CDS acusa PS de fazer relatório com informações “falsas” para ilibar Costa e Azeredo

Paulo Cunha / Lusa

José Azeredo Lopes com António Costa

Centristas arrasaram o relatório relativo à comissão de inquérito de Tancos feito pelo deputado socialista Ricardo Bexiga: é “omisso” e contém informações “substancialmente falsas”.

Segundo o CDS, o relatório relativo à comissão de inquérito de Tancos, elaborado pelo deputado do PS Ricardo Bexiga, contém um conjunto de “alegações falsas” que escondem responsabilidades e ilibam o ex-ministro da Defesa, José Azeredo Lopes, e o primeiro-ministro, António Costa.

Nas propostas de alteração ao relatório que vão entregar no Parlamento, os centristas arrasam o documento preliminar e descrevem-no como um texto “substancialmente omisso e incompleto na análise e descrição dos factos apurados”. Além disso, de acordo com o Expresso, acusam o grupo parlamentar do PS de querer “ocultar responsabilidades políticas do atual Governo” e de diluir culpas.

Aliás, em certos casos, o relatório inclui mesmo informações “absolutamente falsas“, numa “desastrada tentativa” de isentar o Executivo de responsabilidades, acusa o CDS.

Um dos problemas apontados é o facto de não se escrever no documento que António Costa fez declarações que “não correspondem à verdade” quando disse, a 26 de outubro do ano passado, que não tinha conhecimento do memorando que descrevia a operação de encenação para recuperar as armas, apesar de o seu chefe de gabinete ter confirmado na comissão que lhe entregou o documento a 12 de outubro, data da demissão de Azeredo.

Para os centristas, o relatório deveria “procurar ilustrar com maior transparência e rigor as inexatidões e omissões do primeiro-ministro”.

Além disso, acrescentam, outro ponto de discórdia é a falta de referências à “inação” de Azeredo Lopes, que soube da operação e nada fez. No entender do CDS, o relatório “desvaloriza a relevância” do memorando.

Os deputados do CDS argumentam que o então ministro da Defesa deveria ter agido quer quando tomou conhecimento das ações da Polícia Judiciária Militar (PJM), quer quando não deu conhecimento delas ao Ministério Público (MP) ou quando não determinou “qualquer procedimento inspetivo” à polícia militar.

Por todos estes motivos, os centristas propõem alterações e concluem que o relatório preliminar é “orientado especialmente para a defesa do atual Governo, como se das alegações de defesa do PS se tratasse”.

No relatório de Ricardo Bexiga o PS sai isento de culpas, concluindo que a PJM tentou implicar os gabinetes do ex-ministro da Defesa e do presidente da República na questão da encenação para recuperar as armas, mas que estes não tiveram acesso a informação “percetível” sobre a operação.

Segundo o Expresso, nesses documentos, em que se referia a operação de recuperação das armas, e que “não eram oficiais”, havia informação pertinente, mas não a suficiente para o Governo se aperceber do encobrimento, garante-se no relatório.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

As árvores não existem. Quem o diz são os terraplanistas

Uma teoria da conspiração sobre árvores está agora a intrigar o mundo. Um terraplanista explica que as árvores não existem e que não passam de arbustos. A teoria surgiu num vídeo publicado em 2016 no YouTube, …

CGTP convoca “grande manifestação” para 10 de julho

A CGTP-IN convocou uma “grande manifestação” em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral. Numa conferência de …

A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

https://vimeo.com/342845039 A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos …

INE chumba pergunta sobre origem étnico-racial no censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar …

Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira. As primeiras …

Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida para dar lugar a um pavilhão multiusos. O presidente da Câmara, Aires Pereira, aproveitou o Dia da Cidade, no domingo, para apresentar o novo …

Autoridade dos Transportes defende sanções quando há falhas no metro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende a "definição de requisitos mínimos de qualidade e de sanções em caso de incumprimento" por parte das operadoras do metro junto dos utentes. Após uma avaliação dos metros …

Oliveirense sagra-se bicampeã nacional de basquetebol

A Oliveirense sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. A Oliveirense, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou …

Ivo Vieira é o novo treinador do Vitória de Guimarães

Ivo Vieira vai orientar o Vitória de Guimarães, depois de ter assinado um contrato válido para 2019/2020, anunciou o emblema vimaranense no site oficial. "A Vitória SAD informa que chegou a acordo com o treinador Ivo …

Dono da Altice compra leiloeira Sotheby's

O dono da Altice comprou a leiloeira Sotheby's, numa operação no valor de 3,7 mil milhões de dólares, cerca de 3,3 mil milhões de euros. O acordo definitivo foi assinado entre a Sotheby's e a BidFair …