Chegou o reconhecimento facial para animais. E afinal, Orwell tinha razão

Há muitos desafios na aplicação da tecnologia de reconhecimento facial a animais: os porcos não têm características que os distingam entre si, e as vacas têm muitas vezes a tentação de lamber as câmaras. Contudo, há uma vantagem da utilização desta tecnologia: não parece real que os habitantes das quintas se venham a queixar de violação de direitos de imagem.

Depois de dominarem a tecnologia de reconhecimento facial em humanos, os chineses querem agora adaptar esta tendência em rostos mais peludos. Zhao Jinshi, da Universidade de Cornell, explica que os testes têm sido feitos em animais específicos como é o caso das ovelhas, porcos e vacas.

Porém, há algumas dificuldades no processo. Como explica George Orwell no seu “Triunfo dos Porcos”, todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que os demais.

Os porcos são os mais difíceis de reconhecer através deste método porque são todos muito parecidos. Mas as vacas leiteiras são especiais porque são pretas e brancas e têm formas diferentes”, contou Jinshi, enquanto verificava a tecnologia instalada num projeto numa quinta em Hebei, na China.

A China é líder mundial no desenvolvimento de recursos de reconhecimento facial. Existem quase 630 milhões de câmaras de reconhecimento facial em uso no país. A sua utilização deve-se a questões de segurança, e para conveniências do dia a dia. De acordo com o The Washington Post, as autoridades do país também usam a tecnologia para situações mais estranhas, como monitorizar dissidentes políticos e minorias étnicas.

Os empresários chineses veem agora uma oportunidade de aplicar esse conhecimento à agricultura. À medida que as quintas se tornam maiores e mais comercializadas, e a população rural tende em envelhecer, há uma limitação do número de pessoas capazes de fazer um trabalho manual.

Os agricultores têm informações como condições de saúde, datas de inseminação e resultados de testes de gravidez no sistema, que se sincroniza com as câmaras instaladas por cima dos estábulos. Se tudo isto funcionar, os agricultores podem acumular dados valiosos sem ter muito trabalho.

Sinais de doenças podem ser detetados através do uso de inteligência artificial, o que permite um tratamento mais rápido dos animais.“Este sistema é muito poderoso e definitivamente irá tornar o nosso trabalho mais fácil”, disse He Ye, o gerente da quinta na província de Hebei.

“Quando as câmaras forem instaladas, vou poder monitorizá-los em tempo real”, explica Ye, que em breve vai poder receber avisos no seu telemóvel, caso uma vaca apresente sinais de doença ou outros problemas. Para Jinshi, vai ser um desafio instalar as câmaras num sitio onde há água e lama por todo o lado.

Mas o mais desafiante é o facto de as vacas serem animais muito curiosos. “Se for feita uma pequena mudança, eles vão notar rapidamente”. As vacas, frequentemente, tendem a tentar lamber as câmaras –  “é a natureza delas” – garante Zhao.

Esta iniciativa encaixa-se perfeitamente com a meta do governo da província de Hebei que pretende duplicar a produção de leite em dois anos, e melhorar a segurança dos animais. “A indústria do leite mudou completamente, tornou-se muito mais rigorosa, e com requisitos sobre esterilização e outros regulamentos de saneamento”, conta o agricultor chinês Ye.

A China quer agora ter mais atenção com a higiene alimentar. Com a pandemia do novo coronavírus, o governo da China proibiu o comércio e o consumo de animais selvagens. A “agricultura inteligente” está a começar a mudar a forma como o setor agrícola opera, e as empresas tecnológicas da China estão a entrar em ação.

A China alimenta 22% da população mundial, mas tem apenas 10% das terras cultiváveis ​​do mundo. Esta situação cria um incentivo extra para que a China melhore os seus padrões na produção de alimentos.

Agora resta saber se vai ser fácil identificar os porcos, e se as vacas não se vão perder de amores pelas suas novas companheiras de estábulo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Retomado voo entre Portugal e a China após duas semanas de suspensão

Depois de ter sido suspensa por duas semanas, a ligação aérea entre Portugal e a China foi retomada este fim de semana. A ligação aérea entre Portugal e a China foi retomada este fim de semana, …

Líder do CDS diz que Portugal é uma "república das bananas" que já nem pune os criminosos

O líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, acusou o Governo de "descongestionar as cadeias à boleia de um pretexto sanitário". O regime especial de perdão das penas, aprovado em abril de 2020, continua em vigor, …

Há quatro mestrados portugueses entre os melhores do mundo segundo o Financial Times

Uma lista anual publicada pelo Financial Times ordena as 55 escolas de gestão em todo o mundo que mais se destacam nos 17 indicadores avaliados por esta publicação. O mestrado em Finanças da Nova School of …

Há cada vez mais denúncias de assédio. Motorista de autocarros de Coimbra foi suspenso após importunar jovem

Um motorista de autocarros de Coimbra foi suspenso depois de ter sido filmado enquanto assediava uma jovem num veículo dos SMTUC, a empresa de transportes públicos da cidade. O caso está a dar destaque a …

"A pandemia precipitou uma epidemia." Fungo negro disparou pela Índia desde a segunda vaga

A mucormicose, uma doença fúngica rara e frequentemente mortal, explodiu em toda a Índia durante a pandemia de covid-19. “A pandemia precipitou uma epidemia”, disse Bela Prajapati, otorrinolaringologista no Hospital Civil, na Índia, ao The New …

Governo aponta "soluções" para rever tabela remuneratória da Função Pública (e quer limitar "mandatos" das chefias intermédias)

O Governo está a avaliar “várias soluções” para rever a tabela remuneratória da Função Pública que passam por “alongá-la” ou alterar os momentos de entrada em cada carreira. A informação foi avançada pela ministra Alexandra Leitão, …

Já abriram os primeiros concursos para gastar a bazuca. Costa destaca "orgulho" na boa gestão de fundos europeus

Arranca, nesta segunda-feira, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com a abertura dos dois primeiros concursos para obtenção de financiamento da chamada "bazuca" europeia. O primeiro-ministro António Costa destaca a "boa gestão" dos fundos …

Parlamento sueco aprova moção de censura e derruba Governo

O primeiro-ministro sueco foi derrubado, esta segunda-feira, por um voto de desconfiança no Parlamento, situação inédita na história política da Suécia, e tem uma semana para se demitir ou convocar novas eleições. Resultado da reviravolta na …

MAI não revela velocidade a que seguia carro de Cabrita (e culpa a vítima pelo acidente)

Três dias após o acidente mortal na A6, o Ministério empurra as culpas para o trabalhador e continua a ocultar dados relativo à viagem. O Ministério da Administração Interna (MAI) recusa revelar a que velocidade seguia …

Militar de extrema-direita que ameaçou virologista belga encontrado morto

Jürgen Conings foi encontrado morto. O militar de extrema-direita estava em fuga após ameaçar um virologista, na Bélgica. O militar de extrema-direita Jürgen Conings, que estava em fuga após ameaçar um virologista, na Bélgica, “foi encontrado …