Centeno escolheu Louçã para o Banco de Portugal “para irritar o Governador”

Nuno Veiga / Lusa

O antigo presidente do PSD, Luis Marques Mendes

O antigo presidente do PSD, Luis Marques Mendes

A escolha de Francisco Louçã para o Conselho Consultivo do Banco de Portugal, depois de proposta de Mário Centeno, está a causar polémica e Marques Mendes diz que se trata de uma manobra do ministro das Finanças “para provocar e irritar” o Governador Carlos Costa.

Louçã é um dos fundadores do Bloco de Esquerda que tem assumido um discurso muito crítico relativamente à actuação do Banco de Portugal (BdP), visando em particular o Governador Carlos Costa.

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Marques Mendes refere assim, que a escolha de Louçã para incluir o Conselho Consultivo do BdP não é inocente politicamente e que constitui uma estratégia de Mário Centeno para atingir o Governador.

“Carlos Costa é uma espécie de ódio de estimação” do ministro das Finanças, destaca  o ex-líder do PSD. Sendo Francisco Louçã “um crítico do BdP, um crítico de Carlos Costa, um crítico da supervisão”, a sua nomeação é “uma provocação”, constata Marques Mendes, frisando que visa “irritar o Governador”.

Maria Luís e Gaspar têm que explicar-se ao Parlamento

Marques Mendes também defende que os antigos ministros das Finanças Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque têm que dar explicações no caso das transferências de 10 mil milhões de euros para offshores que não foram tratadas pelas estatísticas do Fisco, durante o governo PSD-CDS.

O comentador político realça na SIC que não basta ouvir o ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, e que Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque têm também que ser “chamados e inquiridos no Parlamento”.

Marques Mendes nota que os secretários de Estado “não têm competências próprias, mas apenas competências delegadas pelos ministros“.

“Nunca houve uma conversa destas? Quer dizer, se não houve, então que raio é que o ministro ou a ministra lá está a fazer?”, pergunta ainda o comentador político.

Marques Mendes acrescenta que, neste processo, “o que falhou foi a verificação da legalidade da origem e destino dos fundos e ver se há impostos a pagar, e depois divulgar essas transferências e isso não foi feito”. “É preciso perceber porque não foram divulgadas”, conclui.

Cristas diz que “o país deve muito a Núncio”

Paulo Núncio assumiu no sábado a “responsabilidade política” pela não publicação dos dados, demitindo-se das suas funções nos órgãos nacionais do CDS-PP. Isto depois de, inicialmente, ter imputado responsabilidades à Autoridade Tributária e de ter ouvido o ex-director do Fisco desmenti-lo e acusá-lo de, por três vezes, ter recusado a publicação das estatísticas.

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, já veio defender Núncio, notando que ao assumir a sua “responsabilidade política” revela “uma grande elevação de carácter”.

“O país deve muito ao doutor Paulo Núncio pelo trabalho de combate à fraude e à evasão fiscal”, salienta ainda Assunção Cristas durante uma visita à feira ExpoSerra em Gouveia, na Guarda.

Paulo Núncio e o actual secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, vão ao Parlamento na quarta-feira para esclarecer os deputados sobre este caso. Há, também, a intenção de chamar os responsáveis da Autoridade Tributária para ouvir o que têm a dizer.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Neo-liberais, politicos de direita e conservadores podem, e são escolhidos, para os mais variados cargos (com os resultados que o simples cidadão pode sentir “na pele”). Assim que alguém mais á esquerda é escolhido para seja o que for é um “ai Jesus”, vem lá o terror vermelho, escondam os meninos e as donzelas, etc. Tenham vergonha

RESPONDER

Constitucional chumba barrigas de aluguer pela segunda vez

O Tribunal Constitucional chumbou, esta quarta-feira, pela segunda vez, o diploma do Parlamento sobre gestação de substituição, depois de um chumbo no ano passado. O BE apresentou uma proposta em que se previa "que a gestante …

Furacão Humberto ganha força a caminho das Bermudas

O furacão Humberto aumentou de intensidade nas últimas horas e atingiu a categoria 3 a caminho das Bermudas, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) nesta quarta-feira. O terceiro furacão da temporada no Atlântico, …

Brasil é o país lusófono com mais refugiados. Já Portugal tem as maiores remessas dos emigrantes

Um relatório das Nações Unidas (ONU) revelou que o Brasil é o país lusófono que acolhe mais refugiados, Portugal é o que recebe mais remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento de estrangeiros …

Ryanair deixa de voar entre Porto e Lisboa em outubro (mas fica com base mais reduzida em Faro)

A transportadora aérea irlandesa Ryanair vai deixar de voar entre Porto e Lisboa a partir de 25 de outubro devido a “razões comerciais”. A confirmação foi dada pela empresa ao Jornal de Notícias. Em abril, a …

Frente-a-frente entre Costa e Rio teve menos 633 mil espectadores do que o debate entre Costa e Passos em 2015

O frente-a-frente entre António Costa e Rui Rio, os líderes dos dois maiores partidos, teve menos audiência do que o confronto de há quatro anos, entre António Costa e Pedro Passos Coelho. Cerca de de …

EDP condenada a multa de 48 milhões por abuso de posição dominante na produção de energia

A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou a EDP por abuso de posição dominante. A coima de 48 milhões de euros foi aplicada à EDP Produção por manipular a oferta de serviços de sistema que regula …

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no Ensino Superior não era tão alta

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no ensino superior não era tão alta. Relativamente aos alunos de cursos científico-humanísticos, a média dos colocados tem vindo a aumentar desde 2015, tendo atingido …

Futebolistas internacionais russos Kokorin e Mamayev saíram da prisão

Pavel Mamayev e Alexander Kokorin foram detidos depois de atacarem dois homens, um responsável do governo, num estacionamento de um hotel, e um outro num café. Deixam a prisão por "bom comportamento". Os futebolistas internacionais russos …

Praga de baratas fecha refeitório do hospital Amadora-Sintra

Uma praga de baratas está a afetar o Hospital Amadora-Sintra, provocando sérios transtornos às centenas de trabalhadores desta unidade de saúde. O caso foi denunciado ao Correio da Manhã por funcionários e confirmado pelo hospital. A …

Singapura é a inesperada vencedora da crise em Hong Kong

A instabilidade política está a levar uma crescente instabilidade económica em Hong Kong. Quem beneficia com isto é a Singapura, que surge como alternativa no mercado asiático. Em Hong Kong, o duelo entre os manifestantes contra …