Centeno pediu convites ao Benfica para assistir ao jogo contra o FC Porto

Nuno Fox / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças pediu dois lugares na bancada presidencial do estádio da Luz para assistir com o filho ao jogo entre o Benfica e o FC Porto, na época passada, com o seu gabinete a invocar agora “questões de segurança”.

A notícia, avançada pelo Observador, dá conta que Mário Centeno pediu ao Benfica dois convites para assistir ao clássico contra o FC Porto com o filho, que se disputou em abril de 2017, na bancada presidencial do estádio da Luz.

De acordo com o jornal online, o pedido foi feito pelo assessor diplomático do ministro das Finanças, André Costa Monteiro, em março desse ano, numa altura em que já tinha sido publicado o Código de Conduta do Governo, depois do chamado “Galpgate”, polémica das viagens oferecidas pela petrolífera a vários políticos para verem jogos do Euro 2016, que se realizou em França.

O secretário de Estado do Tesouro, Álvaro Novo, e outros dois elementos do ministério também pediram para assistir à partida, mas para lugares pagos, em qualquer uma das bancadas do estádio.

O gabinete do ministro, recentemente eleito presidente do Eurogrupo, já confirmou este pedido ao Observador, invocando “questões de segurança”. “A notoriedade pública do ministro das Finanças coloca exigências à sua participação em eventos públicos como jogos de futebol no que concerne a garantir a sua segurança pessoal”, respondeu fonte oficial.

Relativamente ao facto de este pedido poder colidir com o Código de Conduta, a mesma fonte justifica que os acessos à tribuna do presidente dos encarnados não são vendidos, portanto, não têm um valor pecuniário associado. “Os acessos em causa, que eram para assistir ao jogo na tribuna presidencial, não são comercializáveis, pelo que não têm um preço de venda definido”.

Em declarações aos jornalistas, à saída de uma visita ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa, António Costa considerou que “não há polémica nenhuma” nesta notícia. “Se o fez, é porque certamente tinha boas razões para o fazer”, afirmou ainda.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Coitadinho do Mario Centeno, já não ganha o suficiente para comprar uns bilhetes ao Benfica.
    È mais um pedinte entre nós Portugueses.

  2. Sinceramente não vejo onde está a questão…
    O que vejo aqui é aproveitamento noticioso!
    De resto é tudo normal, qualquer membro do governo tem o corpo de segurança a garantir que nada lhes acontece, é perfeitamente normal que tenha sido solicitado acesso para uma área reservada onde a Segurança seja garantida!
    A histeria popular é exatamente o objectivo destas notícias!
    “o que é que eles são mais que nós?”
    “sabem muito”
    “os favores têm contrapartidas”
    É é isto…

  3. Qual o problema?!
    Se gosta de futebol, faz muito bem em aproveitar o facto de ser ministro e gozar umas mordomias de politico aproveitador.
    Afinal se a cultura dominante é a da pedinchice e do arranjinho, cada um deve procurar a companhia daqueles com quem melhor se identifica e mais depressa nos fazem os jeitos.
    Sendo ministro das finanças, no intervalo do jogo podia ter perguntado ao presidente desse clube como se regulariza uma dívida de 600 M€ ao banco BES, cuja falência anda a ser paga por contribuintes que sequer eram clientes desse banco e tampouco são adeptos dessa agremiação futeboleira…

  4. Não tem problema nenhum que ideia, mas quando toca aos outros fazem um escândalo falam do mesmo a toda a hora, porque será??? Estes politicos de M—- não valem mesmo nada…

RESPONDER

Não é um quasar. Astrónomos descobrem galáxia com radiação UV intensa

Cientistas descobriram uma galáxia jovem que brilha em comprimentos de onda ultravioleta, de maneira tão brilhante quanto um quasar. Uma equipa de cientistas descobriu a galáxia BOSS-EUVLG1, com a ajuda do Gran Telescopio Canarias de La …

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …