Centeno diz que Eurogrupo teve posição “construtiva” sobre OE2017

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças considerou esta segunda-feira, em Bruxelas, que os seus parceiros da zona euro têm uma posição “construtiva” sobre o Orçamento do Estado para 2017, mas admitiu haver “metas muito exigentes”.

“A posição do Eurogrupo face ao orçamento português foi muito construtiva e positiva”, disse Mário Centeno, que hoje debateu com os seus homólogos da zona euro o projeto orçamental português para o próximo ano e que teve por base os pareceres adotados pela Comissão Europeia em 16 de novembro passado.

O ministro das Finanças indicou também, em declarações aos jornalistas, que “Portugal tem neste momento um conjunto de indicadores económicos muito positivos que vêm em crescendo, em aceleração desde o início do ano”, mas que não é totalmente refletido nesta avaliação do Eurogrupo.

Porém, segundo o Diário de Notícias, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, afirmou no final da reunião que todos concordam que o projeto orçamental “está em risco de incumprimento”.

“Concordámos que a Bélgica, Itália, Chipre, Lituânia, Eslovénia, Finlândia, Espanha e Portugal apresentaram projetos orçamentais que estão em risco de incumprimento“, afirmou.

“Ouvimos em detalhe os compromissos feitos pelos colegas para implementarem medidas, para assegurarem que os orçamentos cumprirão as regras do pacto de estabilidade e crescimento”, afirmou, citado pelo jornal.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O senhor Centeno e a restante farinha do mesmo saco estão neste momento de facto com muita sorte em relação a Bruxelas porque por toda a Europa começa a haver sinais de forte contestação em relação à UE e o medo de todos esses senhores lá bem instalados de que a extrema-direita venha tomar conta disto tudo leva-os agora a ser mais brandos com as suas exigências com receio que a situação fique completamente fora de controle sobretudo depois da decisão britânica.

RESPONDER

A famosa estrela Betelgeuse está a recuperar o seu brilho

Novas observações revelaram que a famosa estrela Betelgeuse, cujo brilho diminuiu de forma inexplicável desde outubro, está a conseguir reverter este efeito de escurecimento, recuperando o seu brilho.  A estrela, uma super-gigante vermelha pertencente à …

Sardenha vai cobrar entrada em praia invadida por turistas

Sardenha, em Itália, quer limitar a entrada de turistas numa das suas famosas praias, La Pelosa. A praia vai ter lotação limitada e a entrada vai ser paga para maiores de 12 anos. As medidas de …

Se não quer que a Alexa e a Siri ouçam a sua vida privada, basta usar uma "pulseira do silêncio"

Uma equipa de professores de ciência da computação da Universidade de Chicago inventou uma pulseira especial que interfere com todos os microfones próximos, incluindo os dos altifalantes e assistentes inteligentes. As câmaras de segurança e altifalantes …

Algoritmo analisa textos de Edgar Allan Poe e indica que autor pode não ter cometido suicídio

Através de um algoritmo que identifica marcadores linguísticos de depressão e cognição suicida, investigadores norte-americanos que o escritor Edgar Allan Poe pode não ter cometido suicídio. Nesta análise, investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos …

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …