Centros de saúde já estão a identificar utentes prioritários para vacina da covid-19

Os centros de saúde ainda não receberam as diretrizes, mas já estão já a identificar os utentes com mais de 50 anos e com patologias associadas para receberem a vacina contra a covid-19.

O Correio da Manhã avança, esta terça-feira, que os centros de saúde já estão a identificar quem são os utentes com mais de 50 anos e com patologias de risco associadas que devem ser vacinados contra a covid-19 na primeira fase de vacinação, que deverá arrancar no dia 5 de janeiro.

António Carlos Silva, delegado de saúde regional de Lisboa e Vale do Tejo, disse ao diário que apesar de as diretrizes ainda não terem chegado, “sabemos que vão chegar”.

“Os centros de saúde já sabem o que será preciso fazer, pois temos um Plano Nacional de Vacinação com um sistema muito bem montado. Estes sabem que é melhor não deixar tudo por fazer até ao dia 29“, data em que a Agência Europeia do Medicamento deverá dar luz verde à vacina da Pfizer.

O objetivo é saber “onde estão esses doentes e onde podem receber a vacina”, acrescentou o responsável em declarações ao CM. Os selecionados “serão posteriormente contactados pelos centros de saúde ou pelos médicos de família”.

O presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, Rui Nogueira, defende que é essencial apressar o processo, de modo a “afinar critérios, criando fases dentro das fases”. “Não vai haver tempo para esperar.”

O primeiro grupo de pessoas a ser vacinado em Portugal são pessoas com 50 ou mais anos com uma das seguintes patologias: insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência real e doença respiratória crónica com suporte ventilatória, ou seja, a correspondência exata das patologias mais frequentes nos casos graves da doença.

Neste primeiro grupo inserem-se ainda as pessoas residentes em lares e internadas em unidades de cuidados continuados e respetivos profissionais, a proteção dos surtos nas populações mais vulneráveis, os idosos, os profissionais de saúde diretamente envolvidos na prestação de cuidados e as forças de segurança.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Espero que façam melhor trabalho do que estão a fazer com os confinamentos, o meu filho foi fazer o teste COVID, deu negativo, e o sistema mandou-o para casa em confinamento até que o sub-delegado de saúde assine a alta ou passem os 12 dias de confinamento.
    Sistema de saúde muito confiável este…

    • Lamento, Raul. O meu filho mais velho também passou pelo mesmo.
      É com estas pequenas misérias que se começa a desenhar o horizonte de um Portugal Fantasma.

      • Outra… a ignorância é mesmo arrogante!…
        Vê lá se tens capacidade para compreender:
        “Covid-19: Quem está em isolamento não pode sair logo com teste negativo”
        sabado.pt/portugal/amp/covid-19-quem-esta-em-isolamento-nao-pode-sair-logo-com-teste-negativo

        • Quem te disse que estava em confinamento?
          Adivinhaste?
          És bruxo?
          Pois estás enganado, foi fazer um teste preventivo e deu negativo, estava a trabalhar normalmente.
          Perdeste uma boa oportunidade para estares quietinho, mas tu és assim, as mãos vão sempre à frente da cabeça, ou não pensas ou não tens capacidade para isso, precisas é de te fazeres notado como um grande iluminado, que não és.
          Para ti relembro a quadra de António Aleixo:
          Há tantos b…

          … é uma ciência.

          • É… conta-me estórias…
            E ele foi fazer o teste porque motivo?
            Acordou um dia e lembrou-se de ir fazer o teste, não??
            Provavelmente esteve em contacto com alguém que testou positivo e daí a quarentena… deves ter-te esquecido de referir essa parte…

RESPONDER

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

Cruz Vermelha estará a contratar enfermeiros por WhatsApp sem confirmar identidade nem validade da cédula

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) estará a contratar enfermeiros através da rede social WhatsApp para reforçar as equipas de enfermagem do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para o processo de vacinação contra a covid-19 no …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …