Avião da AirAsia desaparece entre a Indonésia e Singapura com 162 pessoas a bordo

Um avião da companhia aérea low cost Air Asia que fazia a ligação entre a Indonésia e Singapura despareceu hoje com 162 pessoas a bordo, disse um porta-voz do Ministério dos Transportes da Indonésia.

“O voo QZ8501 da Air Asia que partiu de Surabaia para Singapura perdeu contacto com Jacarta às 07:55 (23:55 em Lisboa), disse à AFP o porta-voz do Ministério dos Transportes da Indonésia, J.A. Barata.

O A320 transportava 7 tripulantes e 155 passageiros, incluindo 16 crianças e um bebé, acrescentou.

A companhia aérea informou que uma operação de busca e resgate estava em curso, e que o avião desaparecido era um Airbus A320-200.

“No presente momento, infelizmente, não temos mais informações sobre o estado dos passageiros e dos tripulantes a bordo, mas vamos manter todas as partes informados sempre que forem disponibilizadas mais informações”, informou a companhia de baixo custo.

Entre as pessoas que seguiam no voo há 156 indonésios, três coreanos, um malaio, um nacional de Singapura, e um francês.

Piloto pediu para “desviar” a rota por causa do mau tempo

O piloto do A320 da Air Asia que desapareceu hoje dos radares entre a Indonésia e Singapura pediu para “desviar” o plano de voo devido às más condições meteorológicas, indicou a companhia aérea.

“O avião pediu para desviar a rota por causa do mau tempo”, informou a companhia aérea na sua página do Facebook, que hoje se apresenta com as fotos de capa e de perfil a negro.

A comunicação com o avião foi perdida quando ainda estava sob o Controle de Tráfego Aéreo da Indonésia”, acrescentou a Air Asia.

O piloto do Airbus 320-200 tem 6.100 horas de voo e o aparelho passou na última revisão, realizada a 16 de novembro, informou a empresa.

A fabricante de aviões europeia Airbus revelou entretanto que o avião A320-200 de AirAsia desaparecido na Indonésia tinha saído da fábrica em outubro de 2008 e tinha acumulado perto de 23 mil horas de voo.

Entre os sete membros da tripulação, contava-se também um mecânico, adiantou a companhia.

Terceiro acidente de companhias da Malásia este ano

Este é o terceiro maior incidente com uma transportadora da Malásia este ano.

A 8 de março, o voo MH370 da Malaysia Airlines desapareceu no Oceano Pacífico com 239 pessoas a bordo. A última comunicação do Boeing 777 com as autoridades em terra ocorreu quase uma hora após a decolagem da capital da Malásia, Kuala Lumpur.

A previsão era de que a aeronave chegasse a Pequim seis horas depois.

A 17 de julho, o voo MH17, também um Boing 777 da Malaysia Airlines, foi abatido na Ucrânia, perto da fronteira com a Rússia, com 295 pessoas a bordo.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …