Centeno pediu convites ao Benfica para assistir ao jogo contra o FC Porto

Nuno Fox / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças pediu dois lugares na bancada presidencial do estádio da Luz para assistir com o filho ao jogo entre o Benfica e o FC Porto, na época passada, com o seu gabinete a invocar agora “questões de segurança”.

A notícia, avançada pelo Observador, dá conta que Mário Centeno pediu ao Benfica dois convites para assistir ao clássico contra o FC Porto com o filho, que se disputou em abril de 2017, na bancada presidencial do estádio da Luz.

De acordo com o jornal online, o pedido foi feito pelo assessor diplomático do ministro das Finanças, André Costa Monteiro, em março desse ano, numa altura em que já tinha sido publicado o Código de Conduta do Governo, depois do chamado “Galpgate”, polémica das viagens oferecidas pela petrolífera a vários políticos para verem jogos do Euro 2016, que se realizou em França.

O secretário de Estado do Tesouro, Álvaro Novo, e outros dois elementos do ministério também pediram para assistir à partida, mas para lugares pagos, em qualquer uma das bancadas do estádio.

O gabinete do ministro, recentemente eleito presidente do Eurogrupo, já confirmou este pedido ao Observador, invocando “questões de segurança”. “A notoriedade pública do ministro das Finanças coloca exigências à sua participação em eventos públicos como jogos de futebol no que concerne a garantir a sua segurança pessoal”, respondeu fonte oficial.

Relativamente ao facto de este pedido poder colidir com o Código de Conduta, a mesma fonte justifica que os acessos à tribuna do presidente dos encarnados não são vendidos, portanto, não têm um valor pecuniário associado. “Os acessos em causa, que eram para assistir ao jogo na tribuna presidencial, não são comercializáveis, pelo que não têm um preço de venda definido”.

Em declarações aos jornalistas, à saída de uma visita ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa, António Costa considerou que “não há polémica nenhuma” nesta notícia. “Se o fez, é porque certamente tinha boas razões para o fazer”, afirmou ainda.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Coitadinho do Mario Centeno, já não ganha o suficiente para comprar uns bilhetes ao Benfica.
    È mais um pedinte entre nós Portugueses.

  2. Sinceramente não vejo onde está a questão…
    O que vejo aqui é aproveitamento noticioso!
    De resto é tudo normal, qualquer membro do governo tem o corpo de segurança a garantir que nada lhes acontece, é perfeitamente normal que tenha sido solicitado acesso para uma área reservada onde a Segurança seja garantida!
    A histeria popular é exatamente o objectivo destas notícias!
    “o que é que eles são mais que nós?”
    “sabem muito”
    “os favores têm contrapartidas”
    É é isto…

  3. Qual o problema?!
    Se gosta de futebol, faz muito bem em aproveitar o facto de ser ministro e gozar umas mordomias de politico aproveitador.
    Afinal se a cultura dominante é a da pedinchice e do arranjinho, cada um deve procurar a companhia daqueles com quem melhor se identifica e mais depressa nos fazem os jeitos.
    Sendo ministro das finanças, no intervalo do jogo podia ter perguntado ao presidente desse clube como se regulariza uma dívida de 600 M€ ao banco BES, cuja falência anda a ser paga por contribuintes que sequer eram clientes desse banco e tampouco são adeptos dessa agremiação futeboleira…

  4. Não tem problema nenhum que ideia, mas quando toca aos outros fazem um escândalo falam do mesmo a toda a hora, porque será??? Estes politicos de M—- não valem mesmo nada…

RESPONDER

Neymar exige mais 6,5 milhões ao Barcelona. É o terceiro processo do jogador contra o clube

Neymar processou pela terceira vez o Barcelona devido às contingências fiscais que lhe foram incutidas a título pessoal por causa dos contratos relativos à sua contratação pelos blaugranas. Segundo divulgou o Mundo esta sexta-feira, citado pelo …

Autarca de Torres Vedras condenado a multa de 5.000 euros por plágio na tese de doutoramento

O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes (PS), foi esta quinta-feira condenado a pagar uma multa de 5.000 euros, pelo crime de contrafação na tese de doutoramento. A multa será aplicada durante …

Francisco J. Marques acusado de sete crimes por divulgar e-mails do Benfica

Francisco J. Marques, Júlio Magalhães e Diogo Faria estão a ser acusados de vários crimes relativamente ao caso da divulgação dos e-mails do SL Benfica. O diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, foi …

Depressão Jorge traz fim-de-semana com chuva e vento

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um fim-de-semana chuvoso e ventoso, a começar já a partir de sábado. Em causa está a passagem da depressão Jorge por Portugal. O tempo de primavera …

Dieselgate. Volkswagen vai pagar 800 milhões de euros a clientes

O fabricante de automóveis Volkswagen está disposto a pagar cerca de 800 milhões de euros a 460.000 clientes afetados pela manipulação de motores 'diesel', após um acordo extrajudicial com o gabinete de proteção do consumidor …

Novo partido Volt Portugal perto de receber luz verde do Tribunal Constitucional

O novo partido Volt Portugal (VP) está muito perto de receber luz verde do Tribunal Constitucional para a sua formalização. De acordo com a edição desta sexta-feira do jornal Público, o processo dura já há quatro …

Vitalino Canas e Clemente Lima chumbados para o Tribunal Constitucional

A Assembleia da República 'chumbou' hoje Vitalino Canas e António Clemente Lima para juízes do Tribunal Constitucional (TC) e voltou a rejeitar reconduzir o ex-ministro Correia de Campos para presidir ao Conselho Económico e Social …

Turquia declara guerra ao regime sírio e abre portas da Europa aos refugiados após baixas em Idlib

A Turquia vai deixar de impedir que refugiados cheguem à Europa, por terra ou por mar, decisão que antecipa a chegada de refugiados da província de Idlib, no norte da Síria, onde a ofensiva do …

Cerca de 80% dos processos de racismo acabam arquivados

Cerca de 80% dos processos instaurados pela Comissão pela Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) entre 2006 e 2016 acabaram arquivados, concluiu um estudo do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, …

Liga Europa. Há um duelo entre treinadores portugueses nos "oitavos"

Com todas as equipas portuguesas fora de prova, conhecem-se os clubes que se vão defrontar nos oitavos-de-final da Liga Europa. Em competição continuam três treinadores portugueses. O sorteio dos oitavos-de-final da Liga Europa foi dado a …