Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

José Sena Goulão / Lusa

A Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3.

A libertação será definida através do indulto da pena, perdão parcial das penas de prisão até dois anos e licenças precárias por 45 dias, situações que o primeiro-ministro, António Costa, revelou esta quinta-feira que constam do “pacote de medidas” do decreto presidencial que prolonga por mais quinze dias o estado de emergência em Portugal.

Francisca Van Dunem garantiu que as medidas têm como objetivo cuidar da saúde dos reclusos e guardas prisionais, assegurando também as “necessidade de proteção da vítimas” e “os sentimentos de segurança da população”.

Estas libertações antecipadas, recorde-se, não podem ser atribuídas a presos preventivos ou casos de homicídio, violação, abusos de menor, violência doméstica, ou para crimes cometidos titulares de cargos políticos, forças de segurança e magistrados.

A governante disse ainda em declarações à RTP3 que “não há obrigatoriedade de sair”, ou seja, os reclusos só sairão por sua vontade e se tiverem condições para tal.

No que toca às saída precárias, os reclusos só regressarão à prisão “na altura em que a situação estiver estabilizada”. “Temos de garantir que estas pessoas quando regressarem ao espaço prisional não vão infetar outro”, disse.

“Grande parte destas pessoas irá ficar com pulseira eletrónica”, disse.

“Não podemos garantir que os reclusos possam estar em celas individuais”, disse a governante, dizendo que, para garantir esta situação, seria necessário libertar metade de toda a população prisional. “Os reclusos percebem que as medidas têm exclusivamente a ver com saúde pública”, disse ainda a ministra.

Medida “difícil de compreender”, diz o PSD

O vice-presidente do PSD André Coelho Lima considerouque a libertação de reclusos como medida para conter a propagação da covid-19 é “difícil de compreender”, mas assinalou que as limitações à circulação têm o apoio do partido.

“No que concerne às limitações de circulação e à supressão de direitos em geral têm, de facto, o nosso apoio. Esta, a medida da libertação dos prisioneiros, é difícil de compreender, e aquela específica de se excecionar políticos, juízes e agentes de segurança é realmente difícil de compreender tendo em conta o período excecional que vivemos e que exige de todos nós particular sentido de responsabilidade”, disse.

O vice-presidente social-democrata falava à agência Lusa depois de o primeiro-ministro, António Costa, ter anunciado que o Governo vai propor um perdão parcial de penas até dois anos para crimes menos graves e a agilização dos indultos presidenciais, visando evitar a propagação da pandemia de covid-19 nas prisões.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Difícil será prender alguém neste momento, com penas mais reduzidas!

    Os Portugueses vão ter alguma dificuldade em compreender, porque vai preso neste momento uma pessoa condenado a 2 ou 3 Meses de prisão, quando estão a dar perdão parcial de penas de 2 Anos, (condenações muito maiores).

    Colocam na cadeia 1 pessoa que foi condenado em 2 ou 3 Meses. (Fica exposto ao vírus) por uma pena pequena.
    Retiram da cadeia uma pessoa que apanhou 2 Anos.(Porque não pode ficar exposto ao Virus) por uma pena muito maior.

    Se é pelo Coronavirus, porque razão vai ficar exposto uma pessoa coma pena pequena, e soltam quem foi condenado com uma pena maior?

    Possivelmente neste momento não há condenações de penas mais leves!?

  2. Disse o Sr primeiro ministro.
    “Temos de garantir que estas pessoas quando regressarem ao espaço prisional não vão infectar outro”
    Então onde está o risco de contágio, dentro ou fora da cadeia??
    Os que vão mandar sair não é com medo que possam ficar infectados lá dentro??
    Não seria mais sensato, neste momento ninguém sair para evitar levar para dentro da cadeia o vírus?

RESPONDER

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …