Autarquia de Castro Verde anuncia “rigoroso confinamento” de comunidade cigana

Município de Castro Verde / Facebook

Câmara Municipal de Castro Verde, em Beja.

A Câmara Municipal de Castro Verde anunciou o “rigoroso confinamento” de uma comunidade cigana, que vive no bairro Rossio do Santo, através do Facebook. A publicação foi, entretanto, eliminada.

Contactado pelo Expresso, o autarca socialista António José de Brito negou que esta seja uma decisão discriminatória da comunidade. “Rejeito completamente essa ideia, porque é que é discriminação?”, disse o presidente da Câmara Municipal de Castro Verde.

“A autoridade de Saúde de Castro Verde, informou a Câmara Municipal dos resultados dos testes covid-19 na comunidade cigana residente no Rossio do Santo, em Castro verde, havendo um total de 17 casos positivos nesta data”, lia-se na publicação do Facebook.

Perante este surto, lia-se ainda, “a Câmara Municipal estabeleceu um plano para assegurar a fiscalização do rigoroso confinamento daquela comunidade que envolve igualmente a proteção Civil e os serviços de ação social do município”.

De forma a garantir o confinamento da comunidade, os serviços de ação social do município estão a dar apoio a estas famílias, assegurando a “entrega de bens alimentares, medicação e outros produtos”.

“O que estamos a fazer é a acompanhar, estamos muito preocupados, a comunidade cigana de Castro Verde tem alguma proximidade com a câmara, que está a apoiar em necessidades básicas”, justificou António José de Brito em declarações ao Expresso.

Todavia, o autarca reconheceu que a medida é algo redundante, já que vigora um dever de recolhimento obrigatório em todo o país. O cumprimento do confinamento é controlado pela GNR, que “vigia lá como vigia nas ruas da vila e em todo o lado, os ciganos e as outras pessoas”.

Os promotores da página de Facebook Iniciativa Cigana apresentaram uma queixa às autoridades contra a Câmara Municipal de Castro Verde por “segregação racista, discriminação racial e violação dos direitos à privacidade e condição de saúde”.

Em maio do ano passado, André Ventura defendeu um plano de confinamento específico para a comunidade cigana que, na altura, gerou uma grande polémica. Vário políticos consideraram a proposta racista, xenófoba e inconstitucional.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A pandemia chegou e alarma por onde passa o terror do COVID-19. Mas, por trás de toda essa tragédia existe uma vingança política-partidária e que nos confunde: é uma calamidade natural ou uma guerra bacteriológica, usando organismos em laboratórios? Como é que um virus se espalha por cem por cento do Planeta e chega a regiões que não tem nenhum contacto com o local de origem do mesmo? É claro , que foi transportado por algo alheio ao nosso conhecimento. Nos últimos cem anos tivemos duas grandes guerras mundiais, “gripes ” asiáticas e tudo mais, porém, não vimos dizer se a destruição causadas pelos males atingissem a totalidade dos continentes e suas regiões. Estou propenso a acreditar que a PANDEMIA veio com a finalidade específica de isolamento social e escravização, a serviço de regimes totalitários lutando por uma hegemonia, não só política, mas comercial e tecnológica.É o que pensa joaoluizgondimaguiargondim – jlg21.com@gmail.com

  2. Eu concordo com joaoluizgondimaguiargondim, mas digo mais, está claro que há sítios onde as pessoas não saem, então como chega lá um vírus que precisa de aproximação? estranho não é? eu sei que ainda não há tempo para ter tudo estudado,mas porquê algumas pessoas tem contacto com o vírus e não contraem a doença covid? qual é o segredo? é genético? tem a haver com alimentação e estilo de vida? grupo sanguineo? porque há pessoas jovens que dizem ser saudáveis e passaram muito mal, e há outras pessoas de idade avançada, estiveram positivas mas não tiveram sintomas ou sintomas leves?

RESPONDER

Arqueólogos encontraram o enterro mais antigo de África. Era um menino de três anos

Uma equipa de investigadores revelou a sepultura de um menino encontrado em Panga ya Saidi, no Quénia. Esta descoberta, datada de 78 mil anos, é mais uma evidência sobre os primeiros comportamentos sociais complexos do …

Farmacêuticas perdem na bolsa com ameaça de quebra de patentes

O valor das empresas farmacêuticas, cotadas em bolsa, que fabricam vacinas contra a covid-19 aprovadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) caiu entre quarta e quinta-feira.  De acordo com o Expresso, o valor das empresas farmacêuticas …

Entradas e saídas para trabalhar nas freguesias de Odemira sob cerca sujeitas a teste negativo

As entradas e saídas para trabalhar ou apoiar idosos nas freguesias de Odemira sob cerca sanitária passam a ser permitidas, mas ficam dependentes de teste negativo à covid-19, medida em vigor a partir das 8 …

Consumo excessivo de sal pode afetar as células imunitárias

Um novo estudo mostra que comer demasiado sal pode reduzir a quantidade de energia que as células do nosso sistema imunitário podem produzir, impedindo-as de funcionar normalmente. Há muito tempo que o consumo excessivo de sal …

Cimeira Social. Conselho informal e Cimeira UE-Índia marcam agenda deste sábado

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia reúnem-se este sábado no Palácio de Cristal, no Porto, para um Conselho informal com o Pilar Social na agenda e para uma Reunião de Líderes …

Aluna descreve ensino à distância: "Muito mau: dormir 1h, magoar a mim própria..."

Entre muitas mudanças, o coronavírus afetou o ensino. A pandemia interrompeu as aulas presenciais, mais do que uma vez, e trouxe novas rotinas. A aluna do ensino superior, Lúcia Gonçalves, conta ao ZAP as dificuldades …

Turismo de Portugal congratula-se com inclusão na “lista verde” do Reino Unido

O Turismo de Portugal congratulou-se hoje com a decisão do Reino Unido de incluir o país na “lista verde” dos destinos de baixo risco de infeção por covid-19, que considerou “boas notícias para o turismo …

Já se sabe qual é o pássaro mais "instagramável" do planeta

Cientistas já têm um veredicto: a família de aves Podargidae (pássaros também conhecidos em Inglês como "frogmouth") são o pássaro mais "instagramável" de sempre. De acordo com o site Live Science, este pássaro noturno que mais …

Cientistas criam o primeiro "engenho de água" matemático. Simula qualquer máquina de Turing

Há sete anos, Terence Tao, famoso pela sua ampla visão da investigação matemática atual, propôs uma nova abordagem para resolver o famoso problema das equações de Navier-Stokes, que descrevem o movimento dos fluidos.  Eva Miranda, professora …

O mistério das anãs brancas com campos magnéticos incrivelmente fortes pode ter sido resolvido

Uma equipa internacional de cientistas acredita ter desvendado o mistério dos campos magnéticos incrivelmente fortes em anãs brancas: um mecanismo de dínamo. Um dos fenómenos mais marcantes da Astrofísica é a presença de campos magnéticos. Como …