/

Chega ultrapassa Bloco. É a terceira força política

100

Manuel de Almeida / Lusa

A sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e o Correio da Manhã revela que o Chega aproveitou a queda de intenções de voto do Bloco de Esquerda e passou para terceira força partidária.

De acordo com a sondagem do mês de dezembro da Intercampus, realizada para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã, o Chega, PS, CDU e Iniciativa Liberal subiram em intenções de votos, enquanto o Bloco de Esquerda e o PAN caíram.

O PS continua a subir, mantendo-se cada vez mais afastado do PSD de Rui Rio. Os socialistas conseguiram 38% nas intenções de voto – mais 0,9 pontos percentuais do que no mês anterior. Já os sociais-democratas ficaram pelos 23,6% – mantendo assim uma distância de 14,4 pontos do PS.

O Chega, partido liderado por André Ventura, atingiu no último mês do ano 7,7% das intenções de voto, enquanto o Bloco de Esquerda ficou pelos 7,3%. Assim, o Chega passou a ser a terceira força política em Portugal.

A queda do partido liderado por Catarina Martins tem-se já verificado desde o voto contra o Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).

Por outro lado, o Chega não foi o único partido da direita a crescer. A Iniciativa Liberal está à frente do CDS e do PAN com 4,5% – uma subida de 1,2 pontos percentuais face à sondagem anterior.

A queda mais expressiva foi do PAN, que conseguiu 3,4% das intenções de voto e voltou a ficar atrás da CDU – que tem 5,4% das intenções de voto.

A sondagem revela ainda que o PS tem praticamente a mesma percentagem que toda a direita junta, já que o Chega, Iniciativa Liberal, PSD e CDS somam 39% das intenções de voto.

Só Costa tem nota positiva

António Costa reforça a sua imagem com 3,3 pontos numa escala de 1 a 5, sendo o único líder com uma média positiva.

O único líder que, além de António Costa, sobe na sondagem é André Ventura, que ficou com 2,2 pontos.

Catarina Martins desceu de 3 para 2,7 pontos, ficando, assim, na terceira posição, atrás de Rui Rio, que recebe uma pontuação de 2,9 pontos, e de André Silva, líder do PAN, que está com 2,8 pontos. João Cotrim de Figueiredo também tem uma nota de 2,7 pontos.

Maria Campos, ZAP //

100 Comments

  1. O BE bem pode agradecer ao Mamadou pela queda, tal como o CDS pode agradecer aos submarinos e já o PS pode vir a agradecer ao Cabrita e ao despedimento do médico legista. O povo diz CHEGA, e com razão, porque os nossos governantes continuam a agir como se o nosso povo fosse estúpido e burro.

    • Apoiar o chega não é sinal de inteligência, bem pelo contrário. E um sondagem de intenção de voto não faz do chega a terceira fprça política: é apenas uma sondagem e vinda de onde vem, muito suspeita. A isto, sim, chama-se manipulação de resultados.

      • Claro, quando a sondagem não nos dá jeito é suspeita e não passa disso, de uma sondagem. Inteligência rara…. Vais ver os resultados muito em breve.

      • Apoiar o Chega é sinal de esperança e de inteligência. Apoiar os habituais mamões PS e PSD é sinal de olhos tapados e estar de acordo em levar constantemente no pelo.

      • Apoiar oportunistas como o Ventura não é nada inteligente.
        Quem vota para f… políticos acaba por se f…
        Ventura usa estratégias semelhantes aos Nazis para ganhar poder.

      • Clara, minha cara, já não chega este suposto Esclarecido defender a demagogia pura e dura, para você o refutar deitando tudo a perder com essa resposta, essa suposição sem pés nem cabeça. Ou será que “eles andem aí” a enganar a malta a olhos vistos ? Claro que não. Nunca são tão óbvios. Ou são ?! …. “eles andem aí” …

      • Menos… é apenas uma sondagem a “meia-duzia de gatos pingados”!…
        Palermas há-os em todo o lado e não é necessário manipular nada… a realidade é que há cordeirinhos que preferem as mentiras reconfortantes de encantadores de burros como o Ventura, do as verdades incomodas!…
        É assim desde sempre e por isso é que existem religiões – para “ilunimar” os rebanhos de crentes apalermados!…
        Daí os Trump’s, os Boris, as Le Pen’s, os Bolsonaro’s, etc, etc… tudo enviados por Deus para guiar o rebanho!…

      • Este continua obcecado com o grande Ventura. Até nem deve dormir. A vermelhidão é um saco de gatos, uma desVentura. Uns pobres de espírito, pelintras quanto baste. Para eles é só estar à beirinha do Estado a parasitar. O nortismo fazia bem a esta gente. Mas o trabalho entusiasta e sem subserviências, fosca-se que faz calo!

      • Mais um cordeirinho…até tens sonhos molhados cada vez que pensas no pastor Ventura, não?
        Ele também gosta de parasitar e, além das vigarices com assinaturas de crianças, etc, ainda foi buscar uns milhares de Euros ao Estado!…

      • Mentiras ?! Mentiras é aquilo que nos prometeu o “indiano” dizendo que ia virar a página da austeridade. Temos hoje não uma página sem números mas uma página cheia deles – o maior volume de impostos dos tempos da República. Palermas e tapados como tu, ainda há às carregadas, para nossa desgraça e este caminhar triste e acabrunhado deste país, às portas da Europa.

      • Cara Clara Vicente, concordo consigo.
        Penso que seria bom termos sangue novo e novas ideias na política, os velhinhos só fazem mais do mesmo, mas escusava de ser de extremos, o CHEGA não…

  2. Querem acabar com o CHEGA? Parem de lhe dar espaço mediático!

    Os principais ‘culpados’ da subida deste personagem, é dos MEDIA e dos totós dos partidos políticos que, no afã de terem 2 minutos de tempo de antena, respondem à diarreia que sai da boca do Ventura.

      • Não meu caro, será o voto do povo que acabará com Chega. Os nossos Emigrantes por toda a Europa e EUA irão dar uma lição ao Ventura. Tenham vergonha, o povo não é estúpido.

    • Já afirmei isto várias vezes … mas quando todos os candidatos a presidente querem “um bocadinho” do Ventura, nada ajuda a este estado das coisas. Dar-lhe atenção é dar-lhe força. Não basta apontar o dedo e dizer que Ventura é isto ou aquilo. É preciso pegar nas palavras dele e desmascarar a mentira por trás da demagogia. No entanto, está visto que muita gente cai nesta “esparrela” e pensa que ele vem salvar não sei bem o quê. Portugal dos Espanhóis ? E os caracóis, são caracolitos ? São os caracóis ! Viva Portugal ! “Heróis do mar …” = a lógica de Ventura, resumida. Versão brasileira, Herbert Richards …

      • Este Filipe anda completamente de olhos vendados ou então tem ordenado fabuloso. Ele não entende aquilo que a grande maioria dos portugueses sofre. Com estas tralhas governativas, porque a enorme carga de impostos não desce? Porque esta tralha rouba descaradamente. Porque esta tralha é tão incompetente? Porque mais uma vez vão gastar milhões e milhões (dinheiro dos contribuintes) para salvar uma empresa estatal que está mais que morta e que já tinha sido retirada do Estado e da nossa responsabilidade?

    • Tudo o que referem, denota a enorme falta de espírito democrata em milhões de portugueses, naqueles que preferem a corrupção, a incompetência e a impunidade judicial dos portugueses que vivem de explorar o povo. Triste povo!

  3. Os políticos com “assento permanente” ainda não perceberem que o é Zé Povinho já não dorme tanto, está mais acordado. Os políticos tratam o povo português com desprezo. Querem lá saber do país. Querem é alimentar as maquinas partidárias. O povo que se amanhe!!. Os portugueses são um povo fantásticos, é pena que não interajam mais com a comunidade.

    • Subscrevo! De resto, estas sondagens são manipuladas, encomendadas pelos figurões da nossa praça. Já pensaram que todos os grupos média, de uma maneira ou outra estão ao serviço do sistema. Ai do jornalista que vá contra o sistema, é despedido. Atente-se no caso do médico legista, que denunciou as verdadeiras causas da morte do Ucraniano.

    • Subscrevo! A maioria das sondagens estão manipuladas pelo sistema. Os media fazem o que a voz do dono manda. Pode demorar, mas o Povo cada vez mais toma consciência. E mais tarde ou mais cedo os pulhiticos acabarão por ser chamadas à pedra.

  4. Pois claro que o nosso povo é estúpido, burro e nem sei mais quê, quem dá crédito a esse anormal do Ventura que mais pode querer ser? Concordo que não se lhe deve dar espaço mediático, sendo a melhor forma de o combater pura e simplesmente ignorando-o.

    • A tua ignorância e de tantos infelizes de espírito é que deve ser combatida. Pela tua conversa “B.S.” deves estar bem da vida, porque estás de acordo e suportas bem toda a vigarice que nos estão a fazer, sobretudo os milhões e milhões que pagamos de impostos, bem como toda a roubalheira descarada que com frequência se vê por aí.

      • E o Luís Filipe Vieira é os milhões do bes/nb? O ventura já disse alguma coisa sobre as dívidas do Benfica e dos amigos dele que ele apadrinha?

      • No meio de tanta pobreza de espirito dos comentários que li, o/a Gj tocou mesmo no ponto central que deveria nortear toda esta gente que agora rejubila de alegria com o Chega e o seu líder Ventura. Vêem o cavalheiro com um certo “Endeusamento”, que é uma atitude do mais parvo que existe, porque se suportam únicamente naquilo que ele diz (e que algumas coisas também estou de acordo) mas depois esquecem-se de pôr os neurónios a trabalhar (alguns talvez não os tenham) para tentar perceber como é que o “salvador da pátria” resolveria os problemas sociais e económicos do país. Bem sei que dizer aquilo que a plebe quer ouvir dá frutos, e isso nota-se pelos comentários de “esperança” dos cada vez mais “acólitos” que vão seguindo a personagem, tipo patetas, que nem se dão ao trabalho de pensar “um bocadinho mais longe”.

    • E o melhor é continuar como está.Estás cambada toda chupando nos até ao tutano. Eu não sei o que o Ventura poderá fazer, mas ao menos agita.
      E eh preciso agitar porque como está não pode continuar. Não se lembram da agitação de Sá Carneiro a partir de 1969?

  5. Espumem-se para aí esquerdelhos. Também há neste país quem saiba o que é injustiça. Voçês querem dar dar dar. Mas os que pagam também tem agora, felizmente, quem os entenda e represente. Estou farto de pagar para quem não faz nada. Querem receber, há que fazer trabalho comunitário, não é sentar o cú no sofá e à noite ir roubar uns telemóveis e assaltar uns carros.

  6. O CDS nunca conseguiu ser, também, uma direita moderna e liberal, e foi ficando só com a componente conservadora, daí, vai perdendo, sucessivamente, para o Chega e para a Iniciativa Liberal. O PEV nunca se conseguiu descolar do PCP, daí, é vista cada vez menos como representante de todos os ecologistas, pelo menos os ecologistas de direita, que os há, cedendo o lugar ao PAN. É gira, a política! Quando se deixa margem ou restos, aparecem os mais inteligentes e também os oportunistas e abutres.

  7. Se o Ventura for inteligente (que o é) e se jogar os pauzinhos com cabeça,dentro de poucos anos será primeiro ministro de Portugal.Há muita gente cansada destes democratas aldrabões que têm sacado o povo e o país.Não acho mal nenhum em tentar o Ventura.

  8. É mesmo interessante ou seja,no ponto de vista de muito esquerdista que comentou sobre o Passos ter dito que emigrassem eu pergunto,quantos Portugueses emigraram nos últimos 5 anos de governo PS/Comunista? ou já não há estatísticas?

      • O Reino Unido foi o país para onde emigraram mais portugueses em 2019, cerca de 25.000 das 80.000 saídas de Portugal nesse período, seguindo-se a Espanha e a Suíça, segundo o Relatório da Emigração, divulgado hoje em Lisboa. Relatório divulgado hoje pela RTP, no Jornal da Tarde.

      • E depois o Passos Coelho é o que os mandava sair ! Continuam milhares e milhares a sair, quando Costa lhes prometeu incentivos para ficarem. Isto significa que com Costa o país está um encanto, um paraíso.

      • Faltou a parte mais importante: a comparação com a emigração no tempo do “salvador” Passos!!

        “De ano para ano, o número global de portugueses a emigrar tem vindo a diminuir e essa tendência vê-se em países como o Reino Unido, França, Suíça, Alemanha ou Angola.”
        15-03-2020
        Expresso

      • Só nos 5 anos de Costa já procuraram emprego no estrangeiro mais de 400.000 portugueses. Quanto ao comparativo deste artolas “Eu!” diz bem da sua pobreza mental (doença?). Se tivesse vergonha nem falava dum momento do país em que tivemos todos de contribuir para o reabilitar de um desastre socialista que o levou à pré-falência e que, desesperadamente, o levou a pedir socorro internacional.

      • Coitado… isso está mesmo mau…
        Mas, não deixes que a realidade contrarie a tua narrativa:
        “Emigração desce para o valor mais baixo desde 2012”
        17.12.2018
        Expresso.pt

      • Carneirinho alineado, agora só para ti:
        “Emigração desce para o valor mais baixo desde 2012”
        17.12.2018
        Expresso.pt

      • Com incentivos e a saída de portugueses para o estrangeiro anda assim?! Ilusionistas esquerdoides…

      • Pois mas não te esqueças como é que o 44 deixou isto. Nem dinheiro para pagar mais dois meses de salário dos funcionários públicos havia. Essa é que é a verdade. Uma mão à frente e outra atrás.

    • Ainda ontem na televisão estatal foram referidos os milhares e milhares de portugueses que estão a procurar emprego fora, sobretudo no Reino Unido. Não o paspalhão Costa que chegou a aliciá-los com incentivos para que regressassem ? Treta, treta, treta…

      • “Milhares e milhares” são quantos ? E em comparação com o passado da Troika, qual é a diferença ?

        Como é que pode ter uma opinião se nem sequer tem a certeza dos números ? É como os “esclarecidos” que andam por aí. Já sabem tudo … Isso sim é que é treta, treta, treta.

      • Lá vem este pateta comparar o HOJE com o ONTEM do país falido pelos socialistas. Por aqui se vê a honestidade intelectual deste sujeito. Ainda assim, lhe digo: são mais de 400.000 que nos 5 anos de Costa tiveram que abandonar o país à procura de emprego. Se está feliz, brinde com espumante, que é quase Natal.

  9. E vai crescer muito mais. E com entrevistas realizadas por pessoas incompetentes como aquela que ocorreu na RTP (que foi uma vergonha) continuará a crescer.
    E não apoio o CHEGA, não gosto do CHEGA e considero que o Ventura é apenas um profundo demagogo que vive à custa de um espaço que soube identificar e ocupar.

  10. “É só Fumaça”… As sondagens são só para entreter o Zé Povinho! ” Nunca acertam… O Povo é sereno! Já atingiu a maturidade e consciência política, mais que suficientes, para não ir atrás de “Paraquedistas da política” ou “populistas engravatados”… Feliz Natal e Ano Novo para todos…

    • Está muito enganado. O povo está farto de meia dúzia de famílias que faz o que quer do dinheiro público. São uma aristocracia que se acha no direito de passar o legado de pais para filhos, para sobrinhos, netos…
      Eternamente no poder ou aqueles que eles apoiam / designam.
      O Ventura é uma válvula de escape e vai ser muito usada pelos Portugueses. Veja nas próximas legislativas. Muita gente vai ficar assustada.
      Todos os dias este partido engorda. Basta ficar quieto e esperar pelos tiros nos pés do PS, PSD, BE…

    • Desperta que andas a dormir demais. A esquerdalhada está a bater no fundo. Estamos cansados de ilusionismo patético. O povo já está a acordar.

      • A grande maioria das pessoas que vai votar CHEGA não se reconhece no partido. Apenas pretende mostrar um cartão vermelho aos partidos do regime.

      • Pois claro! Por isso é que o CHEGA é uma pedrada no charco atual. Ele é crucial perante a estagnação em que nos encontramos. Este país dormente tem que encontrar um caminho novo de vitalidade e esperança para todos.

  11. Afinal há mesmo muitos portugueses completamente acéfalos, ainda não conseguiram ver quem é esse tal Ventura e aquilo que pretende? Quem pode acreditar nas patranhas que tal energúmeno deixa saír daquela bocarra imensa? Alguém minimamente com juízo acredita que ele faz alguma coisa do que promete?
    Esperem mais algum tempo e vão ver o que o mentor dele fez com o Brasil, que de resto merece aquilo que tem. Não se lembram ou não se querem lembrar do que foram os assassinos da extrema direita ao longo da história (da esquerda também bem entendido)? Pois pensem que o povo lá do alto da sua sabedoria, há muito que afirma que no meio é que está a virtude, ou seja, DEMOCRACIA, e pouca conversa com quem pensar o contrário. Bom Natal e Bom Ano.

    • Não interessa quem é o Ventura. O caso do CHEGA e do Ventura é parecido com aquela situação que une muitos os adeptos do Sporting e FCPorto: o seu ódio pelo Benfica é comum e é tão grande ou mesmo maior (nalguns casos) do que o amor pelo seu clube.
      A situação aqui é a mesma. Muitos dos que votarão no CHEGA não querem saber do partido, das ideias, do líder para nada. Votam porque são contra os de sempre. E por isso mesmo é que o CHEGA vai roubar votos da esquerda à direita. O seu discurso cola nisso tudo e é contra o sistema.
      A melhor forma de matar o CHEGA é dar-lhe poder, isto é, torná-lo um partido do “regime”. Uma coligação com o PSD e depois a seguir desaparece. As pessoas concluirão que eram iguais a todos os outros.

  12. Vamos acordar e recordar – Ponto 1- no pós-revolução o PCP tudo tentou com o PREC tornar Portugal um novo satélite de Moscovo – não fora os militares outra vez, com Eanes à cabeça e a Democracia já era.
    Ponto – 2 – Aprovada uma Constituição, desde logo impondo uma única ideologia, o socialismo e aceitando um partido NÃO democrático como legal face à Constituição, o P.C.P. (à posteriori aconteceu outro tanto com o Bloco de Esquerda, não democrático) ambos contra a NATO, contra o Euro e defensores de ditaduras comunistas – Coreia do Norte, Venezuela, Cuba, Rússia e China.
    Ponto 3 – O nascimento do Chega é a natural reação de um organismo infetado por tanta corrupção, compadrio político, política de mentira compulsiva, uma escandalosa carga fiscal, política de solidariedade social utilizada com a exclusiva finalidade de garantir votos
    Ponto 4 – O nascimento do Chega nunca foi previsto pelo regime socialista que nos (des)governa, porque a iliteracia política e não só, nunca parou para pensar no porquê da altíssima taxa de abstenção às eleições legislativas.
    Ponto 5 – A própria Igreja Católica com um comportamento bem díspar da 1ª República, muda e surda, finge não saber da miséria física e moral, que arrasa aquilo que é o elo mais forte de qualquer sociedade, a Família – valores morais na sargeta.
    Ponto 6 – Não confundir políticas de emigração, com políticas de angariação de mão de obra barata como está a acontecer com emigrantes brasileiros, africanos e não só – não, não acusem os capitalistas, quem permite essa emigração não qualificada é o poder político.
    Ponto 7 – Apesar dos ditos estímulos para os emigrantes portugueses regressarem, tal nunca passou de um enorme fracasso – emigram os nossos jovens bem preparados e “importamos” mão de obra não qualificada
    Ponto 8 – Veja-se o que se passa na Saúde, no “melhor” sistema de saúde do mundo – abrem-se concursos para médicos especialistas, que ficam desertos. Porquê?
    Ponto 9 – Aprendam a pensar e a falar pela vossa cabeça e não continuem a revelar-se como instrumentos de ressonância da retórica requentada da Esquerda.
    Ponto 10 – Já é tempo de acabar com a Democracia só com uma face, a da Esquerda socialista marxista-leninista-maoísta – o espectro ideológico verdadeiramente democrático, livre de peias, estende-se da Extrema Direita até à Extrema -Esquerda – todos, mas mesmo todos, têm direito á plena liberdade de expressão. A luta partidária far-se-á pela ideologia que cada um defende e só isso lhe compete – a escolha competirá ao eleitor – na parte que me toca, não aceiro tutores de ideologia alguma (penso, logo existo).

    • Que grande “filme”!…
      Mas, estamos em 2020 e essa cassete está mesmo muito desatualizada…
      Então a Rússia, governada por um ditador de extrema-direita, ainda é comunista?
      Está boa…
      E, nem uma palavra sobre o BES, o BPN, as PPP’s, etc, etc??
      O Ventura também não gosta de falar disso…

      • Eu
        já tinha pedido.
        Vai ao Psiquiatra. Então o ex-agente da KGB que dirige a Rússia a seu belo prazer e na esteira tradicional do czarismo (nem deves saber o que isso é) é de direita.
        Então a Coreia do Norte e a China têm governos de ultra direita!
        Para defenderes os ideais esquerdistas que pararam no sec XIX iventas tudo.
        APRE!!!

      • Tu foste e não deu bom resultado…
        Mais uma vez, porque não percebeste à primeira: o Putin não é de direita, é de extrema-direita!!
        Basta olhar para a sua forma de governar a Rússia, para o número de milionários russos, para as privatizações (e como foram feitas), para a sua aproximação à igreja ortodoxa russa, etc, etc….
        Se não te limitasses a debitar a cassete, em vez de observares a realidade, talvez já tivesses percebido isso…
        Curiosamente (ou talvez não) nunca há qualquer argumento para justificar porque acham que o Putin ou a Rússia são comunistas… como era da KGB, é comunista (embora seja milionário e se esteja marinbando para os russos em geral) é tipo: “chuva em Novembro, logo: Natal em Dezembro”!!

        Na China não há esquerda ou direita: há uma ditadura de partido único e capitalismo de Estado!
        Coreia do Norte é basicamente uma monarquia absolutista onde o rei Kim faz o que apetece!…

  13. Eu sou SOCIALISTA SIM, MAS NÃO SOU BURRO, por isso tirei as PALAS para ver melhor, façam como eu para verem muito melhor.
    A Esquerda já tem apoio de Marcelo, porque Marcelo já é de esquerda e é unha com carne com o Costa o traidor.
    A esquerda quer é uma DITADURA, acordem portuguêses e vocês de esquerda abram os olhos para o futuro, porque assim apoiarem a esquerda vão cair como Venezuela, Cuba, Coreia do Norte, Sibéria e outras mais ditaduras de Esquerda.
    Hoje não se pode olhar a politicas, mas sim ao futuro e ás verdades.
    Queremos segurança;
    Queremos respeito;
    Queremos que as Forças de Segurança sejam respeitadas;
    Queremos acabar com os corruptos;
    Queremos reduzir os Deputados na Assembleia da República;
    Queremos quem não trabalha e que tenha condições físicas que vá trabalhar como todos nós portuguêses;
    Queremos acabar com a mama de receber sem trabalhar;
    Queremos que Generais que hoje são mais de 200 sejam reduzidos para 5 Generais, porque no meu tempo com A Guerra no Ultramar só tínhamos 5 Generais, e hoje porquê 200?;
    Queremos que o nosso País que é muito rico em tudo, é só acabar com os corruptos Portugal
    POR ISSO EU APOIO E VOTO EM ANDRÉ VENTURA E NÃO NOS COVEIROS DA NAÇÃO.

  14. Com a inércia dos restantes partidos de direita perante os acontecimentos e os extremismos de esquerda mais interessados em defender extravagâncias e alimentar polémicas é evidente que o Ventura vai tirando partido do descontentamento popular face a tanta anormalidade.

  15. Iluminado por Deus, tudo é possível.

    Porque foi Deus que o iluminou quando como inspetor tributário, contribuiu para que, entre outras, uma empresa de Paulo Lalanda de Castro não pagasse mais de 1 milhão de euros em IVA ao Estado.
    ( Informação disponível no processo Vistos Gold).
    Porque devia confessar aos “anjinhos” ( que somos nós) de quantas mais empresas/valores, ele ” protegeu” a querida Pátria.
    Porque o menino Jesus também gostaria de saber se esses expedientes foram por desinteressada caridade cristã, ou se os “fiéis” contemplados deixaram algumas moedinhas na caixa de esmolas.
    Amém

  16. É pena que os partidos do sistema não consigam dar resposta e muitos dos problemas que vão surgindo (ou o façam de forma atabalhoada e casuística) e acabem por empurrar um conjunto de eleitores para uma área de deriva iliberal (cujas propostas mais salientes representam um recuo civilizacional e onde não é crível que muitos dos apoiantes levem a sério) e, muito possivelmente, antidemocrática. Há outras forças emergentes que não a de André Ventura (ex-PSD de Passos Coelho, note-se), como o PAN, a Iniciativa Liberal, o Livre, que são mais moderados e que merecem igualmente que o eleitorado olhe para eles como alternativas políticas credíveis.

  17. É preocupante ver a subida nas sondagens de partidos que exploram a insatisfação de muitas pessoas com as circunstâncias da sua própria vida e procuram radicalizá-las, através da propagação de ideias discriminatórias e do afastamento de uma organização democrática da sociedade. Temos bons exemplos de outros países que seguiram este caminho e sabemos como estão hoje!

  18. E do Céu virá o fogo e a água. E a espada cairá sobre todos aqueles que ousem desafiar o mensageiro que traz a palavra dele próprio. Ouçam e espalhem a palavra do aVenturado que ele trará demagogia e populismo em barda. Sigam a luz e evitem as trevas e, se pela noite tiverem de caminhar, usem o colete para não serem atropelados. Chega de sofrimento, o Chega está aqui para se salvar!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.