Centeno deixa na gaveta reforma que tira poder ao governador do BdP

Stephanie Lecocq / EPA

O ministro das Finanças, Mário Centeno, deixou na gaveta uma reforma da supervisão financeira que retirava poder ao governador do Banco de Portugal (BdP), avança este domingo o jornal Expresso.

Em causa está uma reforma que, segundo apresentou Mário Centeno em meados de 2019, retira privilégios ao governador do regulador, detalha o semanário.

Esta promessa de anos não saiu ainda do papel e o responsável pela pasta das Finanças não deverá conseguir levá-la a cabo nesta sessão legislativa.

A reforma traria uma alteração substancial da supervisão, criando uma entidade de resolução bancária, retirando esses poderes do regulador. De acordo com o Expresso, pretendia-se ainda separar as outras duas áreas de atuação do supervisor: a regulação bancária para um lado e a supervisão e aplicação de sanções para outro, alterando-se também a forma de nomeação e exoneração do governador.

O BdP considerou estas alterações inaceitáveis e o atual governandor, Carlos Costa, considerou que a proposta era uma afronta à autonomia e independência do regulador.

Em janeiro, Mário Centeno garantiu que o diploma em causa seria entregue para discussão na Assembleia da República “proximamente”, mas a reforma acabou por ficar na gaveta. Com a pandemia, as Finanças desviaram a sua atenção para outros temas.

Mário Centeno, que estará no Governo a prazo, tem sido apontado – e até dado com certo – como sucessor de Carlos Costa no BdP. Segundo apurou o Expresso, tudo se decidirá na primeira quinzena de junho, data que marca também o fim da sessão legislativa.

A eventual passagem da cadeira das Finanças para o banco central implica um duplo dilema, tal como elenca o mesmo jornal: Mário Centeno não se pode nomear a si próprio e também não fará uma reforma que o poderá condicionar.

Vários partidos já se manifestaram contra uma eventual passagem direta das Finanças para o regulador, havendo forças políticas, como o PAN, que defendem que se cumpra um “período de nojo” entre o exercício de funções.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Duarte Cordeiro admite que Lisboa corre o risco de recuar no desconfinamento

O coordenador para a covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo revelou, esta segunda-feira, que o concelho de Lisboa "já está acima do limite" de 240 casos por 100 mil habitantes. "Estamos a sentir um nível …

"Um completo fracasso". Paulo Sousa criticado após derrota no arranque do Euro

O jornal polaco Przeglad Sportowi classificou de "completo fracasso" o trabalho de Paulo Sousa na derrota da Polónia frente à Eslováquia no arranque do Euro2020. A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, entrou da pior …

Maior hospital do país falha 50 regras da DGS para prevenção da covid-19

O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, o maior do país, falha 50 regras da DGS para prevenção da covid-19, incluindo risco de contaminação nos cuidados intensivos. Uma fiscalização da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) ao …

Rui Pedro Braz é o novo diretor-geral do futebol do Benfica

O Benfica anunciou, esta segunda-feira, que antigo comentador televisivo vai assumir as funções de diretor-geral do futebol profissional do clube. "O Sport Lisboa e Benfica informa que Rui Pedro Braz assume o cargo de diretor-geral do …

Rapariga enterrada com pássaro na boca intriga arqueólogos

Arqueólogos estão a tentar resolver o mistério de uma rapariga que foi enterrada, numa caverna na Polónia, há cerca de 300 anos, com a cabeça de um pássaro na boca. Embora o esqueleto desta rapariga tenha …

"Sinto-me bem". Christian Eriksen agradece apoio dos adeptos

O futebolista Christian Eriksen enviou esta terça-feira do hospital a sua primeira mensagem pública depois de ter sofrido uma paragem cardíaca em campo num jogo do campeonato europeu de futebol, agradecendo aos fãs os "incríveis" …

Cotrim Figueiredo diz que "foi um excelente arraial". PCP diz que IL "mordeu a língua"

O líder da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo, não acata as críticas feitas ao arraial do partido, que diz ter sido "excelente". Aliás, até já está a pensar no próximo. "Vou dizer aqui uma coisa …

Portugal vai seguir a "lógica da escada" no Euro 2020?

Há 25 anos, a seleção nacional iniciou uma sequência curiosa em fases finais de Europeus de futebol. Se prolongar essa sequência, não vai passar dos quartos-de-final neste torneio. Ou só chegará aos oitavos-de-final. Portugal participou até …

Há pelo menos 8.700 alunos em isolamento por causa da covid-19

Há pelo menos 8.700 alunos em isolamento profilático por causa da covid-19. Só na região de Lisboa e Vale do Tejo são 6.407. Há, neste momento, pelo menos 8.700 alunos de quarentena, dos quais mais …

Sporting: equipa de futsal disputou 48 jogos e perdeu...zero

Turma de Alvalade recuperou o título nacional, na época em que foi campeão europeu e em que também venceu a Taça da Liga. Em 40 minutos, nunca perdeu. O Sporting é o novo campeão nacional de …