Centeno pediu convites ao Benfica para assistir ao jogo contra o FC Porto

Nuno Fox / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças pediu dois lugares na bancada presidencial do estádio da Luz para assistir com o filho ao jogo entre o Benfica e o FC Porto, na época passada, com o seu gabinete a invocar agora “questões de segurança”.

A notícia, avançada pelo Observador, dá conta que Mário Centeno pediu ao Benfica dois convites para assistir ao clássico contra o FC Porto com o filho, que se disputou em abril de 2017, na bancada presidencial do estádio da Luz.

De acordo com o jornal online, o pedido foi feito pelo assessor diplomático do ministro das Finanças, André Costa Monteiro, em março desse ano, numa altura em que já tinha sido publicado o Código de Conduta do Governo, depois do chamado “Galpgate”, polémica das viagens oferecidas pela petrolífera a vários políticos para verem jogos do Euro 2016, que se realizou em França.

O secretário de Estado do Tesouro, Álvaro Novo, e outros dois elementos do ministério também pediram para assistir à partida, mas para lugares pagos, em qualquer uma das bancadas do estádio.

O gabinete do ministro, recentemente eleito presidente do Eurogrupo, já confirmou este pedido ao Observador, invocando “questões de segurança”. “A notoriedade pública do ministro das Finanças coloca exigências à sua participação em eventos públicos como jogos de futebol no que concerne a garantir a sua segurança pessoal”, respondeu fonte oficial.

Relativamente ao facto de este pedido poder colidir com o Código de Conduta, a mesma fonte justifica que os acessos à tribuna do presidente dos encarnados não são vendidos, portanto, não têm um valor pecuniário associado. “Os acessos em causa, que eram para assistir ao jogo na tribuna presidencial, não são comercializáveis, pelo que não têm um preço de venda definido”.

Em declarações aos jornalistas, à saída de uma visita ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa, António Costa considerou que “não há polémica nenhuma” nesta notícia. “Se o fez, é porque certamente tinha boas razões para o fazer”, afirmou ainda.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Coitadinho do Mario Centeno, já não ganha o suficiente para comprar uns bilhetes ao Benfica.
    È mais um pedinte entre nós Portugueses.

  2. Sinceramente não vejo onde está a questão…
    O que vejo aqui é aproveitamento noticioso!
    De resto é tudo normal, qualquer membro do governo tem o corpo de segurança a garantir que nada lhes acontece, é perfeitamente normal que tenha sido solicitado acesso para uma área reservada onde a Segurança seja garantida!
    A histeria popular é exatamente o objectivo destas notícias!
    “o que é que eles são mais que nós?”
    “sabem muito”
    “os favores têm contrapartidas”
    É é isto…

  3. Qual o problema?!
    Se gosta de futebol, faz muito bem em aproveitar o facto de ser ministro e gozar umas mordomias de politico aproveitador.
    Afinal se a cultura dominante é a da pedinchice e do arranjinho, cada um deve procurar a companhia daqueles com quem melhor se identifica e mais depressa nos fazem os jeitos.
    Sendo ministro das finanças, no intervalo do jogo podia ter perguntado ao presidente desse clube como se regulariza uma dívida de 600 M€ ao banco BES, cuja falência anda a ser paga por contribuintes que sequer eram clientes desse banco e tampouco são adeptos dessa agremiação futeboleira…

  4. Não tem problema nenhum que ideia, mas quando toca aos outros fazem um escândalo falam do mesmo a toda a hora, porque será??? Estes politicos de M—- não valem mesmo nada…

RESPONDER

Bill Gates é o homem mais admirado do mundo. Ronaldo também está na lista

O cofundador da Microsoft já não é o homem mais rico do mundo, mas continua a ser o mais admirado. Cristiano Ronaldo é o 7.º. Na semana passada, Bill Gates perdeu o lugar que ocupava há …

Volvo vai chamar à oficina mais de 500 mil carros até ao fim do ano

O problema detetado no motor dos carros poderá afetar os automóveis a diesel de quatro cilindros, construídos entre 2014 e 2019, nas marcas V40, o V60, V70, S80 e XC60. A Volvo retirou cerca de 70 …

A baunilha é mais cara do que a prata (e há já quem mate pelo "ouro verde")

A baunilha, que era vendida em 2015 por cerca de 90 euros o quilograma, disparou no ano passado para 535 euros, ultrapassando assim o valor da prata. Esta subida que quase sextuplicou o valor da …

"Nova Expo". 300 milhões para requalificar zona ribeirinha entre Pedrouços e Cruz Quebrada

O projeto que vai requalificar a zona ribeirinha entre Pedrouços e Cruz Quebrada conta com um investimento de 300 milhões de euros. À zona ocidental de Lisboa já lhe chamam de "nova Expo". A zona ribeirinha …

Descoberta imensidão de tesouros arqueológicos ao largo da Galiza. São mais de 1.600 objetos

Trabalhos de arqueologia subaquática ao largo das costas galegas permitiram descobrir nas últimas três décadas um total de 1600 objetos arqueológicos. As peças afundaram-se ao longo dos séculos durante inúmeros naufrágios e ali se foram acumulando. …

27 anos depois, Clã anunciam saída de dois elementos

Mais de um quarto do século após a sua formação, a banda do Porto vê dois dos seus elementos fundadores partirem. Os Clã anunciaram a saída de dois dos seus elementos através de um comunicado publicado …

Reduzir o uso de ar condicionado pode ajudar a salvar vidas

Há muitas pessoas a precisar da ajuda preciosa do ar condicionado para sobreviver a temperaturas cada vez mais altas. Contudo, aquele que pensamos ser o nosso maior aliado pode ser, na verdade, o nosso pior …

Porto vai ter policiamento gratificado em "zonas particularmente sensíveis"

Rui Moreira diz que nos últimos 20 anos não houve investimento na polícia e afirma que o espaço público "não pode ser apropriado por gangues". O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, anunciou esta segunda-feira …

Altos níveis de ferro associados a um menor risco de doença cardíaca

Diferentes níveis de ferro podem ter efeitos dispares na nossa saúde. Uma equipa de cientistas descobriu uma associação entre altos níveis de ferro e um menor risco de doença cardíaca. A tarefa não foi propriamente fácil …

Quénia. Ministro das Finanças preso por suborno e fraude

O Ministro das Finanças do Quénia, Henry Rotich, e vários funcionários do seu ministério foram presos esta segunda-feira por suborno e fraude num projeto de construção de duas barragens que envolve milhões de dólares. Em declarações …