/

Avião da AirAsia desaparece entre a Indonésia e Singapura com 162 pessoas a bordo

Um avião da companhia aérea low cost Air Asia que fazia a ligação entre a Indonésia e Singapura despareceu hoje com 162 pessoas a bordo, disse um porta-voz do Ministério dos Transportes da Indonésia.

“O voo QZ8501 da Air Asia que partiu de Surabaia para Singapura perdeu contacto com Jacarta às 07:55 (23:55 em Lisboa), disse à AFP o porta-voz do Ministério dos Transportes da Indonésia, J.A. Barata.

O A320 transportava 7 tripulantes e 155 passageiros, incluindo 16 crianças e um bebé, acrescentou.

A companhia aérea informou que uma operação de busca e resgate estava em curso, e que o avião desaparecido era um Airbus A320-200.

“No presente momento, infelizmente, não temos mais informações sobre o estado dos passageiros e dos tripulantes a bordo, mas vamos manter todas as partes informados sempre que forem disponibilizadas mais informações”, informou a companhia de baixo custo.

Entre as pessoas que seguiam no voo há 156 indonésios, três coreanos, um malaio, um nacional de Singapura, e um francês.

Piloto pediu para “desviar” a rota por causa do mau tempo

O piloto do A320 da Air Asia que desapareceu hoje dos radares entre a Indonésia e Singapura pediu para “desviar” o plano de voo devido às más condições meteorológicas, indicou a companhia aérea.

“O avião pediu para desviar a rota por causa do mau tempo”, informou a companhia aérea na sua página do Facebook, que hoje se apresenta com as fotos de capa e de perfil a negro.

A comunicação com o avião foi perdida quando ainda estava sob o Controle de Tráfego Aéreo da Indonésia”, acrescentou a Air Asia.

O piloto do Airbus 320-200 tem 6.100 horas de voo e o aparelho passou na última revisão, realizada a 16 de novembro, informou a empresa.

A fabricante de aviões europeia Airbus revelou entretanto que o avião A320-200 de AirAsia desaparecido na Indonésia tinha saído da fábrica em outubro de 2008 e tinha acumulado perto de 23 mil horas de voo.

Entre os sete membros da tripulação, contava-se também um mecânico, adiantou a companhia.

Terceiro acidente de companhias da Malásia este ano

Este é o terceiro maior incidente com uma transportadora da Malásia este ano.

A 8 de março, o voo MH370 da Malaysia Airlines desapareceu no Oceano Pacífico com 239 pessoas a bordo. A última comunicação do Boeing 777 com as autoridades em terra ocorreu quase uma hora após a decolagem da capital da Malásia, Kuala Lumpur.

A previsão era de que a aeronave chegasse a Pequim seis horas depois.

A 17 de julho, o voo MH17, também um Boing 777 da Malaysia Airlines, foi abatido na Ucrânia, perto da fronteira com a Rússia, com 295 pessoas a bordo.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.