shahin Olakara / wikimedia

Monte Hafeet Shahin, em Al-Ain, Emirados Árabes Unidos

Monte Hafeet Shahin, em Al-Ain, Emirados Árabes Unidos

Os Emirados Árabes Unidos estão a planear construir uma montanha para provocar a queda de chuva – um projecto megalómano que é, para já, apenas uma ideia, que pode nunca passar disso.

Num país onde a chuva é escassa, a possibilidade de se criar uma montanha feita pelo homem, para promover a chuva, é vista como uma possível boa solução de futuro.

E é essa hipótese que está a ser estudada por um grupo de cientistas norte-americanos, em colaboração com o Centro Nacional de Meteorologia e Sismologia dos EAU que avançou com um financiamento de 400 mil dólares (cerca de 350 mil euros).

Especialistas do Centro Nacional para a Pesquisa Atmosférica dos Estados Unidos estão, nesta fase, “a avaliar os efeitos no tempo através do tipo de montanha, quão alta deve ser e como as colinas devem ser”, explica ao Arabian Business o investigador que lidera o projecto, Roelof Bruintjes.

“Teremos um relatório da primeira fase neste Verão como um passo inicial”, refere ainda o cientista do NCAR, sublinhando que “construir uma montanha não é uma coisa simples”, diz Bruintjes.

“Ainda estamos ocupados a terminar a assimilação, por isso estamos a fazer uma extensão de todo o tipo de alturas, larguras e localizações, enquanto simultaneamente olhamos para a climatologia local”, acrescenta.

As montanhas têm um papel determinante, em termos da meteorologia, porque fazem o ar subir, provocando a formação de nuvens que podem ser “inseminadas”.

Este método de inseminação de nuvens – que envolve a injecção de cristais de iodeto de prata para provocar a queda de água – já vem sendo usado esporadicamente, nomeadamente nos próprios EAU.

O país do Golfo Pérsico terá gasto, em 2015, mais de 500 mil dólares (à roda de 430 mil euros) neste processo.

É partindo da eficácia deste método, apesar de alguma contestação científica que envolve, que se equaciona a construção de uma “montanha-faz-chuva”, mas ainda não é certo que a ideia se torne exequível.

Por um lado, porque ainda não se sabe se se poderá passar do esboço mental à prática.

E, por outro, porque se o projecto for “demasiado caro” para as autoridades dos Emirados, não avançará, conforme destaca Bruintjes.

De qualquer dos modos, os estudos agora efectuados vão fornecer às autoridades dos EAU “uma ideia do tipo de alternativas que há para o futuro de longo termo”, conclui o investigador.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …