Cavaco diz que Costa lhe mentiu e ataca “infantilidade” de Portas

presidencia.pt

António Costa com Cavaco Silva

Cavaco Silva garante que António Costa lhe disse que “entendimentos” do PS “com o PCP e o Bloco de Esquerda seriam impossíveis”. Uma revelação que consta do segundo volume de memórias do ex-Presidente da República e que inclui também críticas à “infantilidade” de Paulo Portas.

O livro “Quinta-feira e Outros dias – da Coligação à «Geringonça»”, a segunda parte das memórias de Cavaco Silva enquanto Presidente da República, vai ser lançado no próximo dia 24 de Outubro, num evento na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, mas a Rádio Renascença antecipa alguns extractos da obra.

Um dos capítulos do livro é dedicado à actual solução de Governo, com Cavaco Silva a garantir que António Costa lhe disse, “em 10 de Outubro de 2014, já eleito líder do PS”, que “entendimentos com o PCP e o BE seriam impossíveis“.

“Tratava-se da posição dominante do PS desde os tempos da liderança de Mário Soares”, escreve Cavaco, notando que “os líderes do PS com quem trabalhara como Presidente da República, José Sócrates e António José Seguro, haviam sido sempre categóricos na afirmação de que o PCP e o BE eram partidos em quem não se podia confiar, empenhados em criar um clima revolucionário no País e minar os alicerces da nossa democracia”.

Cavaco também frisa que “o primeiro ano do Governo do PS presidido por António Costa não foi bom para o País”, considerando que o Executivo liderado por Passos Coelho tinha criado “as condições para um novo ciclo de crescimento e de melhoria do bem-estar dos portugueses”, depois de retirar Portugal da “situação de pré-bancarrota a que o Governo socialista de José Sócrates, contra todos os avisos, conduzira o país”.

Postura de Portas foi “absolutamente inaceitável”

Noutro capítulo da obra, o ex-Presidente da República é muito duro relativamente a Paulo Portas, devido ao episódio da demissão “irrevogável”, em Julho de 2013, confirmando que a postura do ex-vice-primeiro-ministro do Governo PSD/CDS foi motivada pela escolha de Maria Luís Albuquerque para substituir Vítor Gaspar como ministra das Finanças.

“Não se sentia mobilizado e estava incomodado com a escolha de Maria Luís Albuquerque para Ministra das Finanças, porque ela iria ser a continuação da política de Vítor Gaspar”, escreve Cavaco, considerando que “a decisão de Paulo Portas era um completo absurdo“.

O ex-Presidente acrescenta que “fazer um comunicado anunciando a demissão em cima da posse da nova ministra das Finanças, que teria lugar uma hora depois”, lhe parecia “uma infantilidade pouco patriótica“. Cavaco acusa Portas de pretender, “propositadamente, destruir a credibilidade da nova titular da pasta”, numa atitude que define como “absolutamente inaceitável“.

Destaque ainda para as palavras de Cavaco Silva sobre Joana Marques Vidal, a propósito da conversa que teve com ela aquando da sua nomeação para o cargo de Procuradora-Geral da República.

Surpreendeu-me a franqueza de Joana Marques Vidal ao afirmar que era uma pessoa de esquerda, vista como não alinhada com o Governo em funções e que a sua nomeação podia dar lugar a críticas pelo facto de ter pertencido ao Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, de o seu irmão ser procurador em Aveiro e ter em mãos o processo “Face Oculta” e de o seu pai ter sido director da Polícia Judiciária, aspectos que achava que eu devia ter em devida consideração”, conta Cavaco no livro de memórias.

ZAP //

PARTILHAR

40 COMENTÁRIOS

  1. Cavaco ingénuo, não sabias que estavas a falar com um babusca ?
    Costa seria capaz de te vender uma geringonça com asas, tipo vaca voadora !

    • O que é certo é que a vaca voadora sempre voou… Ao contrário do que defendiam muitos arautos da desgraça! Convinha-lhes que desse tudo errado, porque para essas pessoas, acima do superior interesse do país, está o superior interesse partidário!
      Ora pra mim tanto me faz que seja esquerda ou direita, desde que seja bom para Portugal, e neste caso pelo que vejo, Costa teve jogo de cintura e inteligencia para negociar com a esquerda de modo a levar o país a bom porto. Ao contrário do que fez Passos que destruiu completamente o poder de compra dos portugueses e com gosto nisso vincado na sua cara!

    • E tu se não fosses atrasado mental continuavas burro. Deves ter saudades do governo do coelho na caçarola, que foi só a pior carga fiscal de que há memória em Portugal. Deves ter sido daqueles que também ficou sem tacho.. temos pena menino. Vai pras obras..

  2. Será mesmo assim?? Não se lembram das “trombas” do Cavaco no dia da investidura do Governo do Costa, quando o seus delfins, o Coelho e o “Irrevogável” foram postos a andar? Qual seria então a solução politica / apoios parlamentares que o Cavaco pensava que se iriam formar??

    • Criticar só por criticar… Atenção à cronologia:
      — António Costa lhe disse, “em 10 de Outubro de 2014, já eleito líder do PS”
      — António Costa é empossado a 26 de Novembro de 2015

      São memórias, não são justificações.

    • A solução seria ser primeiro ministro quem ganhou as eleições. Porque, não obstante os cortes e austeridade que o Coelho teve que fazer a mandado da Troika, chamada pelo 44, nem assim essa quadrilha, dita socialista, ganhou as eleições. Se esse palhaço até os do seu partido falseia e mente, como é que não havia de mentir ao Cavaco?? Tivesse dito antes as eleições que se não ganhasse engendraria uma gerigonça com a esquerdalhada caviar. Ao menos assim as pessoas não eram enganadas quando votassem. Ele mentiu ao Cavaco e mentiu a todo o eleitorado!!

      • A solução seria ser primeiro ministro quem quem ganhou as eleições? O Sr sabe ao menos como é que o primeiro ministro vai parar ao “poleiro”?

      • Antes de lançar atoardas convém saber um bocadinho do que fala. Senão corre o risco de passar por ignorante, por ressabiado ou mal intencionado. Estas três classificações aplicam-se em simultâneo ao seu comentário.

  3. E este gajo tem lá alguma credibilidade depois de fazer tanto mal ao país anunciando uma semana antes que o BES estava de óptima saúde. Retirando o dinheiro do banco do amigo Oliveira e Costa etc.Admira-me como ainda há quem o defenda.

    • 1-E a venda das acções do BPN dele a da filha a ganhar milhares
      2-A empresa OPI 92, imobiliária que fez parte do grupo Sociedade Lusa de Negócios (SLN), juntamente
      com o Banco Português de Negócios (BPN), vai ser liquidada, encerrando um processo de insolvência que se
      arrasta há anos e no qual a Justiça vem agora sentenciar que não houve gestão danosa.
      No anúncio de encerramento do processo de insolvência da OPI 92, publicado esta semana no portal Citius, pode ler-se que a insolvência é qualificada como “fortuita”, afastando, assim, a culpabilidade dos antigos gestores desta sociedade imobiliária do grupo SLN. Esta empresa ganhou notoriedade depois de ter sido revelado que a sua participada Constralmada tinha feito em 1999 um acordo com Aníbal Cavaco Silva, transmitindo a este a propriedade da casa de férias que o ex-Presidente da República tem no Algarve.
      Ora, a Constralmada, da qual a OPI 92 tinha 33,3%, foi a empresa que em fevereiro de 1999 fez uma permuta com Cavaco Silva, passando para este a propriedade do lote 18 da Urbanização da Aldeia da Coelha, em Albufeira, como revelou em 2011 a revista “Visão

      • E não foi como 1º Ministro que acabou com as nossas pescas?
        Quem foi o grande fomentador das autoestradas ( além do Socrates)?
        Quem deu milhões a Empresas para Formação que serviam para comprar brutos carros em vez de aplicados aonde deviam? ETC…ETC….

  4. Eu também tenho memórias de Cavaco, como ministro das finanças, primeiro-ministro e presidente. Preferia não ter. Uma das suas imagens de marca que retenho é a tendência para os “ajustes de contas” posteriores depois de deixar os cargos que ocupou. Esta revelação sobre o Costa soa a “déjà-vu”. Tentar branquear o passado e reescrever a história não passam de justificações que tenta dar a si mesmo. Só que a memória é seletiva e resvala para o que lhe interessa, tentando ainda exercer alguma influência quando, na verdade já não conta para nada. Sobre o BPN e outros temas incómodos é que não tem nada a esclarecer nem a recordar.

  5. Como se esta múmia (que foi padrinho de personagens como Dias Loureiro, Duarte Lima, Oliveira e Costa, etc) fosse de fiar!…
    Ainda bem que ele tem boa memoria e nunca mentiu, assim já vai poder justificar a muitos lesados do BES porque os levou ao engano!…
    Cavaco diz que portugueses podem confiar no BES
    https://tvi24.iol.pt/economia/pr/cavaco-diz-que-portugueses-podem-confiar-no-bes
    .
    Só fiquei admirado por ele ter sido capaz de ter o descernomento de considerar a birra do irrevogável como: “uma infantilidade pouco patriótica“.
    Ao menos isso!…

  6. ISTO NÃO É NOVIDADE NENHUMA COSTA JÁ PROVOU QUE É INCAPAZ DE FALAR VERDADE.
    TODO O DISCURSO E A FORMA DE ESTAR NA POLITICA DE COSTA ASSENTA NUM COMPORTAMENTO BOÇAL EM QUE A MENTIRA E O INSULTO SÃO REGRA. SEM DÚVIDA O PIOR PM QUE O PAÍS JÁ TEVE, APESAR DE SÓCRATES

  7. É lamentável que algumas das repostas aqui debitadas não apresentem qualquer tipo de argumentação válida; apenas se limitam a emitir juízos de valor infundados sobre terceiros, insultuosos e mesmo racistas.
    Há por aí muita falta de ética, de verticalidade e de “meios” para contribuir com algo de útil para a discussão.
    É triste…

  8. Fico contente. Pelo menos não mente apenas ao povo português. Aqui ficam algumas pérolas deste charlatão que se intitula primeiro-ministro:
    – Nunca ninguém disse que o António Domingues da CGD não tinha de mostrar a declaração de rendimentos (ele até tinha sms!!!)
    – As armas roubadas em Tancos estão obsoletas (pois… nós agora sabemos a história).
    – Tudo está a ser feito relativamente aos incêndios do verão passado (só se forem as casas que nunca existiram. Os desgraçados que viviam e ficaram sem casas… continuam quase todos sem casa).
    – Tenho interesse em comprar a casa para a minha filha ficar próxima do café do meu filho (7 meses depois de enganar os velhos vendeu a casa pelo dobro do preço e a filha nunca viveu lá).
    – Quando o preço do petróleo no mercado internacional subir nós obviamente baixaremos o imposto sobre os combustíveis (pois… ainda há pouco constatei isso mesmo na bomba de gasolina).
    – Iremos repor o tempo perdido aos professores e isso até está consagrado no atual orçamento (o Mário Nogueira diz-te!)

    E muito mais novelas do maior charlatão… a seguir ao 44.

  9. Entao aqui vai o meu “juizo de valor” para com um fulano que me traiu enquanto portuguesa (felizmente nao enquanto eleitora…):
    É um imbecil “cobardola” que na altura certa e em muitas circunstancias com poder para dar um murro em cima da mesa, “mete o rabo entre as pernas” e a “cabeça na areia”. Mais tarde “bota faladura” inoportunamente.
    Argumentos para o juizo de valor?
    BPN ; BES ; Escutas no seu gabinete, etc. etc. os detalhes todos conhecemos.

      • Obviamente nao!

        Refiro-me aquele que deveria escrever um livro a explicar o que sabe do BPN, da aquisicao do actual Altice Arena, da moradia e das criaturas que criou na politica que nos sugaram até ao tutano.

        Aquele que refere ainda foi mais “paspalho” e fantoche ao serviços das seitas de lojas.

  10. Oh Anibal ja todos sabemos que tu e que es um politico sério. E poupadinho. Ja consegues viver razoavelmemte com 10.000€/ mes? Se precisares de algum liga que eu empresto-te

  11. Para além de ficar na História a comer bolo-rei ,a admirar às vacas que se riam para ele mais a cagarras nas Selvagens,está personagem está a escrever um livro á custa de todos nós. Aos antigos Presidentes da República após terminarem os mandatos são lhes dado carro,motorista ,gabinete e secretária (pessoa ) para fazerem alguma coisa.No caso do Presidente Sampaio porque foi nomeado pela ONU na área das emigracoes é lá que trabalha,no caso do General Ramalho Eanes também faz trabalho nomeado, se não me engano,pelo reitor da universidade. e temos Cavaco a escrever as memórias e depois temos os afilhados a comprar ele a lucrar e nós a pagar

  12. Só põe no livro o que lhe interessa, obviamente. Mas não serão mentiras concerteza. Expõe os podres de outros. Os outros que exponham os podres dele pensará, e bem. O Portas mumificou, o Costa só joga o agora sem pensar no depois, já se sabe. mas gerir um país não é gerir um ordenado pois gerações crescerão e outras virão, e o que se dá hoje não se guarda para amanhã.

  13. Oh sr. Cavaco, melhor seria que estivesse calado. Nem o bolo rei lhe tapa essa boca suja? Quem iniciou a bancarrota no país, foi o PS? Mas desculpo-o, Ahlzeimer, é uma doença complicada. A Maria é que retifica o que escreve, mas coitada, tb está, como sempre, caduca, com aquele ar de vendedora de lugar num mercado municipal, numa banca de peixe. Vc devia meter o rabinho entre as pernas, e não andar aí a escrever contra tudo, e contra todos, exceto os mafiosos do PSD.PP. O coelhinho roubou aos mais pobres, para “endireitar” as finanças. A min, roubou-me mais do que metade do subsidio de Natal. Assim até um burro governava melhor que ele e os seus acólitos. E se tivesse sido novamente Governo, já tinha dito que assim iria continuar a fazer… Por acaso isso não soube, não?! Vergonha é o que falta a muita gente.

  14. Concordo Com a Opinião do Dr º Cavaco Silva A Procuradora da REPUBLICA DR. Joana Marques Vidal Deveria ser reconduzida por mais um mandato pois fez pela NAÇÃO PORTUGUESA o que Nunca Nenhum dos seus antecessores fizera. BEM HAJA

RESPONDER

Cientistas confirmam que eletrões são perfeitamente redondos

Com uma precisão sem precedentes, cientistas mediram a forma da carga de um eletrão confirmando que é extremamente redonda. O resultado apoia o Modelo Padrão das Partículas Física e força a revisão de várias teorias …

Morte de Khashoggi foi um "erro monumental". Riade diz não saber do corpo

Em entrevista à Fox News, o ministro dos Negócios Estrangeiros saudita, Adel al-Jubeir, afirmou neste domingo não saber onde se encontra o corpo do jornalista Jamal Khashoggi, considerando que a sua morte foi um "erro monumental". …

Médicos voltam a integrar Conselho Nacional de Saúde após renúncia do presidente

A Ordem dos Médicos decidiu voltar a integrar o Conselho Nacional de Saúde, após a renúncia ao cargo do atual presidente do organismo, disse à agência Lusa o bastonário. De acordo com Miguel Guimarães, o Conselho …

Numa vila turca, os muçulmanos têm rezado na direção errada durante décadas

Os muçulmanos de uma pequena aldeia no oeste da Turquia foram obrigados a ajustar as suas orações, depois de descobrirem que estavam a rezar na direção errada durante décadas.  A descoberta partiu do imã Isa Kaya, …

Há um superaglomerado de galáxias escondido no Universo primitivo

É a maior estrutura astronómica alguma vez conhecida do antigo Universo. As evidências sugerem que a sua massa seja equivalente às maiores estruturas encontradas no Universo atual. A equipa de investigadores, liderada por Olga Cucciati, do …

Trump anuncia saída dos EUA de tratado nuclear com a Rússia

Os Estados Unidos vão retirar-se de um tratado sobre armas nucleares assinado com a Rússia durante a Guerra Fria, anunciou hoje o presidente norte-americano, Donald Trump, acusando Moscovo de violar o acordo “há muitos anos”. “A …

Os portugueses têm menos filhos do que gostariam

A diretora da representação do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) disse que em Portugal a fertilidade desejada está bastante abaixo da realizada, tendo o país uma taxa de fecundidade baixa. Mónica Ferro, que neste …

"Piranha" da era dos dinossauros aterrorizou os mares do Jurássico

Uma nova espécie de peixe, semelhante a uma piranha e que viveu há 150 milhões, no tempo dos dinossauros, é descrita na edição desta sexta-feira da revista científica Current Biology. O peixe ósseo tinha dentes como …

OE2019. Bloco anuncia voto a favor, Rio critica "orgia orçamental"

O Bloco de Esquerda reagiu à proposta de Orçamento de Estado de 2019, afirmando que o partido vai votar a favor do documento na sua generalidade. Já Rui Rio, em sentido oposto, vai propor à Comissão …

Lâminas de gelo na lua Europa vão dificultar a sua exploração

A lua Europa, uma das principais candidatas para procurar vida fora da Terra, tem uma espécie de floresta de lâminas de gelo que pode dificultar a aterragem de veículos espaciais. Um estudo recente, publicado na Nature …