Catalunha quer referendo sobre independência, Madrid diz que não

Convergència Democràtica de Catalunya / Flickr

Artur Mas, presidente do governo catalão (foto: Convergència Democràtica de Catalunya / Flickr)

Artur Mas, presidente do governo autónomo catalão (foto: Convergència Democràtica de Catalunya / Flickr)

O presidente do governo regional da Catalunha, Artur Mas, anunciou a intenção de promover um referendo sobre a independência da região a 9 de novembro de 2014. Madrid promete bloquear o referendo.

O chefe de governo catalão disse que os eleitores serão questionados primeiro se querem ou não que a Catalunha seja um Estado. Se a resposta for positiva, os catalães terão então de dizer se querem que esse Estado seja ou não independente.

A dupla pergunta tem a intenção de incluir todos os apoiantes da autodeterminação, e não apenas os independentistas. As sondagens de intenção de voto indicam que os catalães estão divididos sobre a independência.

O anúncio desta quinta-feira tende a aprofundar o clima de confrontação entre a Catalunha e o governo central da Espanha, que já reagiu de forma negativa.

Em declarações aos jornalistas, o ministro da Justiça espanhol, Alberto Ruiz Gallardon, garantiu em Madrid que o referendo “não será realizado”. “O voto não vai ter lugar e não será realizado porque a nossa Constituição não autoriza qualquer comunidade autónoma a submeter a votação ou a um referendo as questões relacionadas com a soberania nacional”, afirmou.

Artur Mas explicou que o dia da votação, 9 de novembro de 2014, é a data ideal ao permitir “dar tempo” para que as instituições espanholas “possam negociar a forma de a concretizar, de acordo com o quadro legal que existe”.

A União Europeia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) advertiram que a Catalunha será excluída caso se separe da Espanha.

ZAP / AE / AP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

No regresso ao Superior, o Ministério recomenda aulas presenciais, com máscara e ao sábado

No regresso do Ensino Superior, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior recomenda que voltem as aulas em regime presencial com uso obrigatório de máscara e algumas das quais lecionadas ao sábado. Num comunicado …

"A profissionalização é fundamental". Este ano já morreram quatro bombeiros, todos voluntários

Nos incêndios deste ano já morreram quatro bombeiros. O último ano tão mortífero foi 2013, em que sete bombeiros perderam a vida. Em comparação, nos incêndios de 2019, não se registaram vítimas mortais entre esses profissionais. Como …

Portugal só tem 4 fiscais da ferrovia (e cada um tem de inspecionar 811 quilómetros)

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) tem apenas quatro técnicos afetos à fiscalização do setor. O organismo está a pedir o reforço destes profissionais desde 2014. De acordo com a edição desta quarta-feira do …

Dybala eleito melhor jogador do ano em Itália. Ronaldo fora da lista

O avançado argentino da Juventus foi eleito o melhor jogador da temporada 2019/20 do futebol italiano, enquanto o português Cristiano Ronaldo ficou de fora da lista de premiados. Na nota publicada no site oficial da Série …

Novo Banco registou perdas de 260 milhões à revelia do Banco de Portugal

A equipa António Ramalho terá inscrito nas contas 260 milhões de euros em perdas, passíveis de reembolso, sem falar com o Fundo de Resolução. O Público avança que a equipa de António Ramalho sinalizou, nos resultados …

Pingo Doce

Vídeo denuncia desperdício alimentar em supermercado. Jerónimo Martins está a investigar

Hugo Breda e João Relógio, ambos associados à produtora Swag On, publicaram na suas contas de Instagram um vídeo no qual denunciam o desperdício alimentar numa cadeia de supermercados em Lisboa.  O vídeo publicado nas …

O adeus de uma lenda. Ronaldo, Messi e Buffon despedem-se de "San Iker"

O internacional português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi recorreram às redes sociais para se despedirem de Iker Casillas, que esta terça-feira anunciou o fim da sua carreira.  "Foi um orgulho ter partilhado grandes momentos …

Há trabalhadores que estiveram em lay-off sem direito ao apoio salarial

O apoio destinado a trabalhadores que estiveram em regime de lay-off só se aplica a quem tenha estado nesta situação um mês civil completo. A 19 de junho, o Governo aprovou o decreto-lei que criou o …

Ordenado de 3 milhões e outros tantos em prémios. O contrato de Jesus à lupa

Jorge Jesus, que esta segunda-feira foi oficialmente apresentado como treinador do Benfica, vai ganhar três milhões de euros líquidos temporada, valor a que acrescem outros tantos milhões mediante prémios. Apesar de vir auferir um salário …

Já com luz verde de Bruxelas, Governo quer Banco de Fomento a funcionar no final do ano

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse esta terça-feira à agência Lusa que quer o Banco Português de Fomento a funcionar no final do ano, depois da sua criação ter sido …