/

Centeno tenta evitar vazio de poder na CGD

1

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Mário Centeno, ministro das Finanças, pediu à actual administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) que se mantenha em funções por mais duas semanas, enquanto espera luz verde do Banco Central Europeu para a nova equipa de gestão do banco público.

A notícia é avançada pelo Jornal de Negócios, que avança que Centeno esteve reunido com a actual administração da CGD, liderada por José de Matos, na passada quinta-feira, para solicitar que continue em funções até 15 de Agosto.

A equipa de José de Matos deveria ter saído a 31 de Julho, mas a designação da nova administração, liderada por António Domingues, ainda espera o aval do Banco Central Europeu (BCE).

Marques Mendes garantiu, no seu espaço de comentário no Jornal da Noite da SIC, no domingo, que o governo se atrasou a enviar a composição da nova administração da CGD para Bruxelas, acusando Centeno de ser “um desastre” na gestão do caso concreto do banco público e da banca portuguesa em geral.

Centeno estará assim, a tentar evitar o vazio de poder na Caixa, conforme repara o Jornal de Negócios que cita uma fonte do ministério das Finanças que prevê que a transição será “tranquila”.

A administração de José Matos terá manifestado “disponibilidade” para aceitar o pedido de Centeno, conforme revela ao Jornal de Negócios o administrador não-executivo da CGD, Eduardo Paz Ferreira. Todavia, exige que esse pedido seja feito “por escrito”.

Eduardo Paz Ferreira salienta que a equipa de gestão está disposta a adiar a saída “caso tal seja formalmente solicitado pelo senhor ministro das Finanças com razões que nos levem a aceitar”, diz.

ZAP

1 Comment

  1. Com tanta embrulhada e incompetência este governo sobe nas sondagens….. Que passa com o nosso País? Um dia vão perceber a m…. onde nos enfiamos e será tarde…. Depois virá um governo de direita e continuará parecido…. Não entendo! Mas por certo não tarda os iluminados aqui do costume a dar as explicações que eu preciso. Pensam eles….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.