Ex-chefe de gabinete garante que informou Azeredo (e tem provas)

Olivier Hoslet / EPA

O ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes

O antigo ministro da Defesa Azeredo Lopes vai ser chamado a depor pelos procuradores do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), depois de o ex-chefe de gabinete do antigo governante, o tenente-general Martins Pereira, ter saído do interrogatório de quinta-feira como testemunha. 

De acordo com o Diário de Notícias, que avançou a notícia na manhã desta quinta-feira, o antigo ministro vai ser chamado a depor. O seu depoimento será determinante para que os procuradores consigam confirmar se o então ministro da Defesa recebeu informação de Martins Pereira sobre o encobrimento da Polícia Judiciária Militar.

O general Martins Pereira foi ouvido nesta quinta-feira no DCIAP e, de acordo com o Correio da Manhã e o Público, o antigo chefe de gabinete terá garantido que assim que recebeu o memorando sobre a operação de encobrimento da PJM passou a informação ao ministro Azeredo Lopes.

Martins Pereira disse ter recebido o documento na reunião no Ministério da Defesa que teve com o então diretor daquela polícia, coronel Luís Vieira – que lhe terá entregado o documento – e com o major Vasco Brazão, investigador da PJM.

Durante a reunião que decorreu no final do ano passado, revelou aos procuradores o antigo chefe de gabinete, que contactou o ministro via WhatsApp para este ficar a saber da encenação. O tenente-general terá mesmo colocado o seu telemóvel à disposição dos investigadores para perícia, para que seja comprovado aquilo que alega.

O tenente-general Martins Pereira foi inquirido pelo Ministério Público na qualidade de testemunha, não tendo sido constituído arguido. Para tal, nota o DN, pesouo facto de Martins Pereira ter revelado que o ex-ministro foi informado sobre o conteúdo do memorando, no qual eram assumidas ações à margem da lei na operação de recuperação do material de Tancos.

A investigação sobre o caso de Tancos, conhecida como Operação Húbris tem nove arguidos: cinco militares da PJM, três da GNR de Loulé e um ex-fuzileiro suspeito de ter participado no assalto.

Costa quer “cúmplices e encobridores” responsabilizados

Reagindo ao Público sobre a notícia de que Martins Pereira terá informado o então ministro Azeredo Lopes, António Costa disse querer que os autores e “eventuais cúmplices e encobridores” no caso de Tancos sejam responsabilizados, sejam eles “quem forem”.

“O primeiro-ministro não comenta questões objeto de investigação criminal. Limita-se a desejar que as autoridades competentes, com a maior brevidade possível, esclareçam cabalmente o ocorrido, responsabilizando os autores do furto e os seus eventuais cúmplices e encobridores, sejam quem forem”, comunicou ao diário o gabinete de imprensa do primeiro-ministro.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Este país está contaminado. E não é de agora…

    De cada vez que acontece alguma coisa, é só descobrir podres. Quase ninguém se aproveita porque, se um gajo tiver virtude, ninguém o deixa sequer tocar na xixa.

  2. Mas quem pode acreditar no ex chefe de gabinete?
    Primeiro não tinha recebido ninguém, depois já tinha tido reunião e recebido um doc que não tinha nada de especial
    Agora até recebeu tudo e informou o Ministro.
    Mas pergunto? Se não está no Ministério há tanto tempo, como tem esse documento?
    Roubou documentos do Ministério que levou para casa quando saiu de chefe de gabinete?
    Tambem o outro militar “Brazão” estava em missão no estrangeiro e foi a casa buscar o documento? Então os militares levam a documentação oficial para as suas casas?
    É grave se assim é.
    Mas eu queria mesmo saber é como foram as armas roubadas, mas isso parece que não interessa à Policia
    Judiciária.

    • Como e por quem foram roubadas porque quem entrou deve ter sido com cúmplice interior.
      Conhecendo o regime militar certamente não foi com concluio do soldado raso.

  3. Sendo já certo que este ex-pseudo-ministro teve conhecimento (e isso é óbvio e parece-me que as provas até já foram mostradas ao Ministério Público) pergunto-me por que razão ainda não o detiveram?
    E sabendo-se que este lorpa sabia… não saberia também o outro lorpa… o primeiro-ministro?

  4. Então esses não vão para a cadeia ? Só porque são ministros ? já alguns dos desgraçados que foram fazer “turismo” na academia de Alcochete estão todos a descansar à sombra. Acredito que muitos de Alcochete nem fizeram nada ou pouco. Mais responsabilidades tem Bruno de Carvalho e está livre. Parece que em Portugal só vai preso quem mata e quem agride jogadores de futebol. Corruptos e ladrões é um descanso , só falat serem condecorados por Marcelo .. bem se calhar não falta .. Ricardo Salgado foi ?

  5. Isto é muito pior do que a República das Bananas … perdeu-se completamente a vergonha
    Se houvesse Homens com H grande era tudo demitido, mas está tudo adormecido … quando acordarem já vai ser tarde para o povinho

  6. A confirmarem-se estas declarações, vai muito mal este país com a podridão politica existente.
    Estes ditos políticos não merecem a confiança dos portugueses, pois não têm honra e mentem à descarada, mais procurando atirar areia aos olhos dos portugueses e fazer destes parvos, que não o são.
    Estou agora curioso para ver agora o que o “artista” do 1º Ministro virá agora dizer aos portugueses e esclarecer, de uma vez por todas e com verdade, se também não teve conhecimento da encenação.
    Recordem-se dos lamentáveis casos já passados e as posições tomadas.
    Não é só nisto que andamos a ser enganados, mas o futuro responderá.

  7. Ex-chefe de gabinete informou Azeredo Lopes, este por sua vez informou António Costa e este para não melindrar os compadres ficou também calado e agora que o primeiro foi caçado e começou a desbobinar o que sabia parece haver uma alcateia de implicados encobrindo-se todos uns aos outros, bonito de ver!.

RESPONDER

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …

Se recebeu uma chamada da Tunísia, não devolva. É fraude

Clientes de várias operadoras nacionais têm recebido, nas últimas semanas, um "anormal" volume de chamadas internacionais. As operadoras suspeitam de fraude. Segundo o Jornal de Notícias, várias pessoas têm recebido chamadas de u número internacional que …