Cessar-fogo em Gaza aguentou três dias e foi prolongado até segunda-feira

Michael.Loadenthal / Flickr

-

O período de cessar-fogo entre Israel e o movimento islâmico palestiniano Hamas foi prolongado por cinco dias, anunciou esta quarta-feira o Egito, que já tinha conseguido viabilizar um primeiro período de tréguas de 72 horas.

Pouco depois de terminar o período de três dias de tréguas (às 00h01 locais, 22h01 desta quarta-feira em Lisboa), um foguete lançado de Gaza atingiu Israel, ameaçando o retomar do conflito, mas entretanto foi anunciado o prolongar do cessar-fogo por um período desta vez de cinco dias.

Israel e o Hamas haviam aceitado no domingo uma proposta de cessar-fogo de 72 horas em Gaza, que acabou esta noite.

A proposta partiu do Egito e, em comunicado, Israel anunciou que “respondeu positivamente ao pedido para um novo cessar-fogo de 72 horas”.

O novo cessar-fogo ontem anunciado pelo Egito deverá acabar na noite de segunda-feira.

O conflito entre Israel e o Hamas já fez perto de dois mil mortos desde 8 de julho, sendo que as vítimas são na maioria civis palestinianos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Ténis, digo-te adeus". Maria Sharapova anuncia final da carreira

A tenista russa Maria Sharapova, antiga líder do ranking mundial e detentora de cinco títulos do Grand Slam, anunciou hoje o final da sua carreira, através de um artigo publicado nas revistas Vogue e Vanity …

Amazon abre o primeiro supermercado sem caixas registadoras

A Amazon, do empresário Jeff Bezos, abriu 25 supermercados nos Estados Unidos (EUA), cujas instalações não têm caixas registadoras. Segundo avançou o TechCrunch, citado pelo Jornal Económico (JE), para fazerem comprar nestes supermercados, os consumidores têm …

Ricardo Salgado "perplexo" com condenação por violação de prevenção de branqueamento

O ex-presidente do BES declarou hoje, ao Tribunal da Concorrência, em Santarém, a sua “perplexidade” pela condenação, pelo Banco de Portugal (BdP), por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais e financiamento do …

Portugal continua na lista negra das economias com "desequilíbrios"

Bruxelas mantém Portugal na lista das 12 economias da União Europeia (UE) com "desequilíbrios" macroeconómicos, de acordo com um novo relatório divulgado esta quarta-feira pela Comissão Europeia. O documento, um relatório de análise no âmbito …

Câmara de Lisboa fez contratos de 12 milhões de euros com empresa que tem falso engenheiro

A Câmara de Lisboa assinou vários contratos públicos, alguns por ajuste directo, com uma empresa que está a ser investigada pelo Ministério Público por ter, alegadamente, um falso engenheiro. Em causa estão mais de 12 …

Projeto do Chega sobre castração de pedófilos é "inconstitucional" (mas debate ainda é hipótese)

A Comissão de Assuntos Constitucionais decidiu hoje, por maioria, que o projeto-lei do Chega sobre castração química não preenche os requisitos constitucionais para subir a plenário, mas remeteu a decisão do seu agendamento para o …

Velório de Laura Ferreira será reservado à família

O velório de Laura Ferreira, mulher do ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, que morreu na terça-feira, durante a noite, em Lisboa, será esta quarta-feira, no centro funerário de Cascais, disse à Lusa fonte próxima da família. A …

Governo que estar em "contacto direto com cada região". Iniciativa arranca em Bragança

O executivo socialista ruma esta quarta-feira ao distrito de Bragança, para o arranque da iniciativa "Governo mais próximo", que, até quinta-feira, inclui visitas à região de ministros e secretários de Estado e uma reunião do …

Tem mais um dia para validar faturas para o IRS

As Finanças alargaram o prazo por mais um dia para que os contribuintes validem as faturas para o IRS. Isto acontece após os utilizadores terem verificado dificuldades ao entrar no portal esta terça-feira. A Autoridade Tributária …

Montijo. PS acusa autarcas do PCP de serem "forças de bloqueio"

O PS/Setúbal considera o investimento do aeroporto do Montijo "absolutamente imprescindível" e critica os autarcas do PCP da região. O PS/Setúbal acusa os autarcas do PCP da região de se transformarem em “forças de bloqueio ao …