Centeno tenta evitar vazio de poder na CGD

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Mário Centeno, ministro das Finanças, pediu à actual administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) que se mantenha em funções por mais duas semanas, enquanto espera luz verde do Banco Central Europeu para a nova equipa de gestão do banco público.

A notícia é avançada pelo Jornal de Negócios, que avança que Centeno esteve reunido com a actual administração da CGD, liderada por José de Matos, na passada quinta-feira, para solicitar que continue em funções até 15 de Agosto.

A equipa de José de Matos deveria ter saído a 31 de Julho, mas a designação da nova administração, liderada por António Domingues, ainda espera o aval do Banco Central Europeu (BCE).

Marques Mendes garantiu, no seu espaço de comentário no Jornal da Noite da SIC, no domingo, que o governo se atrasou a enviar a composição da nova administração da CGD para Bruxelas, acusando Centeno de ser “um desastre” na gestão do caso concreto do banco público e da banca portuguesa em geral.

Centeno estará assim, a tentar evitar o vazio de poder na Caixa, conforme repara o Jornal de Negócios que cita uma fonte do ministério das Finanças que prevê que a transição será “tranquila”.

A administração de José Matos terá manifestado “disponibilidade” para aceitar o pedido de Centeno, conforme revela ao Jornal de Negócios o administrador não-executivo da CGD, Eduardo Paz Ferreira. Todavia, exige que esse pedido seja feito “por escrito”.

Eduardo Paz Ferreira salienta que a equipa de gestão está disposta a adiar a saída “caso tal seja formalmente solicitado pelo senhor ministro das Finanças com razões que nos levem a aceitar”, diz.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Com tanta embrulhada e incompetência este governo sobe nas sondagens….. Que passa com o nosso País? Um dia vão perceber a m…. onde nos enfiamos e será tarde…. Depois virá um governo de direita e continuará parecido…. Não entendo! Mas por certo não tarda os iluminados aqui do costume a dar as explicações que eu preciso. Pensam eles….

RESPONDER

Hotelaria pressiona Governo. Quer que turistas com estadias marcadas possam circular entre concelhos

A proibição de deslocação entre concelhos entre dia 30 de outubro e 3 de novembro de modo a evitar contágios agradou a alguns, mas não ao setor hoteleiro, que quer ser deixado de fora da …

Ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa suspensa a partir de hoje (e durante 45 dias)

A Transtejo tinha informado que a ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa estaria suspensa a partir desta segunda-feira, por 45 dias, devido a obras, mas será assegurado transporte rodoviário até ao terminal de Almada. “A …

Nagorno-Karabakh. Arménia e Azerbaijão acusam-se mutuamente de violação de novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão trocaram esta segunda-feira acusações pela violação de um novo cessar-fogo acordado no domingo para pôr fim às hostilidades no enclave de Nagorno-Karabakh, que deveria ter entrado hoje em vigor. A Arménia …

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …