Centeno escolheu Louçã para o Banco de Portugal “para irritar o Governador”

Nuno Veiga / Lusa

O antigo presidente do PSD, Luis Marques Mendes

O antigo presidente do PSD, Luis Marques Mendes

A escolha de Francisco Louçã para o Conselho Consultivo do Banco de Portugal, depois de proposta de Mário Centeno, está a causar polémica e Marques Mendes diz que se trata de uma manobra do ministro das Finanças “para provocar e irritar” o Governador Carlos Costa.

Louçã é um dos fundadores do Bloco de Esquerda que tem assumido um discurso muito crítico relativamente à actuação do Banco de Portugal (BdP), visando em particular o Governador Carlos Costa.

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Marques Mendes refere assim, que a escolha de Louçã para incluir o Conselho Consultivo do BdP não é inocente politicamente e que constitui uma estratégia de Mário Centeno para atingir o Governador.

“Carlos Costa é uma espécie de ódio de estimação” do ministro das Finanças, destaca  o ex-líder do PSD. Sendo Francisco Louçã “um crítico do BdP, um crítico de Carlos Costa, um crítico da supervisão”, a sua nomeação é “uma provocação”, constata Marques Mendes, frisando que visa “irritar o Governador”.

Maria Luís e Gaspar têm que explicar-se ao Parlamento

Marques Mendes também defende que os antigos ministros das Finanças Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque têm que dar explicações no caso das transferências de 10 mil milhões de euros para offshores que não foram tratadas pelas estatísticas do Fisco, durante o governo PSD-CDS.

O comentador político realça na SIC que não basta ouvir o ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, e que Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque têm também que ser “chamados e inquiridos no Parlamento”.

Marques Mendes nota que os secretários de Estado “não têm competências próprias, mas apenas competências delegadas pelos ministros“.

“Nunca houve uma conversa destas? Quer dizer, se não houve, então que raio é que o ministro ou a ministra lá está a fazer?”, pergunta ainda o comentador político.

Marques Mendes acrescenta que, neste processo, “o que falhou foi a verificação da legalidade da origem e destino dos fundos e ver se há impostos a pagar, e depois divulgar essas transferências e isso não foi feito”. “É preciso perceber porque não foram divulgadas”, conclui.

Cristas diz que “o país deve muito a Núncio”

Paulo Núncio assumiu no sábado a “responsabilidade política” pela não publicação dos dados, demitindo-se das suas funções nos órgãos nacionais do CDS-PP. Isto depois de, inicialmente, ter imputado responsabilidades à Autoridade Tributária e de ter ouvido o ex-director do Fisco desmenti-lo e acusá-lo de, por três vezes, ter recusado a publicação das estatísticas.

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, já veio defender Núncio, notando que ao assumir a sua “responsabilidade política” revela “uma grande elevação de carácter”.

“O país deve muito ao doutor Paulo Núncio pelo trabalho de combate à fraude e à evasão fiscal”, salienta ainda Assunção Cristas durante uma visita à feira ExpoSerra em Gouveia, na Guarda.

Paulo Núncio e o actual secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, vão ao Parlamento na quarta-feira para esclarecer os deputados sobre este caso. Há, também, a intenção de chamar os responsáveis da Autoridade Tributária para ouvir o que têm a dizer.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Neo-liberais, politicos de direita e conservadores podem, e são escolhidos, para os mais variados cargos (com os resultados que o simples cidadão pode sentir “na pele”). Assim que alguém mais á esquerda é escolhido para seja o que for é um “ai Jesus”, vem lá o terror vermelho, escondam os meninos e as donzelas, etc. Tenham vergonha

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …