Autarquia de Castro Verde anuncia “rigoroso confinamento” de comunidade cigana

Município de Castro Verde / Facebook

Câmara Municipal de Castro Verde, em Beja.

A Câmara Municipal de Castro Verde anunciou o “rigoroso confinamento” de uma comunidade cigana, que vive no bairro Rossio do Santo, através do Facebook. A publicação foi, entretanto, eliminada.

Contactado pelo Expresso, o autarca socialista António José de Brito negou que esta seja uma decisão discriminatória da comunidade. “Rejeito completamente essa ideia, porque é que é discriminação?”, disse o presidente da Câmara Municipal de Castro Verde.

“A autoridade de Saúde de Castro Verde, informou a Câmara Municipal dos resultados dos testes covid-19 na comunidade cigana residente no Rossio do Santo, em Castro verde, havendo um total de 17 casos positivos nesta data”, lia-se na publicação do Facebook.

Perante este surto, lia-se ainda, “a Câmara Municipal estabeleceu um plano para assegurar a fiscalização do rigoroso confinamento daquela comunidade que envolve igualmente a proteção Civil e os serviços de ação social do município”.

De forma a garantir o confinamento da comunidade, os serviços de ação social do município estão a dar apoio a estas famílias, assegurando a “entrega de bens alimentares, medicação e outros produtos”.

“O que estamos a fazer é a acompanhar, estamos muito preocupados, a comunidade cigana de Castro Verde tem alguma proximidade com a câmara, que está a apoiar em necessidades básicas”, justificou António José de Brito em declarações ao Expresso.

Todavia, o autarca reconheceu que a medida é algo redundante, já que vigora um dever de recolhimento obrigatório em todo o país. O cumprimento do confinamento é controlado pela GNR, que “vigia lá como vigia nas ruas da vila e em todo o lado, os ciganos e as outras pessoas”.

Os promotores da página de Facebook Iniciativa Cigana apresentaram uma queixa às autoridades contra a Câmara Municipal de Castro Verde por “segregação racista, discriminação racial e violação dos direitos à privacidade e condição de saúde”.

Em maio do ano passado, André Ventura defendeu um plano de confinamento específico para a comunidade cigana que, na altura, gerou uma grande polémica. Vário políticos consideraram a proposta racista, xenófoba e inconstitucional.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A pandemia chegou e alarma por onde passa o terror do COVID-19. Mas, por trás de toda essa tragédia existe uma vingança política-partidária e que nos confunde: é uma calamidade natural ou uma guerra bacteriológica, usando organismos em laboratórios? Como é que um virus se espalha por cem por cento do Planeta e chega a regiões que não tem nenhum contacto com o local de origem do mesmo? É claro , que foi transportado por algo alheio ao nosso conhecimento. Nos últimos cem anos tivemos duas grandes guerras mundiais, “gripes ” asiáticas e tudo mais, porém, não vimos dizer se a destruição causadas pelos males atingissem a totalidade dos continentes e suas regiões. Estou propenso a acreditar que a PANDEMIA veio com a finalidade específica de isolamento social e escravização, a serviço de regimes totalitários lutando por uma hegemonia, não só política, mas comercial e tecnológica.É o que pensa joaoluizgondimaguiargondim – jlg21.com@gmail.com

  2. Eu concordo com joaoluizgondimaguiargondim, mas digo mais, está claro que há sítios onde as pessoas não saem, então como chega lá um vírus que precisa de aproximação? estranho não é? eu sei que ainda não há tempo para ter tudo estudado,mas porquê algumas pessoas tem contacto com o vírus e não contraem a doença covid? qual é o segredo? é genético? tem a haver com alimentação e estilo de vida? grupo sanguineo? porque há pessoas jovens que dizem ser saudáveis e passaram muito mal, e há outras pessoas de idade avançada, estiveram positivas mas não tiveram sintomas ou sintomas leves?

RESPONDER

Vacina da Pfizer. Intervalo entre doses aumenta para 28 dias (e lista de prioritários vai incluir pessoas com trissomia-21)

O intervalo entre a toma das duas doses da vacina da Pfizer/BioNtech contra a covid-19 foi alargado de 21 para 28 dias, anunciou esta segunda-feira o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda …

Caso do avião com cocaína. PJ vai vigiar Aérodromo de Tires 24 horas por dia

A Polícia Judiciária (PJ) vai vigiar as movimentações de aeronaves e passageiros que chegam e saem do Aeródromo de Tires 24 horas por dia. A informação foi adiantada pelo Correio da Manhã, que falou com …

Facebook paga 650 milhões para encerrar litígio sobre vida privada nos EUA

O juiz federal norte-americano James Donato aprovou a indemnização de 650 milhões de dólares (540 milhões de euros) a 1,6 milhões de utilizadores do estado norte-americano do Illinois por parte do Facebook. Este acordo, assinado na …

"Retoma da normalidade". Bruxelas propõe este mês livre-trânsito digital para vacinados e recuperados

A Comissão Europeia vai apresentar este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos. A informação …

Noiva de Khashoggi pede "punição imediata" de Mohammed bin Salman

As declarações da noiva de Jamal Khashoggi surgem depois de as autoridades norte-americanas terem publicado um relatório em que Mohammed bin Salman é acusado de ter ordenado o assassínio do jornalista. Joe Biden está a ser …

Covax permite que países mais pobres comecem a receber a vacina (mas só garante 20% da vacinação)

A Covax visa fornecer vacinas contra a covid-19 a 20% da população de 200 países e territórios que estão incluídos no sistema através de um sistema de financiamento que permite a 92 economias de baixo …

Reino Unido vacinou 20 milhões com 1.ª dose. País deteta casos de variante de Manaus

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou no domingo que mais de 20 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. "Estou absolutamente encantado por informar que mais …

Famílias numerosas já podem pedir desconto no IVA da luz

As famílias com cinco ou mais elementos podem pedir a redução do IVA da eletricidade ao seu fornecedor a partir desta segunda-feira e têm de comprovar a sua condição de família numerosa. Em causa está a …

Netflix foi a grande vencedora da noite dos Globos de Ouro

  A 78.ª edição dos Globos de Ouro decorreu de forma virtual, com apresentação de Tina Fey e Amy Poehler e a participação de alguns dos laureados do ano passado. Os Globos de Ouro, prémios de cinema …

Portugal regista mais 34 óbitos e 394 novos casos. O número mais baixo desde setembro

Portugal registou esta segunda-feira 394 novos casos de infeção por covid-19 e mais 34 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …