Centenas de contas do Twitter pirateadas por apoiantes do regime turco

Deniz Toprak / EPA

Apoiantes do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), do presidente da Turquia, Recep Erdogan, festejam a vitória nas ruas

Apoiantes do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), do presidente da Turquia, Recep Erdogan

As contas do Twitter de diversas organizações e dirigentes internacionais foram, esta quarta-feira, alvo de um ataque informático por parte de apoiantes do presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan.

Entre as 25 contas pirateadas está a do Parlamento Europeu, do departamento de saúde do Reino Unido, da BBC da América do Norte, da Starbucks na Argentina, da Reuters no Japão e da Forbes, além das agências não governamentais Unicef e Amnistia Internacional.

Nas as publicações foram utilizadas as hashtags #NaziGermany e #NaziHolland e ainda uma cruz suástica, acompanhada de um texto que refere que “este ataque é uma bofetada” e “voltamos a falar a 16 de abril”, o dia do referendo que pretende conceder mais poderes ao Presidente Erdogan.

“Querem saber o que escrevi? Aprendam turco“, adiantou ainda a publicação.

Twitter

-

Twitter

-

Um porta-voz do Twitter já confirmou oficialmente os ataques informáticos e adiantou que já foram tomadas medidas.

Este ataque acontece em dia de eleições na Holanda, um país que, juntamente com a Alemanha, tem estado em conflito diplomático com a Turquia pela oposição à presença de ministros turcos em reuniões com a comunidade para defender o “sim” ao reforço dos poderes do Presidente Recep Tayyip Erdogan no referendo de 16 de abril.

A Turquia decidiu esta terça-feira suspender as relações ao mais alto nível com a Holanda, anunciou, em Ancara, o vice-primeiro-ministro turco, Numan Kurtulmus. O país ameaçou ainda rever o acordo estabelecido com a União Europeia para conter o fluxo de refugiados a entrar na Europa.

No sábado, as autoridades holandesas impediram a aterragem do avião onde viajava o chefe da diplomacia turca, Mevlüt Çavusoglu, enquanto a ministra dos Assuntos Familiares, Fatma Betul Sayan Kaya, foi expulsa da Holanda para a Alemanha.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ainda a UE dá esperanças deste tipo de países poderem entrar no espaço da democracia europeia. A UE está uma calamidade já ninguém confia nem está descansado neste espaço.

  2. Começa a haver conversa turca a mais na Europa, já por cá temos problemas a mais que deveriam ser resolvidos e ninguém os resolve, cada macaco no seu galho.

RESPONDER

FBI prende Ghislaine Maxwell, ex-namorada de Jeffrey Epstein

A ex-namorada de Jeffrey Epstein, Ghislaine Maxwell, foi esta quinta-feira detida pelo FBI. A mulher de 58 anos é acusada de ajudar a montar uma rede de tráfico de mulheres. O FBI deteve, esta quinta-feira, Ghislaine …

Polícia italiana apreendeu 14 toneladas de anfetaminas. Droga foi produzida pelo Estado Islâmico

As autoridades italianas apreenderam na quarta-feira 14 toneladas de anfetaminas produzidas na Síria por membros do Estado Islâmico, cujos lucros serviriam para reativar as suas operações. "É um facto que o Daesh [Estado Islâmico] utiliza a …

Câmara de Lisboa defende fim do financiamento público às touradas

A Câmara de Lisboa defendeu hoje a criação de legislação que impeça o financiamento público de espetáculos que "causem sofrimento animal", salientando que as touradas incluem "atos de violência". Numa moção “pelo fim de espetáculos com …

Acordo entre Neeleman e Governo já só depende da confirmação da Azul

O acordo entre David Neeleman e o Governo está prestes a concretizar-se, escreve o Expresso. Aparentemente já só falta a confirmação da Azul para garantir o acordo. Depois de a nacionalização da companhia ter sido dada …

Medina recua e diz que "há convergência total" com Governo no combate à pandemia

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse hoje que “há convergência total” com o Governo no combate à pandemia de covid-19, recusando que as críticas que fez à atuação das autoridades de saúde …

Parlamento vai debater o teletrabalho por iniciativa do PAN

O PAN considera que "o teletrabalho é uma ferramenta que pode ajudar a conciliar a vida profissional e a vida familiar", ainda que apresente fragilidades como a "invasão da vida pessoal". O PAN agendou para sexta-feira …

PSP também queria prémio semelhante ao dos profissionais de saúde

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) manifestou-se esta quinta-feira “desiludido” com “a falta de respeito” que o Governo demonstra em relação à PSP e a outras forças de segurança que estão na “linha da …

Líderes catalães vão poder sair da prisão aos fins de semana

Uma decisão dos estabelecimentos prisionais faz com que os líderes independentistas catalães possam sair da prisão aos fins de semana, passando para um dos regimes de detenção menos restritivos. Em outubro do ano passado, nove líderes …

Mais oito mortos e 328 infetados. Câmara de Lisboa tem 33 casos "ativos"

Há mais oito mortos e 328 casos positivos em Portugal nas últimas 24 horas. A Câmara de Lisboa regista atualmente 33 casos de infeção por covid-19 “ativos”. Portugal regista, esta quinta-feira, mais oito mortos e 328 …

Limitação dos apoios a sócios-gerentes não é "justa", diz Confederação das empresas

A Confederação das Micro, Pequenas e Médias Empresas não entende a razão para limitar a ajuda a sócios-gerentes ao valor de 1.905 euros, proposta que não consideram justa. Em entrevista à Rádio Observador na quinta-feira, o …