Centeno pediu convites ao Benfica para assistir ao jogo contra o FC Porto

Nuno Fox / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças pediu dois lugares na bancada presidencial do estádio da Luz para assistir com o filho ao jogo entre o Benfica e o FC Porto, na época passada, com o seu gabinete a invocar agora “questões de segurança”.

A notícia, avançada pelo Observador, dá conta que Mário Centeno pediu ao Benfica dois convites para assistir ao clássico contra o FC Porto com o filho, que se disputou em abril de 2017, na bancada presidencial do estádio da Luz.

De acordo com o jornal online, o pedido foi feito pelo assessor diplomático do ministro das Finanças, André Costa Monteiro, em março desse ano, numa altura em que já tinha sido publicado o Código de Conduta do Governo, depois do chamado “Galpgate”, polémica das viagens oferecidas pela petrolífera a vários políticos para verem jogos do Euro 2016, que se realizou em França.

O secretário de Estado do Tesouro, Álvaro Novo, e outros dois elementos do ministério também pediram para assistir à partida, mas para lugares pagos, em qualquer uma das bancadas do estádio.

O gabinete do ministro, recentemente eleito presidente do Eurogrupo, já confirmou este pedido ao Observador, invocando “questões de segurança”. “A notoriedade pública do ministro das Finanças coloca exigências à sua participação em eventos públicos como jogos de futebol no que concerne a garantir a sua segurança pessoal”, respondeu fonte oficial.

Relativamente ao facto de este pedido poder colidir com o Código de Conduta, a mesma fonte justifica que os acessos à tribuna do presidente dos encarnados não são vendidos, portanto, não têm um valor pecuniário associado. “Os acessos em causa, que eram para assistir ao jogo na tribuna presidencial, não são comercializáveis, pelo que não têm um preço de venda definido”.

Em declarações aos jornalistas, à saída de uma visita ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa, António Costa considerou que “não há polémica nenhuma” nesta notícia. “Se o fez, é porque certamente tinha boas razões para o fazer”, afirmou ainda.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Coitadinho do Mario Centeno, já não ganha o suficiente para comprar uns bilhetes ao Benfica.
    È mais um pedinte entre nós Portugueses.

  2. Sinceramente não vejo onde está a questão…
    O que vejo aqui é aproveitamento noticioso!
    De resto é tudo normal, qualquer membro do governo tem o corpo de segurança a garantir que nada lhes acontece, é perfeitamente normal que tenha sido solicitado acesso para uma área reservada onde a Segurança seja garantida!
    A histeria popular é exatamente o objectivo destas notícias!
    “o que é que eles são mais que nós?”
    “sabem muito”
    “os favores têm contrapartidas”
    É é isto…

  3. Qual o problema?!
    Se gosta de futebol, faz muito bem em aproveitar o facto de ser ministro e gozar umas mordomias de politico aproveitador.
    Afinal se a cultura dominante é a da pedinchice e do arranjinho, cada um deve procurar a companhia daqueles com quem melhor se identifica e mais depressa nos fazem os jeitos.
    Sendo ministro das finanças, no intervalo do jogo podia ter perguntado ao presidente desse clube como se regulariza uma dívida de 600 M€ ao banco BES, cuja falência anda a ser paga por contribuintes que sequer eram clientes desse banco e tampouco são adeptos dessa agremiação futeboleira…

  4. Não tem problema nenhum que ideia, mas quando toca aos outros fazem um escândalo falam do mesmo a toda a hora, porque será??? Estes politicos de M—- não valem mesmo nada…

RESPONDER

Foguete impresso em 3D está quase pronto para a sua primeira missão no Espaço

A Relativity Space é uma empresa que pretende lançar em órbita o primeiro foguete imprimido a 3D. A startup diz que já recolheu o financiamento necessário para a sua primeira missão. Com uma visão inovadora, a …

Casaco e guitarra de Kurt Cobain vão a leilão (e valem milhares de euros)

O casaco que o líder dos Nirvana usou no lendário concerto MTV Unplugged in New York vai ser leiloado, com um preço de venda estimado em 270 mil euros. Uma guitarra de Cobain pode ficar …

"50 sombras" da Idade Média. Páginas censuradas de um livro francês encontradas nos EUA

As páginas de um romance medieval foram descobertas nos arquivos da Diocese de Worcester, no estado norte-americano de Massachusetts.  Investigadores descobriram uma versão perdida de um romance medieval, que contém cenas eróticas. O poema francês - …

A tecnologia usada na Bitcoin também está a ser usada para encontrar o amor

Várias dating apps (aplicações de encontros) estão a recorrer ao blockchain para que os seus utilizadores possam encontrar a cara-metade de uma forma mais segura e transparente. O Tinder é provavelmente a dating app mais usada …

Elon Musk quer enviar passageiros para o Espaço já no próximo ano

O bilionário Elon Musk, também fundador da fabricante de automóveis elétricos Tesla, fez um anúncio surpreendente: quer que pôr passageiros no Espaço já em 2020. “Isto pode soar totalmente louco, mas queremos tentar entrar em órbita …

Cientistas reverteram principal sintoma da esquizofrenia em camundongos

Um medicamento que está atualmente a ser desenvolvido para tratar a leucemia reverteu (em camundongos) um sintoma de esquizofrenia anteriormente intratável: o enfraquecimento da memória de trabalho. A memória de trabalho é um processo cerebral fundamental usado …

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …