Centeno elogia banca e admite adiar créditos para lá de setembro

Stephanie Lecocq / EPA

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças, Mário Centeno, indicou que está em cima da mesa o prolongamento das moratórias nos créditos à habitação e a empresas para lá de setembro, seguindo a posição dos bancos, que acreditam que será necessário prolongar aquele prazo.

“A duração da moratória terá sempre de ser avaliada. Admito prolongar essa moratória”, respondeu, numa entrevista à TSF esta terça-feira, citada pelo Expresso. Não se pode “criar momentos de rutura muito significativos”, mas todos têm de reagir, apontou.

Centeno considerou que a banca tem dado um “apoio enormíssimo”, tendo criado também moratórias privadas para abranger créditos excluídos da moratória legal (como créditos à habitação de emigrantes ou crédito ao consumo).

As moratórias permitiram alcançar pedidos que aliviaram 12 mil milhões de euros de créditos, em juros e em capital, avançou o ministro das Finanças, afirmando que a “banca foi muito rápida e eficaz” e desdramatizando as falhas nas linhas de crédito garantidas pelo Estado, já que são dezenas de milhares de pedidos a entrar no sistema.

Quanto à situação da TAP, Centeno disse que ainda não há valores exatos em cima da mesa a colocar na companhia aérea. “O acionista privado tem colocado vários números, que variam ao longo do tempo e não de forma facilmente entendível”, sublinhou, adiantando que falta informação.

“Anteciparia que nas próximas semanas tudo isto se tornasse mais claro”, disse, lembrando que “o papel dos acionistas é acudir as empresas quando estão em dificuldades”.

O Estado, pondo dinheiro, tem que fazer parte da gestão: “Tem de haver entendimento estratégico e do percurso que a empresa fará”. Mas apontou: “Não vejo nenhuma empresa que tenha necessidade imperiosa, inultrapassável, de ser nacionalizada”.

Na resposta à crise, Centeno não dá muitas certezas sobre que efeitos terá, apenas garantindo: “Estamos a fazer o contrário de austeridade. Significa fazer cortes na despesa e aumentos de impostos e nós estamos a fazer o contrário disso. Esta é a resposta adequada a este momento”.

“O que aí vier depende muito do caráter mais ou menos temporário desta recessão”, considerou, indicando ainda que “não podemos cometer erro duas vezes em menos de 10 anos” e que é preciso uma rede de apoio europeia.

Centeno falou ainda sobre o Orçamento Suplementar. “Em Portugal tem havido um enorme consenso político, muitas vezes não havendo uma concordância total, mas há um sentimento muito forte de uma resposta efetiva”, referiu, assumindo que os parceiros principais serão sempre Bloco de Esquerda e PCP.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …

Creches "verdes" na Finlândia mudaram o sistema imunitário das crianças

Um pequeno experimento mostra que brincar numa "pequena floresta" durante apenas um mês pode ser o suficiente para mudar o sistema imunitário de uma criança. De acordo com o site Science Alert, várias creches na Finlândia …