Uma estreia. Mário Centeno é o primeiro indigitado ao BdP a receber votos negativos

José Sena Goulão / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

A partir de 2015, passou a ser necessário submeter os indigitados pelo Governo. Mário Centeno é o primeiro nome proposto para a cúpula do Banco de Portugal a receber votos negativos do Parlamento.

O relatório relativo à audição de Mário Centeno foi aprovado esta quarta-feira pelo PS, com um empurrão da abstenção do PSD e do PCP. No entanto, deputados de cinco partidos votaram contra o relatório.

Segundo o Expresso, o Bloco de Esquerda, PAN, CDS, Iniciativa Liberal e o deputado social-democrata Álvaro Almeida votaram contra o relatório feito pelo deputado do PS João Paulo Correia, que faz uma transcrição do que se passou na audição da semana passada, não incluindo qualquer avaliação ou conclusão própria.

O PSD e o PCP abstiveram-se, mas anunciaram que iriam apresentar uma declaração de voto, e o PS foi o único a votar favoravelmente o relatório. O Chega, com assento na comissão de orçamento e finanças, não esteve presente na votação.

Agora, com esta aprovação, o Governo pode avançar com a nomeação do governador mesmo com os votos desfavoráveis. Recorde-se que, esta terça-feira, o Supremo Tribunal Administrativo rejeitou a providência cautelar do Iniciativa Liberal (IL) para travar a nomeação do ex-ministro das Finanças.

A concretizar-se a designação em Conselho de Ministros (que se realiza normalmente às quintas-feiras), o novo governador é nomeado apesar de votos negativos no Parlamento, algo inédito.

Na audição da semana passada, já todos os partidos, à exceção do PS, tinham mostrado desagrado com a indigitação de Mário Centeno. Agora, só o PS está a favor do relatório.  PSD e PCP abstiveram-se por se tratar apenas de um relato do que foi feito.

Até hoje, ainda não tinha acontecido a existência de chumbos a nenhum dos nomes que foram submetidos a audição parlamentar antes de serem designados para o Banco de Portugal, algo que só existe desde que, em 2015, se tornou obrigatória após uma proposta do PS.

O matutino realça que, até aqui, houve apenas abstenções, mas nunca votos contra: uma com Carlos Costa e outra com Elisa Ferreira.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Operação Marquês. Ministério Público pede alargamento do prazo previsto na lei para recorrer

Depois da decisão instrutória tomada pelo juiz Ivo Rosa, os procuradores Rosário Teixeira e Vítor Pinto já entregaram um requerimento a pedir 120 dias para o recurso. O alargamento do prazo passaria assim a ser …

Duas mortes e 271 infetados em 24 horas. Rt continua a subir em Portugal

O boletim da DGS desta segunda-feira dá conta de mais 271 novos casos. Registaram-se ainda mais duas mortes por covid-19. Segundo a DGS existem 25.784 casos ativos, menos 176 do que na véspera, e há mais …

Maioria dos pobres em Portugal trabalha (os "três D" da pobreza e 4 perfis que são uma "supresa")

Um quinto da população portuguesa é pobre e a maior parte das pessoas em situação de pobreza trabalha, mantendo vínculos laborais sem termo. As conclusões são de um estudo promovido pela Fundação Francisco Manuel dos …

Guillermo Lasso declara-se vencedor das eleições presidenciais no Equador

Guillermo Lasso declarou-se vencedor da segunda e última volta das eleições presidenciais no Equador, numa altura em que foram contabilizados 96,94% dos votos, que lhe deram uma diferença de 5,04 pontos percentuais sobre o socialista …

Número de nascimentos no primeiro trimestre de 2021 regista valor mais baixo desde 2015

No primeiro trimestre de 2021, nasceram em Portugal cerca de 18.200 bebés, o número mais baixo dos últimos sete anos para igual período. Cerca de 18.200 bebés nasceram em Portugal no primeiro trimestre de 2021, o …

Escolhas "unilaterais" agitam PSD. Castelo Branco acusa direção nacional de desrespeitar estatutos

A concelhia do PSD de Castelo Branco acusou esta segunda-feira a direção nacional do partido de desrespeitar os estatutos, ao escolher “unilateralmente e discricionariamente” o nome de João Belém para candidato àquele município, contra a …

Ivo Rosa indigna colegas ao revogar decisões tomadas por tribunais superiores

Ivo Rosa, juiz de instrução da Operação Marquês, revogou decisões tomadas por tribunais superiores, o que resultou numa onda de indignação dos seus colegas e do Conselho Superior da Magistratura. Na decisão que deixou cair 25 …

Marques Mendes diz que Ivo Rosa "é um perigo à solta". Governo deve avançar para confinamentos locais

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes teceu duras críticas à decisão do juiz de instrução Ivo Rosa, no âmbito da Operação Marquês. Sobre a atual situação epidemiológica, o antigo líder do …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Líder da CSU quer cadeira de Merkel (e vai disputar corrida com líder da CDU)

Se a aliança democrata-cristã CDU/CSU vencer nas eleições legislativas de setembro, o próximo chanceler alemão será um homem: o líder da CDU Armin Laschet ou o homólogo da CSU, Markus Soeder. O líder da CSU, Markus …