/

66 louvores a funcionários. Centeno é o ministro mais “agradecido” de todo o Governo

Olivier Hoslet / EPA

Mário Centeno e os seus secretários de Estado publicaram em Diário da República 66 louvores. O seu gabinete garante que não há qualquer significado político associado – nem mesmo uma despedida anunciada.

O louvor é dado quando há uma saída, quer se trata de um funcionário ou de alguém com um cargo de chefia. Sessenta e seis pessoas – metade dos trabalhadores nomeados para exercerem funções no Ministério das Finanças na anterior legislatura (118) – mereceram esta espécie de agradecimento de Mário Centeno.

O Ministério das Finanças, contactado pelo Expresso, recusou comentar este número, mas sublinhou que não há qualquer significado político neste gesto.

A verdade é que, dentro do próprio Governo, especula-se há algum tempo que Mário Centeno está a fazer o seu último Orçamento. Antes das eleições legislativas, o ministro deu uma entrevista ao Jornal de Negócios na qual admitiu que desejava concluir o mandato como presidente do Eurogrupo – e este termina em junho de 2020.

A par das Finanças, a lista dos mais agradecidos é também composta pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, com a atribuição de 36 louvores. De acordo com o Expresso, que avança esta notícia na edição desta quinta-feira, segue-se o ministro da Defesa, João Cravinho Fomes, que louvou 30 funcionários. Não muito atrás, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, que distinguiu 24 pessoas.

O Ministério da Educação atribuiu 17 louvores, assinados por Alexandra Leitão, que deixou a secretária de Estado e lidera agora a Modernização do Estado e a Administração Pública. De acordo com o matutino, Ana Paula Vitorino e Vieira da Silva – do Mar e do Trabalho -, deixaram agradecimentos aos seus gabinetes (24 e 21, respetivamente)

Já no ministério do Adjunto e da Economia, a saída do secretário de Estado da Valorização do Interior (mudou para a Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território) foi motivo de 19 louvores, destaca o matutino, que refere ainda que os restantes ministérios também prestaram louvores, ainda que em menor quantidade.

Desde o arranque do XXII Governo, a 27 de outubro, foram atribuídos 614 louvores por todos os ministérios.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.