Uma estreia. Mário Centeno é o primeiro indigitado ao BdP a receber votos negativos

José Sena Goulão / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

A partir de 2015, passou a ser necessário submeter os indigitados pelo Governo. Mário Centeno é o primeiro nome proposto para a cúpula do Banco de Portugal a receber votos negativos do Parlamento.

O relatório relativo à audição de Mário Centeno foi aprovado esta quarta-feira pelo PS, com um empurrão da abstenção do PSD e do PCP. No entanto, deputados de cinco partidos votaram contra o relatório.

Segundo o Expresso, o Bloco de Esquerda, PAN, CDS, Iniciativa Liberal e o deputado social-democrata Álvaro Almeida votaram contra o relatório feito pelo deputado do PS João Paulo Correia, que faz uma transcrição do que se passou na audição da semana passada, não incluindo qualquer avaliação ou conclusão própria.

O PSD e o PCP abstiveram-se, mas anunciaram que iriam apresentar uma declaração de voto, e o PS foi o único a votar favoravelmente o relatório. O Chega, com assento na comissão de orçamento e finanças, não esteve presente na votação.

Agora, com esta aprovação, o Governo pode avançar com a nomeação do governador mesmo com os votos desfavoráveis. Recorde-se que, esta terça-feira, o Supremo Tribunal Administrativo rejeitou a providência cautelar do Iniciativa Liberal (IL) para travar a nomeação do ex-ministro das Finanças.

A concretizar-se a designação em Conselho de Ministros (que se realiza normalmente às quintas-feiras), o novo governador é nomeado apesar de votos negativos no Parlamento, algo inédito.

Na audição da semana passada, já todos os partidos, à exceção do PS, tinham mostrado desagrado com a indigitação de Mário Centeno. Agora, só o PS está a favor do relatório.  PSD e PCP abstiveram-se por se tratar apenas de um relato do que foi feito.

Até hoje, ainda não tinha acontecido a existência de chumbos a nenhum dos nomes que foram submetidos a audição parlamentar antes de serem designados para o Banco de Portugal, algo que só existe desde que, em 2015, se tornou obrigatória após uma proposta do PS.

O matutino realça que, até aqui, houve apenas abstenções, mas nunca votos contra: uma com Carlos Costa e outra com Elisa Ferreira.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Presidente da Câmara de Borba vai ser julgado por cinco crimes de homicídio

O autarca António Anselmo vai ser julgado por cinco crimes de homicídio no caso do deslizamento na pedreira que arrastou a Estrada Municipal 255, a 19 de novembro de 2018. O presidente da Câmara de …

Ministro só "observa". A "palavra final" sobre reforma militar é de Marcelo Rebelo de Sousa

João Gomes Cravinho foi questionado sobre as críticas deixadas pelos chefes militares dos três ramos das Forças Armadas na comissão de Defesa Nacional. Esta terça-feira, o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, considerou que atualmente …

UE e EUA chegam a acordo na "guerra" de 17 anos Boeing-Airbus

O braço de ferro entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos, que durava há 17 anos, por causa dos subsídios à Boeing e à Airbus chegou hoje ao fim. A União Europeia (UE) e …

Hungria proíbe "promoção" da homossexualidade junto de menores

A lei húngara proíbe a "representação" da homossexualidade e da transexualidade em espaços públicos, e foi aprovada por 157 deputados. A Hungria aprovou, esta terça-feira, uma lei que proíbe a “promoção” da homossexualidade junto dos menores …

Portugueses poupam, em média, 161 euros por mês em teletrabalho

Os portugueses conseguem poupar, em média, cerca de 161 euros por mês em teletrabalho, segundo estudo da Fixando sobre "O Futuro do Trabalho em Portugal". As conclusões deste estudo da Fixando, realizado junto de 6500 pessoas …

Rio de Janeiro propõe mini carnaval numa ilha para provar eficácia das vacinas

O autarca da cidade brasileira do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, quer celebrar um mini carnaval antecipado na ilha de Paquetá, cuja população será massivamente vacinada contra a Covid-19 no próximo domingo. “Se tudo der certo, …

Coreia do Sul faz exercícios militares perto de ilhas reivindicadas pelo Japão

A Coreia do Sul iniciou exercícios militares nas proximidades de duas ilhas desertas reivindicadas pelo Japão, o que levou Tóquio a cancelar um encontro entre os líderes dos dois países. Segundo o Público, que cita a …

Em direto: Hungria vs Portugal | Começa a segunda parte

Portugal inicia a defesa do título de Campeão da Europa frente à Hungria, partida que abre o Grupo F da prova. O jogo tem lugar na Puskas Arena, em Budapeste, às 17h. Acompanhe-o ao vivo …

Rio tem "opinião", mas recusa comentar polémica entre Marcelo e Costa

Rui Rio, presidente do PSD, recusou, esta terça-feira, comentar as diferentes posições manifestadas pelo primeiro-ministro e pelo Presidente da República sobre o desconfinamento. Apesar de ter uma "opinião", Rui Rio será "o último" a interferir na …

Marcelo deixa mensagem à Seleção: "Não há empates, temos de jogar para ganhar"

Portugal está em contagem decrescente para a estreia no Europeu. Esta terça-feira, o Presidente da República deixou uma mensagem à Seleção Nacional. Na Turquia, onde vai ver o jogo de Portugal contra a Hungria, Marcelo Rebelo …