Chegou o reconhecimento facial para animais. E afinal, Orwell tinha razão

Há muitos desafios na aplicação da tecnologia de reconhecimento facial a animais: os porcos não têm características que os distingam entre si, e as vacas têm muitas vezes a tentação de lamber as câmaras. Contudo, há uma vantagem da utilização desta tecnologia: não parece real que os habitantes das quintas se venham a queixar de violação de direitos de imagem.

Depois de dominarem a tecnologia de reconhecimento facial em humanos, os chineses querem agora adaptar esta tendência em rostos mais peludos. Zhao Jinshi, da Universidade de Cornell, explica que os testes têm sido feitos em animais específicos como é o caso das ovelhas, porcos e vacas.

Porém, há algumas dificuldades no processo. Como explica George Orwell no seu “Triunfo dos Porcos”, todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que os demais.

Os porcos são os mais difíceis de reconhecer através deste método porque são todos muito parecidos. Mas as vacas leiteiras são especiais porque são pretas e brancas e têm formas diferentes”, contou Jinshi, enquanto verificava a tecnologia instalada num projeto numa quinta em Hebei, na China.

A China é líder mundial no desenvolvimento de recursos de reconhecimento facial. Existem quase 630 milhões de câmaras de reconhecimento facial em uso no país. A sua utilização deve-se a questões de segurança, e para conveniências do dia a dia. De acordo com o The Washington Post, as autoridades do país também usam a tecnologia para situações mais estranhas, como monitorizar dissidentes políticos e minorias étnicas.

Os empresários chineses veem agora uma oportunidade de aplicar esse conhecimento à agricultura. À medida que as quintas se tornam maiores e mais comercializadas, e a população rural tende em envelhecer, há uma limitação do número de pessoas capazes de fazer um trabalho manual.

Os agricultores têm informações como condições de saúde, datas de inseminação e resultados de testes de gravidez no sistema, que se sincroniza com as câmaras instaladas por cima dos estábulos. Se tudo isto funcionar, os agricultores podem acumular dados valiosos sem ter muito trabalho.

Sinais de doenças podem ser detetados através do uso de inteligência artificial, o que permite um tratamento mais rápido dos animais.“Este sistema é muito poderoso e definitivamente irá tornar o nosso trabalho mais fácil”, disse He Ye, o gerente da quinta na província de Hebei.

“Quando as câmaras forem instaladas, vou poder monitorizá-los em tempo real”, explica Ye, que em breve vai poder receber avisos no seu telemóvel, caso uma vaca apresente sinais de doença ou outros problemas. Para Jinshi, vai ser um desafio instalar as câmaras num sitio onde há água e lama por todo o lado.

Mas o mais desafiante é o facto de as vacas serem animais muito curiosos. “Se for feita uma pequena mudança, eles vão notar rapidamente”. As vacas, frequentemente, tendem a tentar lamber as câmaras –  “é a natureza delas” – garante Zhao.

Esta iniciativa encaixa-se perfeitamente com a meta do governo da província de Hebei que pretende duplicar a produção de leite em dois anos, e melhorar a segurança dos animais. “A indústria do leite mudou completamente, tornou-se muito mais rigorosa, e com requisitos sobre esterilização e outros regulamentos de saneamento”, conta o agricultor chinês Ye.

A China quer agora ter mais atenção com a higiene alimentar. Com a pandemia do novo coronavírus, o governo da China proibiu o comércio e o consumo de animais selvagens. A “agricultura inteligente” está a começar a mudar a forma como o setor agrícola opera, e as empresas tecnológicas da China estão a entrar em ação.

A China alimenta 22% da população mundial, mas tem apenas 10% das terras cultiváveis ​​do mundo. Esta situação cria um incentivo extra para que a China melhore os seus padrões na produção de alimentos.

Agora resta saber se vai ser fácil identificar os porcos, e se as vacas não se vão perder de amores pelas suas novas companheiras de estábulo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …