Centenas de contas do Twitter pirateadas por apoiantes do regime turco

Deniz Toprak / EPA

Apoiantes do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), do presidente da Turquia, Recep Erdogan, festejam a vitória nas ruas

Apoiantes do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), do presidente da Turquia, Recep Erdogan

As contas do Twitter de diversas organizações e dirigentes internacionais foram, esta quarta-feira, alvo de um ataque informático por parte de apoiantes do presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan.

Entre as 25 contas pirateadas está a do Parlamento Europeu, do departamento de saúde do Reino Unido, da BBC da América do Norte, da Starbucks na Argentina, da Reuters no Japão e da Forbes, além das agências não governamentais Unicef e Amnistia Internacional.

Nas as publicações foram utilizadas as hashtags #NaziGermany e #NaziHolland e ainda uma cruz suástica, acompanhada de um texto que refere que “este ataque é uma bofetada” e “voltamos a falar a 16 de abril”, o dia do referendo que pretende conceder mais poderes ao Presidente Erdogan.

“Querem saber o que escrevi? Aprendam turco“, adiantou ainda a publicação.

Twitter

-

Twitter

-

Um porta-voz do Twitter já confirmou oficialmente os ataques informáticos e adiantou que já foram tomadas medidas.

Este ataque acontece em dia de eleições na Holanda, um país que, juntamente com a Alemanha, tem estado em conflito diplomático com a Turquia pela oposição à presença de ministros turcos em reuniões com a comunidade para defender o “sim” ao reforço dos poderes do Presidente Recep Tayyip Erdogan no referendo de 16 de abril.

A Turquia decidiu esta terça-feira suspender as relações ao mais alto nível com a Holanda, anunciou, em Ancara, o vice-primeiro-ministro turco, Numan Kurtulmus. O país ameaçou ainda rever o acordo estabelecido com a União Europeia para conter o fluxo de refugiados a entrar na Europa.

No sábado, as autoridades holandesas impediram a aterragem do avião onde viajava o chefe da diplomacia turca, Mevlüt Çavusoglu, enquanto a ministra dos Assuntos Familiares, Fatma Betul Sayan Kaya, foi expulsa da Holanda para a Alemanha.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ainda a UE dá esperanças deste tipo de países poderem entrar no espaço da democracia europeia. A UE está uma calamidade já ninguém confia nem está descansado neste espaço.

  2. Começa a haver conversa turca a mais na Europa, já por cá temos problemas a mais que deveriam ser resolvidos e ninguém os resolve, cada macaco no seu galho.

RESPONDER

Afinal, a atividade geológica não é aleatória. É impulsionada por ciclos

Ao longos dos tempos, os especialistas têm proposto a existência de ciclos de grandes acontecimentos, tendo em conta a atividade vulcânica e extinções em massa na terra e no mar. Agora, uma análise de grandes …

Confronto de Titãs. Hubble identifica colisão cósmica cataclísmica

Com a ajuda do Telescópio Espacial Hubble, uma equipa de astrónomos capturou uma nova fotografia do sistema de galáxias em interação IC 1623. Também conhecido como Arp 236, ESO 541-23 e IRAS 01053-1746, o par de …

"Dois ingleses de fora? Então a seleção escocesa não vai ter jogadores"

O escocês Billy Gilmour testou positivo à COVID-19 e, por precaução, dois jogadores da seleção inglesa não vão defrontar a República Checa. Lineker não entende esta decisão. Billy Gilmour vai falhar o último jogo da Escócia …

Tribunais franceses "contratam" cães para ajudar a aliviar stress das vítimas

Há dois anos, Lol tornou-se no primeiro cão da Europa a dar apoio a vítimas de crimes quando estas são sujeitas à pressão dos tribunais, e muitas das vezes, têm de enfrentar os seus agressores. …

Finlândia 0-2 Bélgica | Diabos vermelhos picam o ponto

A Bélgica, que já estava apurada, completou o pleno de triunfos no seu grupo, com uma vitória por 2-0 frente à Finlândia, relegando os nórdicos para o terceiro lugar A Bélgica venceu hoje a Finlândia, por …

Rússia 1-4 Dinamarca | Muito coração, por Eriksen

A Dinamarca conquistou hoje um lugar nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater por 4-1 a Rússia, que eliminou, numa terceira jornada do Grupo B que originou a qualificação de mais cinco …

Netflix consegue acordo importante com produtora de filmes de Steven Spielberg

A Netflix anunciou, esta segunda-feira, que assinou um acordo para a realização de vários filmes com a produtora Amblin Partners, de Steven Spielberg. A plataforma streaming de filmes e séries Netflix conseguiu um acordo com a …

Abel Ferreira tem (mais) um problema no Palmeiras

Patrick de Paula, que Jorge Jesus gostaria de ter no Benfica, foi apanhado numa festa. O mesmo jogador protagonizou um episódio insólito contra o América Mineiro. Patrick de Paula envolveu-se em dois problemas no Palmeiras, no …

Bebé mais prematuro do mundo celebra primeiro aniversário. Tinha 0% de probabilidade de sobreviver

As probabilidades de sobrevivência eram nulas, mas Richard superou todas as expectativas e, passado um ano, celebrou o seu primeiro aniversário. Fica na história como o bebé mais prematuro de sempre a sobreviver, de acordo …

Lula da Silva absolvido em caso sobre alegados favorecimentos ao setor automóvel

A justiça brasileira absolveu esta segunda-feira o ex-presidente do Brasil Lula da Silva, o ex-ministro Gilberto Carvalho e outros cinco acusados numa das ações da operação Zelotes, que investigava alegados favorecimentos a empresas do setor …