Chefe de gabinete de Mário Centeno ataca Ministério Público no Facebook

André Caldas / Facebook

André Caldas, chefe de gabinete de Mário Centeno, abraça o primeiro-ministro António Costa

O Ministério Público foi alvo de várias críticas por parte do chefe de gabinete do ministro das Finanças no Facebook, sobretudo por causa dos últimos desenvolvimentos da ação judicial sobre o chamado “Mono do Rato”.

O chefe de gabinete de Mário Centeno no Ministério das Finanças, André Caldas, fez na sua página do Facebook um ataque ao Ministério Público, avança o Observador. O ex-presidente da junta de freguesia de Alvalade apontou o dedo ao procurador da ação judicial sobre o chamado “Mono do Rato” mas acabou por fazer uma crítica generalizada ao MP.

“O Ministério Público tem mostrado com regularidade não compreender bem os limites à sua atuação. Atenção, que quando assim é, a democracia é quem sofre”, escreveu o socialista num post pessoal, agora citado pelo jornal online.

“Já os tinha visto (de perto) assumir que agiam com base em notícias do CM [Correio da Manhã]. Com base no Facebook é uma estreia“, escreveu ainda, naquilo que parece ser uma referência à investigação ao caso dos bilhetes do Benfica que envolveram Centeno.

A alusão seguinte prende-se, segundo o jornal, com o facto de os movimentos contra o “Mono do Rato” terem começado nas redes sociais e terem levado a uma ação do MP que pediu a nulidade da aprovação do projeto.

Em declarações ao Observador, Caldas explica que se trata de um “post pessoal, que nem sequer é público” e que foi feito “só para os amigos do Facebook”. Contactado pela TSF, o Ministério das Finanças recusou-se a comentar o assunto.

As críticas do socialista ao Ministério Público surgem numa altura em que os socialistas têm revelado relutância em assumir a recondução da atual Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal.

No passado domingo, no seu habitual espaço de comentário na SIC, Marques Mendes defendeu que a Procuradora-Geral da República “deve ser reconduzida para um segundo mandato” e que, caso isso não aconteça, será um “uma decisão estranha e suspeita” e que “cheira a esturro”.

O mandato de Joana Marques Vidal só termina em outubro mas uma eventual substituição tem sido abordada por diferentes quadrantes. Apesar disso, o seu futuro está nas mãos do Presidente da República. É a Marcelo Rebelo de Sousa que compete fazer a nomeação, embora sob proposta do Governo, ou seja, do primeiro-ministro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …