Centeno elogia banca e admite adiar créditos para lá de setembro

Stephanie Lecocq / EPA

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças, Mário Centeno, indicou que está em cima da mesa o prolongamento das moratórias nos créditos à habitação e a empresas para lá de setembro, seguindo a posição dos bancos, que acreditam que será necessário prolongar aquele prazo.

“A duração da moratória terá sempre de ser avaliada. Admito prolongar essa moratória”, respondeu, numa entrevista à TSF esta terça-feira, citada pelo Expresso. Não se pode “criar momentos de rutura muito significativos”, mas todos têm de reagir, apontou.

Centeno considerou que a banca tem dado um “apoio enormíssimo”, tendo criado também moratórias privadas para abranger créditos excluídos da moratória legal (como créditos à habitação de emigrantes ou crédito ao consumo).

As moratórias permitiram alcançar pedidos que aliviaram 12 mil milhões de euros de créditos, em juros e em capital, avançou o ministro das Finanças, afirmando que a “banca foi muito rápida e eficaz” e desdramatizando as falhas nas linhas de crédito garantidas pelo Estado, já que são dezenas de milhares de pedidos a entrar no sistema.

Quanto à situação da TAP, Centeno disse que ainda não há valores exatos em cima da mesa a colocar na companhia aérea. “O acionista privado tem colocado vários números, que variam ao longo do tempo e não de forma facilmente entendível”, sublinhou, adiantando que falta informação.

“Anteciparia que nas próximas semanas tudo isto se tornasse mais claro”, disse, lembrando que “o papel dos acionistas é acudir as empresas quando estão em dificuldades”.

O Estado, pondo dinheiro, tem que fazer parte da gestão: “Tem de haver entendimento estratégico e do percurso que a empresa fará”. Mas apontou: “Não vejo nenhuma empresa que tenha necessidade imperiosa, inultrapassável, de ser nacionalizada”.

Na resposta à crise, Centeno não dá muitas certezas sobre que efeitos terá, apenas garantindo: “Estamos a fazer o contrário de austeridade. Significa fazer cortes na despesa e aumentos de impostos e nós estamos a fazer o contrário disso. Esta é a resposta adequada a este momento”.

“O que aí vier depende muito do caráter mais ou menos temporário desta recessão”, considerou, indicando ainda que “não podemos cometer erro duas vezes em menos de 10 anos” e que é preciso uma rede de apoio europeia.

Centeno falou ainda sobre o Orçamento Suplementar. “Em Portugal tem havido um enorme consenso político, muitas vezes não havendo uma concordância total, mas há um sentimento muito forte de uma resposta efetiva”, referiu, assumindo que os parceiros principais serão sempre Bloco de Esquerda e PCP.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uma das estrelas mais próximas da Terra pode ser uma fábrica de matéria escura

A estrela vermelha gigante Betelgeuse pode estar a produzir toneladas de partículas hipotéticas de matéria escura chamadas axiões que, se existirem, emitirão um sinal revelador. Sendo um ponto vermelho brilhante na constelação de Órion, Betelgeuse é …

Quem bebe café tem melhor controlo motor e maior nível de atenção, diz estudo

Um investigador da Universidade do Minho (UMinho) concluiu que consumidores de café têm melhor controlo motor, maiores níveis de atenção e alerta e que a cafeína tem "benefícios na aprendizagem e na memória", divulgou esta …

Pas de Deux cósmico. NASA mostra dois buracos negros a distorcer a luz à sua volta

A NASA publicou um vídeo em que mostra um par de buracos negros com milhões de vezes a massa do Sol que executam um pas de deux hipnótico. A visualização da NASA mostra como os buracos …

Inteligência Artificial recriou a voz de Einstein (e é possível fazer-lhe perguntas)

Graças à Inteligência Artificial, os fãs do Nobel da Física Albert Einstein podem agora "falar" com o físico alemão online. Segundo o site IFLScience, a ideia partiu das empresas Aflorithmic e UneeQ, sediadas no Reino Unido …

O SUV BZ4X lança o mote para a nova sub marca de elétricos da Toyota

A Toyota apresentou o primeiro modelo 100% elétrico da BZ, acrónimo de Beyond Zero (além do zero), sub marca da fabricante nipónica dedicada exclusivamente aos elétricos. O SUV BZ4X será o primeiro de uma ofensiva …

A "tele-escola" em 2006: Gisela conta como era

20 de abril de 2020: o regresso da escola à RTP, agora com a designação Estudo Em Casa. Um ano depois desse momento, cruzámo-nos com uma jovem que nasceu em 1994 e que ainda estudou …

O famoso consumo de chá de Jane Austen liga a escritora ao comércio de escravos

O consumo de chá de Jane Austen vai ser submetido a "interrogatório histórico" sobre as suas ligações à escravatura, de acordo com o diretor de um museu dedicado à autora inglesa. A casa da escritora na …

Júri declara ex-polícia Derek Chauvin culpado da morte de George Floyd

Os jurados do julgamento do ex-agente da polícia acusado do homicídio do afro-americano George Floyd chegaram a acordo sobre o veredito esta terça-feira. Derek Chauvin foi considerado culpado. A decisão dos jurados, reunidos desde segunda-feira num …

Lago "assassino" matou cerca de 1.800 pessoas em apenas alguns minutos (e a história pode repetir-se)

A noite de 21 de agosto de 1986 parecia ser igual a outra qualquer. Até que, por volta das 21h30, ouviu-se um barulho muito estranho no Lago Nyos, no noroeste dos Camarões. E em minutos, …

Nigéria. Youtube fecha canal de pastor que pretende "curar a homossexualidade"

O pastor nigeriano TB Joshua apelou aos seus seguidores a "rezarem pelo YouTube" e a não responderem através do ódio ao encerramento do seu canal naquela plataforma, onde colocou vídeos em que afirmava "curar a …