Uma parte da cauda do avião da AirAsia que caiu no mar da Indonésia com 162 pessoas a bordo foi trazida à superfície este sábado, informou um fotógrafo da AFP que se encontra num navio barco militar nas proximidades.
Para recuperar a cauda, que se encontrava a 30 metros no fundo do mar, foram usadas várias bóias insufláveis, com as quais as autoridades tentam também trazer à superfície partes da fuselagem do Airbus A320 que se despenhou no dia 28 de dezembro.
“Erguemos a cauda do avião com uma grua e colocámo-la no navio Crest Onyx. Vamos voltar a examiná-la para confirmar que as caixas negras não se encontram na parte recuperada”, disse à AFP Manahan Simorangkir, porta-voz do exército indonésio.
Segundo a Euronews, os mergulhadores indonésios continuam à procura das caixas negras do avião, cujos sinais foram detectados na sexta-feira, a mais de um quilómetro e meio da zona onde foi encontrada a cauda do aparelho, local onde normalmente se encontram.
No dia 3 de janeiro, as autoridades indonésias tinham anunciado ter localizado duas grandes partes do avião entre as quais a cauda do avião.
As autoridades estimam que as caixas negras se tenham separado da cauda no momento do impacto da aeronave com a água.
O voo QZ8501 da companhia aérea low cost AirAsia desapareceu com 162 pessoas a bordo quando fazia a ligação entre a Indonésia e Singapura.
ZAP
Acidente da AirAsia
-
27 Janeiro, 2015 Terminam as operações de busca do avião da AirAsia
-
25 Janeiro, 2015 Equipas de socorro falham recuperação da fuselagem do avião AirAsia
-
22 Janeiro, 2015 AirAsia: Encontrados 5 corpos com cintos de segurança colocados
-
20 Janeiro, 2015 Indonésia revela novos dados sobre avião da AirAsia que caiu no mar