Emirados Árabes Unidos querem construir uma montanha para fazer chuva

Shahinmusthafa Shahin Olakara / wikimedia

Monte Hafeet Shahin, em Al-Ain, Emirados Árabes Unidos

Monte Hafeet Shahin, em Al-Ain, Emirados Árabes Unidos

Os Emirados Árabes Unidos estão a planear construir uma montanha para provocar a queda de chuva – um projecto megalómano que é, para já, apenas uma ideia, que pode nunca passar disso.

Num país onde a chuva é escassa, a possibilidade de se criar uma montanha feita pelo homem, para promover a chuva, é vista como uma possível boa solução de futuro.

E é essa hipótese que está a ser estudada por um grupo de cientistas norte-americanos, em colaboração com o Centro Nacional de Meteorologia e Sismologia dos EAU que avançou com um financiamento de 400 mil dólares (cerca de 350 mil euros).

Especialistas do Centro Nacional para a Pesquisa Atmosférica dos Estados Unidos estão, nesta fase, “a avaliar os efeitos no tempo através do tipo de montanha, quão alta deve ser e como as colinas devem ser”, explica ao Arabian Business o investigador que lidera o projecto, Roelof Bruintjes.

“Teremos um relatório da primeira fase neste Verão como um passo inicial”, refere ainda o cientista do NCAR, sublinhando que “construir uma montanha não é uma coisa simples”, diz Bruintjes.

“Ainda estamos ocupados a terminar a assimilação, por isso estamos a fazer uma extensão de todo o tipo de alturas, larguras e localizações, enquanto simultaneamente olhamos para a climatologia local”, acrescenta.

As montanhas têm um papel determinante, em termos da meteorologia, porque fazem o ar subir, provocando a formação de nuvens que podem ser “inseminadas”.

Este método de inseminação de nuvens – que envolve a injecção de cristais de iodeto de prata para provocar a queda de água – já vem sendo usado esporadicamente, nomeadamente nos próprios EAU.

O país do Golfo Pérsico terá gasto, em 2015, mais de 500 mil dólares (à roda de 430 mil euros) neste processo.

É partindo da eficácia deste método, apesar de alguma contestação científica que envolve, que se equaciona a construção de uma “montanha-faz-chuva”, mas ainda não é certo que a ideia se torne exequível.

Por um lado, porque ainda não se sabe se se poderá passar do esboço mental à prática.

E, por outro, porque se o projecto for “demasiado caro” para as autoridades dos Emirados, não avançará, conforme destaca Bruintjes.

De qualquer dos modos, os estudos agora efectuados vão fornecer às autoridades dos EAU “uma ideia do tipo de alternativas que há para o futuro de longo termo”, conclui o investigador.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas perto de provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

Cientistas já testaram com sucesso em laboratório que a microgravidade inibe o crescimento de tumores. Agora, os investigadores querem testar em órbita. Onde quer que esteja, Stephen Hawking permanece presente na ciência, e os seus mais …

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …