Apesar do apelo das autoridades, centenas de pessoas saíram à rua para fazer a festa em Guimarães

(cv) Guimarães Digital

Multidão no centro de Guimarães durante a manhã de domingo

Foram muitos os nicolinos que se juntaram, na manhã deste domingo, no Centro Histórico de Guimarães. O típico cortejo do Pinheiro deveria ter-se realizado ontem à noite mas devido às restrições aplicadas no âmbito do combate à pandemia foi cancelado. Ainda assim a festa fez-se na mesma de manhã.

Por volta das 9 horas da manhã, os elementos da Comissão de Festas Nicolinas juntaram-se no Largo da Oliveira, em Guimarães para festejar uma tradição da cidade. Em menos de três horas, o número de nicolinos multiplicou-se e chegou às centenas, o que acabou por causar uma multidão de pessoas.

A festa fez-se ao longo da manhã sob a observação atenta das autoridades, apesar da PSP pedir um “comportamento cívico e responsável” e a câmara apelar às pessoas para celebrarem nas “janelas e varandas de casa”. Contudo, a aglomeração de pessoas foi inevitável e alguns estavam sem máscara.

Depois do ajuntamento no centro na cidade, a PSP de Braga voltou a apelar para que as Festas Nicolinas fossem celebradas em casa.

“Apelamos a todos os cidadãos que adotem um comportamento cívico e responsável, e que, de acordo com o aconselhado pela organização, este ano as Festas Nicolinas sejam celebradas em casa”, apelou o Comando Distrital da PSP de Braga, que, “a meio da manhã”, verificou “uma concentração anormal de pessoas nas imediações do centro histórico de Guimarães, com os habituais bombos e trajes nicolinos”.

As Nicolinas, são as festas associadas ao culto de São Nicolau que são organizadas por estudantes vimaranenses do ensino secundário e se desenrolam ao longo de cerca de uma semana, mas têm habitualmente na noite de domingo o seu ponto alto com o cortejo do Pinheiro, que leva às ruas milhares de pessoas a tocar caixas e bombos.

Este ano, devido à pandemia da covid-19, as festas decorrem de forma diferente da habitual e sem o tradicional cortejo.

Guimarães é um dos concelhos do país mais afetado pela covid-19. Entre terça-feira e quinta-feira, em apenas três dias, o número de mortes por covid-19 em Guimarães quase duplicou, passando de 52 para 98. Na quinta-feira, existiam 2465 casos ativos no concelho.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Dada a evidente ignorância pelas orientações e legislação em vigor, em termos de ajuntamentos de pessoas, será fácil identificar os idiotas desta e provàvelmente de outras fotoss, e puni-los em conformidade.

  2. Os proprietários de restaurantes e de outras atividades lesadas neste contexto bem podem enviar um agradecimento a estes ignorantes e imbecis, incapazes de respeitar a lei e ter alguma consideração pela população mais vulnerável, incluindo eventualmente pais e avós desses energúmenos. Bem dizia Einstein, cito:
    “Só há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana, mas em relação à primeira tenho dúvidas”

  3. Esta foto pode servir para o Concurso e Desafio seguinte : “DESCUBRAM A(S) ANOMALIAS”. Além deste amontuado de irresponsáveis, denoto pelo menos quatro “Kamikazes” sem mascara. Quem descobrir outros , ganha o Concurso !…….. Mas seriamente!………Como podemos sair desta terrível situação, com gente desta, estabelecer a Ordem não se consegue com falinhas mansas !

RESPONDER

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …

Primeiro-ministro francês está a receber centenas de peças de lingerie no correio

O primeiro-ministro francês tem estado a receber roupa interior feminina na sua caixa de correio. Foi a forma encontrada pelas lojas de lingerie para protestarem contra as restrições da pandemia que as obrigam a estar …

Inteligência artificial "identifica" autores dos Manuscritos do Mar Morto

Investigadores da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, recorreram à inteligência artificial para concluir que os Manuscritos do Mar Morto foram redigidos por vários escribas, o que abre uma "nova janela" para o estudo do …

Inteligência Artificial vai ajudar a identificar fontes de poluição no Bangladesh

A produção de tijolos é uma fonte de poluição que ameaça a saúde da população e do planeta, mas regular esta indústria pode ser uma tarefa difícil para as autoridades. Para resolver o problema, uma …

Portimonense 1-5 Benfica | "Águia" arrasa em solo algarvio

O Benfica regressou aos triunfos depois de ter vencido o Portimonense por 5-1, numa partida relativa à 28.ª jornada da Liga NOS, após o desaire registado na recepção ao Gil Vicente.  Porém, não foi um duelo …

Vigaristas burlaram mulher de 90 anos em 32 milhões de dólares

Uma mulher de Hong Kong, de 90 anos, foi defraudada em 32 milhões de dólares por burlões que se fizeram passar por agentes policiais chineses, via chamada telefónica. A Agence France-Presse (AFP) escreve que um jovem …