Catalunha vai referendar independência a 1 de outubro

. SantiMB . / Flickr

Manifestação pela independência da Catalunha

O presidente do Governo regional da Catalunha anunciou, esta sexta-feira, em Barcelona, a realização de um referendo sobre a independência desta região de Espanha a 1 de outubro próximo.

No próximo dia 1 de outubro, os catalães vão às urnas responder à pergunta: “Quer que a Catalunha seja um estado independente em forma de república?”.

A decisão foi anunciada, esta sexta-feira, pelo presidente do Governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, juntamente com o vice-presidente do executivo, Oriol Junqueras, e os restantes membros do Governo regional.

Puigdemont conta com o apoio dos deputados do Junts pel Sí e CUP, que formam a maioria independentista no Parlamento catalão.

Em 2014, foi realizada uma primeira consulta sobre a autodeterminação da Catalunha, na qual participaram 2.344.828 pessoas, tendo vencido o “sim” a este divórcio, com 80% dos votos. No entanto, a consulta não foi reconhecida por Madrid e levou à condenação, por desobediência, de vários responsáveis do governo catalão, nomeadamente Artur Mas.

Em 2015, o Tribunal Constitucional espanhol decidiu anular a convocatória da realização de um referendo sobre a independência da Catalunha, por isso, segundo a imprensa espanhola, agora deverá acontecer exatamente o mesmo.

Em maio passado, os jornais espanhóis avançaram a possibilidade de a Generalitat estar a definir um “mecanismo secreto” para pôr em prática uma separação imediata da Catalunha em relação ao resto de Espanha, caso o governo espanhol impeça a realização da consulta popular.

A Lei da Transitoriedade Jurídica – ou lei da ruptura -, deverá funcionar como uma constituição provisória, durante dois meses, para que o Parlamento do território inicie o processo constituinte da República da Catalunha.

“Se o Estado espanhol impedir a realização do referendo, esta lei entrará em vigor de forma integral e imediata assim que o Parlamento constatar esse impedimento”, afirmou na altura o Governo catalão.

O Governo espanhol desde sempre que se opõe a um referendo. Nas palavras do atual primeiro-ministro, Mariano Rajoy, Puigdemont está a “liquidar o Estado de Direito”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Força catalães, o tempo do colonialismo já lá vai por outros continentes, na Europa alguns teimam em ignorar a história!.

RESPONDER

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba (duas vezes) lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …