Avião da AirAsia desaparece entre a Indonésia e Singapura com 162 pessoas a bordo

Um avião da companhia aérea low cost Air Asia que fazia a ligação entre a Indonésia e Singapura despareceu hoje com 162 pessoas a bordo, disse um porta-voz do Ministério dos Transportes da Indonésia.

“O voo QZ8501 da Air Asia que partiu de Surabaia para Singapura perdeu contacto com Jacarta às 07:55 (23:55 em Lisboa), disse à AFP o porta-voz do Ministério dos Transportes da Indonésia, J.A. Barata.

O A320 transportava 7 tripulantes e 155 passageiros, incluindo 16 crianças e um bebé, acrescentou.

A companhia aérea informou que uma operação de busca e resgate estava em curso, e que o avião desaparecido era um Airbus A320-200.

“No presente momento, infelizmente, não temos mais informações sobre o estado dos passageiros e dos tripulantes a bordo, mas vamos manter todas as partes informados sempre que forem disponibilizadas mais informações”, informou a companhia de baixo custo.

Entre as pessoas que seguiam no voo há 156 indonésios, três coreanos, um malaio, um nacional de Singapura, e um francês.

Piloto pediu para “desviar” a rota por causa do mau tempo

O piloto do A320 da Air Asia que desapareceu hoje dos radares entre a Indonésia e Singapura pediu para “desviar” o plano de voo devido às más condições meteorológicas, indicou a companhia aérea.

“O avião pediu para desviar a rota por causa do mau tempo”, informou a companhia aérea na sua página do Facebook, que hoje se apresenta com as fotos de capa e de perfil a negro.

A comunicação com o avião foi perdida quando ainda estava sob o Controle de Tráfego Aéreo da Indonésia”, acrescentou a Air Asia.

O piloto do Airbus 320-200 tem 6.100 horas de voo e o aparelho passou na última revisão, realizada a 16 de novembro, informou a empresa.

A fabricante de aviões europeia Airbus revelou entretanto que o avião A320-200 de AirAsia desaparecido na Indonésia tinha saído da fábrica em outubro de 2008 e tinha acumulado perto de 23 mil horas de voo.

Entre os sete membros da tripulação, contava-se também um mecânico, adiantou a companhia.

Terceiro acidente de companhias da Malásia este ano

Este é o terceiro maior incidente com uma transportadora da Malásia este ano.

A 8 de março, o voo MH370 da Malaysia Airlines desapareceu no Oceano Pacífico com 239 pessoas a bordo. A última comunicação do Boeing 777 com as autoridades em terra ocorreu quase uma hora após a decolagem da capital da Malásia, Kuala Lumpur.

A previsão era de que a aeronave chegasse a Pequim seis horas depois.

A 17 de julho, o voo MH17, também um Boing 777 da Malaysia Airlines, foi abatido na Ucrânia, perto da fronteira com a Rússia, com 295 pessoas a bordo.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …