Apesar do apelo das autoridades, centenas de pessoas saíram à rua para fazer a festa em Guimarães

(cv) Guimarães Digital

Multidão no centro de Guimarães durante a manhã de domingo

Foram muitos os nicolinos que se juntaram, na manhã deste domingo, no Centro Histórico de Guimarães. O típico cortejo do Pinheiro deveria ter-se realizado ontem à noite mas devido às restrições aplicadas no âmbito do combate à pandemia foi cancelado. Ainda assim a festa fez-se na mesma de manhã.

Por volta das 9 horas da manhã, os elementos da Comissão de Festas Nicolinas juntaram-se no Largo da Oliveira, em Guimarães para festejar uma tradição da cidade. Em menos de três horas, o número de nicolinos multiplicou-se e chegou às centenas, o que acabou por causar uma multidão de pessoas.

A festa fez-se ao longo da manhã sob a observação atenta das autoridades, apesar da PSP pedir um “comportamento cívico e responsável” e a câmara apelar às pessoas para celebrarem nas “janelas e varandas de casa”. Contudo, a aglomeração de pessoas foi inevitável e alguns estavam sem máscara.

Depois do ajuntamento no centro na cidade, a PSP de Braga voltou a apelar para que as Festas Nicolinas fossem celebradas em casa.

“Apelamos a todos os cidadãos que adotem um comportamento cívico e responsável, e que, de acordo com o aconselhado pela organização, este ano as Festas Nicolinas sejam celebradas em casa”, apelou o Comando Distrital da PSP de Braga, que, “a meio da manhã”, verificou “uma concentração anormal de pessoas nas imediações do centro histórico de Guimarães, com os habituais bombos e trajes nicolinos”.

As Nicolinas, são as festas associadas ao culto de São Nicolau que são organizadas por estudantes vimaranenses do ensino secundário e se desenrolam ao longo de cerca de uma semana, mas têm habitualmente na noite de domingo o seu ponto alto com o cortejo do Pinheiro, que leva às ruas milhares de pessoas a tocar caixas e bombos.

Este ano, devido à pandemia da covid-19, as festas decorrem de forma diferente da habitual e sem o tradicional cortejo.

Guimarães é um dos concelhos do país mais afetado pela covid-19. Entre terça-feira e quinta-feira, em apenas três dias, o número de mortes por covid-19 em Guimarães quase duplicou, passando de 52 para 98. Na quinta-feira, existiam 2465 casos ativos no concelho.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Dada a evidente ignorância pelas orientações e legislação em vigor, em termos de ajuntamentos de pessoas, será fácil identificar os idiotas desta e provàvelmente de outras fotoss, e puni-los em conformidade.

  2. Os proprietários de restaurantes e de outras atividades lesadas neste contexto bem podem enviar um agradecimento a estes ignorantes e imbecis, incapazes de respeitar a lei e ter alguma consideração pela população mais vulnerável, incluindo eventualmente pais e avós desses energúmenos. Bem dizia Einstein, cito:
    “Só há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana, mas em relação à primeira tenho dúvidas”

  3. Esta foto pode servir para o Concurso e Desafio seguinte : “DESCUBRAM A(S) ANOMALIAS”. Além deste amontuado de irresponsáveis, denoto pelo menos quatro “Kamikazes” sem mascara. Quem descobrir outros , ganha o Concurso !…….. Mas seriamente!………Como podemos sair desta terrível situação, com gente desta, estabelecer a Ordem não se consegue com falinhas mansas !

RESPONDER

Entre críticas a Rio e Marcelo, Ventura teve um drive-in com música de baile (e comparou-se a Sá Carneiro)

Ventura demarcou-se dos insultos de apoiantes à comunicação social, mas não admitiu que o seu mandatário os incentivou, chamando “inimigos” aos jornalistas. Terminou o dia num comício na praia de Leça da Palmeira mas em …

Governo Regional da Madeira garante que aumento de casos se deve às celebrações de fim de ano

O presidente do Governo da Madeira afirmou que o aumento de casos de covid-19 registado nos últimos dias na região é resultado das celebrações do fim do ano, assegurando fiscalização mais apertada nos bares aos …

Novo máximo diário com 218 mortes. Morre uma pessoa com covid-19 a cada 7 minutos

Portugal contabilizou esta terça-feira 218 mortes, um novo máximo de óbitos em 24 horas, relacionados com a covid-19, e 10.455 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Quase metade das …

Ana Gomes teme que processos BES e Operação Marquês acabem como o dos submarinos

A candidata presidencial Ana Gomes disse ontem temer que processos como os do BES e da Operação Marquês terminem como o dos submarinos, em que considerou que se "trabalhou para a prescrição". Na conversa online que …

Recuperação só em 2022, disse Vestager. Leão quer aprovação rápida dos planos para a UE

A vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, afirmou que a recuperação europeia só será "sentida como tal" em 2022, mas que no outono já poderão ser visíveis alguns sinais, caso a vacinação contra a …

Marcelo aprova novas medidas e anuncia reunião com especialistas para discutir situação das escolas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinou esta terça-feira o decreto do Governo que altera a regulamentação do estado de emergência devido à pandemia de covid-19 e anunciou uma reunião com especialistas na …

Jerónimo na campanha de João Ferreira para homenagear os que "se levantaram contra o fascismo"

O candidato presidencial comunista contou com a presença do secretário-geral do PCP, esta segunda-feira, na Marinha Grande, que destacou a importância de lutar contra os atuais "traços de regressão democrática". Durante uma ação na Escola Secundária …

Gilberto, Vertonghen, Grimaldo, Diogo Gonçalves e Waldschmidt infetados

Os futebolistas do Benfica Gilberto, Vertonghen, Grimaldo, Diogo Gonçalves e Luca Waldschmidt são os mais recentes casos positivos ao novo coronavírus no plantel do Benfica, informou esta terça-feira o clube da Luz. “O Sport Lisboa e …

Hospital de Portalegre abre inquérito a morte de doente que esteve 3 horas em ambulância

O hospital de Portalegre vai abrir um inquérito para apurar as circunstâncias da morte de um octogenário, na noite de segunda-feira, na área dedicada aos doentes respiratórios, depois de estar quase três horas numa ambulância, …

"Não somos heróis". Há quartéis que podem fechar se não houver vacinas para os bombeiros

O presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP), Fernando Curto, disse que se o número de bombeiros infetados com covid-19 continuar a este ritmo muitos quartéis podem ter de encerrar. "As carrinhas de transporte de …