Ex-chefe de gabinete garante que informou Azeredo (e tem provas)

Olivier Hoslet / EPA

O ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes

O antigo ministro da Defesa Azeredo Lopes vai ser chamado a depor pelos procuradores do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), depois de o ex-chefe de gabinete do antigo governante, o tenente-general Martins Pereira, ter saído do interrogatório de quinta-feira como testemunha. 

De acordo com o Diário de Notícias, que avançou a notícia na manhã desta quinta-feira, o antigo ministro vai ser chamado a depor. O seu depoimento será determinante para que os procuradores consigam confirmar se o então ministro da Defesa recebeu informação de Martins Pereira sobre o encobrimento da Polícia Judiciária Militar.

O general Martins Pereira foi ouvido nesta quinta-feira no DCIAP e, de acordo com o Correio da Manhã e o Público, o antigo chefe de gabinete terá garantido que assim que recebeu o memorando sobre a operação de encobrimento da PJM passou a informação ao ministro Azeredo Lopes.

Martins Pereira disse ter recebido o documento na reunião no Ministério da Defesa que teve com o então diretor daquela polícia, coronel Luís Vieira – que lhe terá entregado o documento – e com o major Vasco Brazão, investigador da PJM.

Durante a reunião que decorreu no final do ano passado, revelou aos procuradores o antigo chefe de gabinete, que contactou o ministro via WhatsApp para este ficar a saber da encenação. O tenente-general terá mesmo colocado o seu telemóvel à disposição dos investigadores para perícia, para que seja comprovado aquilo que alega.

O tenente-general Martins Pereira foi inquirido pelo Ministério Público na qualidade de testemunha, não tendo sido constituído arguido. Para tal, nota o DN, pesouo facto de Martins Pereira ter revelado que o ex-ministro foi informado sobre o conteúdo do memorando, no qual eram assumidas ações à margem da lei na operação de recuperação do material de Tancos.

A investigação sobre o caso de Tancos, conhecida como Operação Húbris tem nove arguidos: cinco militares da PJM, três da GNR de Loulé e um ex-fuzileiro suspeito de ter participado no assalto.

Costa quer “cúmplices e encobridores” responsabilizados

Reagindo ao Público sobre a notícia de que Martins Pereira terá informado o então ministro Azeredo Lopes, António Costa disse querer que os autores e “eventuais cúmplices e encobridores” no caso de Tancos sejam responsabilizados, sejam eles “quem forem”.

“O primeiro-ministro não comenta questões objeto de investigação criminal. Limita-se a desejar que as autoridades competentes, com a maior brevidade possível, esclareçam cabalmente o ocorrido, responsabilizando os autores do furto e os seus eventuais cúmplices e encobridores, sejam quem forem”, comunicou ao diário o gabinete de imprensa do primeiro-ministro.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Este país está contaminado. E não é de agora…

    De cada vez que acontece alguma coisa, é só descobrir podres. Quase ninguém se aproveita porque, se um gajo tiver virtude, ninguém o deixa sequer tocar na xixa.

  2. Mas quem pode acreditar no ex chefe de gabinete?
    Primeiro não tinha recebido ninguém, depois já tinha tido reunião e recebido um doc que não tinha nada de especial
    Agora até recebeu tudo e informou o Ministro.
    Mas pergunto? Se não está no Ministério há tanto tempo, como tem esse documento?
    Roubou documentos do Ministério que levou para casa quando saiu de chefe de gabinete?
    Tambem o outro militar “Brazão” estava em missão no estrangeiro e foi a casa buscar o documento? Então os militares levam a documentação oficial para as suas casas?
    É grave se assim é.
    Mas eu queria mesmo saber é como foram as armas roubadas, mas isso parece que não interessa à Policia
    Judiciária.

    • Como e por quem foram roubadas porque quem entrou deve ter sido com cúmplice interior.
      Conhecendo o regime militar certamente não foi com concluio do soldado raso.

  3. Sendo já certo que este ex-pseudo-ministro teve conhecimento (e isso é óbvio e parece-me que as provas até já foram mostradas ao Ministério Público) pergunto-me por que razão ainda não o detiveram?
    E sabendo-se que este lorpa sabia… não saberia também o outro lorpa… o primeiro-ministro?

  4. Então esses não vão para a cadeia ? Só porque são ministros ? já alguns dos desgraçados que foram fazer “turismo” na academia de Alcochete estão todos a descansar à sombra. Acredito que muitos de Alcochete nem fizeram nada ou pouco. Mais responsabilidades tem Bruno de Carvalho e está livre. Parece que em Portugal só vai preso quem mata e quem agride jogadores de futebol. Corruptos e ladrões é um descanso , só falat serem condecorados por Marcelo .. bem se calhar não falta .. Ricardo Salgado foi ?

  5. Isto é muito pior do que a República das Bananas … perdeu-se completamente a vergonha
    Se houvesse Homens com H grande era tudo demitido, mas está tudo adormecido … quando acordarem já vai ser tarde para o povinho

  6. A confirmarem-se estas declarações, vai muito mal este país com a podridão politica existente.
    Estes ditos políticos não merecem a confiança dos portugueses, pois não têm honra e mentem à descarada, mais procurando atirar areia aos olhos dos portugueses e fazer destes parvos, que não o são.
    Estou agora curioso para ver agora o que o “artista” do 1º Ministro virá agora dizer aos portugueses e esclarecer, de uma vez por todas e com verdade, se também não teve conhecimento da encenação.
    Recordem-se dos lamentáveis casos já passados e as posições tomadas.
    Não é só nisto que andamos a ser enganados, mas o futuro responderá.

  7. Ex-chefe de gabinete informou Azeredo Lopes, este por sua vez informou António Costa e este para não melindrar os compadres ficou também calado e agora que o primeiro foi caçado e começou a desbobinar o que sabia parece haver uma alcateia de implicados encobrindo-se todos uns aos outros, bonito de ver!.

RESPONDER

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …