Avião da AirAsia desaparece entre a Indonésia e Singapura com 162 pessoas a bordo

Um avião da companhia aérea low cost Air Asia que fazia a ligação entre a Indonésia e Singapura despareceu hoje com 162 pessoas a bordo, disse um porta-voz do Ministério dos Transportes da Indonésia.

“O voo QZ8501 da Air Asia que partiu de Surabaia para Singapura perdeu contacto com Jacarta às 07:55 (23:55 em Lisboa), disse à AFP o porta-voz do Ministério dos Transportes da Indonésia, J.A. Barata.

O A320 transportava 7 tripulantes e 155 passageiros, incluindo 16 crianças e um bebé, acrescentou.

A companhia aérea informou que uma operação de busca e resgate estava em curso, e que o avião desaparecido era um Airbus A320-200.

“No presente momento, infelizmente, não temos mais informações sobre o estado dos passageiros e dos tripulantes a bordo, mas vamos manter todas as partes informados sempre que forem disponibilizadas mais informações”, informou a companhia de baixo custo.

Entre as pessoas que seguiam no voo há 156 indonésios, três coreanos, um malaio, um nacional de Singapura, e um francês.

Piloto pediu para “desviar” a rota por causa do mau tempo

O piloto do A320 da Air Asia que desapareceu hoje dos radares entre a Indonésia e Singapura pediu para “desviar” o plano de voo devido às más condições meteorológicas, indicou a companhia aérea.

“O avião pediu para desviar a rota por causa do mau tempo”, informou a companhia aérea na sua página do Facebook, que hoje se apresenta com as fotos de capa e de perfil a negro.

A comunicação com o avião foi perdida quando ainda estava sob o Controle de Tráfego Aéreo da Indonésia”, acrescentou a Air Asia.

O piloto do Airbus 320-200 tem 6.100 horas de voo e o aparelho passou na última revisão, realizada a 16 de novembro, informou a empresa.

A fabricante de aviões europeia Airbus revelou entretanto que o avião A320-200 de AirAsia desaparecido na Indonésia tinha saído da fábrica em outubro de 2008 e tinha acumulado perto de 23 mil horas de voo.

Entre os sete membros da tripulação, contava-se também um mecânico, adiantou a companhia.

Terceiro acidente de companhias da Malásia este ano

Este é o terceiro maior incidente com uma transportadora da Malásia este ano.

A 8 de março, o voo MH370 da Malaysia Airlines desapareceu no Oceano Pacífico com 239 pessoas a bordo. A última comunicação do Boeing 777 com as autoridades em terra ocorreu quase uma hora após a decolagem da capital da Malásia, Kuala Lumpur.

A previsão era de que a aeronave chegasse a Pequim seis horas depois.

A 17 de julho, o voo MH17, também um Boing 777 da Malaysia Airlines, foi abatido na Ucrânia, perto da fronteira com a Rússia, com 295 pessoas a bordo.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19. Hotel cinco estrelas na Austrália vai acolher sem-abrigo

A Austrália vai levar a cabo um projeto piloto que visa retirar das ruas alguns sem-abrigo e transferi-los para hotéis de luxo, protegendo-os assim do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19).  O projeto, Hotels With Heart, …

Red Bull equacionou infeção voluntária dos seus pilotos

Um responsável da Red Bull admitiu que propôs aos pilotos da marca austríaca, que participa no Mundial de Fórmula 1, uma estratégia de infeção voluntária de covid-19, visando ficarem imunes no início da temporada. Helmut Marko …

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …

Portugal tem há cinco dias os mesmos 43 recuperados. DGS e especialistas explicam porquê

Portugal regista, desde o passado dia 27 de abril, os mesmos 43 recuperados da Covid-19, segundo os boletins epidemiológicos diários da Direção-Geral da Saúde. Questionado pela agência Lusa sobre a estagnação no número de altas hospitalares …

Morreu o coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril

A Câmara Municipal de Estremoz, no distrito de Évora, prestou esta terça-feira homenagem ao coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril de 1974, que morreu no passado dia 23 de março aos 86 …

À boleia da pandemia, Parlamento da Hungria reforça poderes de Viktor Orbán

O Parlamento húngaro aprovou, esta segunda-feira, uma série de medidas para fazer face à pandemia de covid-19, entre as quais um projeto de lei que permite o estado de emergência por tempo indeterminado. De acordo com …

Portugal deverá perder dois milhões de habitantes até 2080

A população residente em Portugal poderá baixar dos atuais 10,3 milhões de habitantes para 8,2 milhões em 2080, de acordo com projeções do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira divulgadas. Os mesmos dados indicam, porém, …