Autarquia de Castro Verde anuncia “rigoroso confinamento” de comunidade cigana

Município de Castro Verde / Facebook

Câmara Municipal de Castro Verde, em Beja.

A Câmara Municipal de Castro Verde anunciou o “rigoroso confinamento” de uma comunidade cigana, que vive no bairro Rossio do Santo, através do Facebook. A publicação foi, entretanto, eliminada.

Contactado pelo Expresso, o autarca socialista António José de Brito negou que esta seja uma decisão discriminatória da comunidade. “Rejeito completamente essa ideia, porque é que é discriminação?”, disse o presidente da Câmara Municipal de Castro Verde.

“A autoridade de Saúde de Castro Verde, informou a Câmara Municipal dos resultados dos testes covid-19 na comunidade cigana residente no Rossio do Santo, em Castro verde, havendo um total de 17 casos positivos nesta data”, lia-se na publicação do Facebook.

Perante este surto, lia-se ainda, “a Câmara Municipal estabeleceu um plano para assegurar a fiscalização do rigoroso confinamento daquela comunidade que envolve igualmente a proteção Civil e os serviços de ação social do município”.

De forma a garantir o confinamento da comunidade, os serviços de ação social do município estão a dar apoio a estas famílias, assegurando a “entrega de bens alimentares, medicação e outros produtos”.

“O que estamos a fazer é a acompanhar, estamos muito preocupados, a comunidade cigana de Castro Verde tem alguma proximidade com a câmara, que está a apoiar em necessidades básicas”, justificou António José de Brito em declarações ao Expresso.

Todavia, o autarca reconheceu que a medida é algo redundante, já que vigora um dever de recolhimento obrigatório em todo o país. O cumprimento do confinamento é controlado pela GNR, que “vigia lá como vigia nas ruas da vila e em todo o lado, os ciganos e as outras pessoas”.

Os promotores da página de Facebook Iniciativa Cigana apresentaram uma queixa às autoridades contra a Câmara Municipal de Castro Verde por “segregação racista, discriminação racial e violação dos direitos à privacidade e condição de saúde”.

Em maio do ano passado, André Ventura defendeu um plano de confinamento específico para a comunidade cigana que, na altura, gerou uma grande polémica. Vário políticos consideraram a proposta racista, xenófoba e inconstitucional.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A pandemia chegou e alarma por onde passa o terror do COVID-19. Mas, por trás de toda essa tragédia existe uma vingança política-partidária e que nos confunde: é uma calamidade natural ou uma guerra bacteriológica, usando organismos em laboratórios? Como é que um virus se espalha por cem por cento do Planeta e chega a regiões que não tem nenhum contacto com o local de origem do mesmo? É claro , que foi transportado por algo alheio ao nosso conhecimento. Nos últimos cem anos tivemos duas grandes guerras mundiais, “gripes ” asiáticas e tudo mais, porém, não vimos dizer se a destruição causadas pelos males atingissem a totalidade dos continentes e suas regiões. Estou propenso a acreditar que a PANDEMIA veio com a finalidade específica de isolamento social e escravização, a serviço de regimes totalitários lutando por uma hegemonia, não só política, mas comercial e tecnológica.É o que pensa joaoluizgondimaguiargondim – [email protected]

  2. Eu concordo com joaoluizgondimaguiargondim, mas digo mais, está claro que há sítios onde as pessoas não saem, então como chega lá um vírus que precisa de aproximação? estranho não é? eu sei que ainda não há tempo para ter tudo estudado,mas porquê algumas pessoas tem contacto com o vírus e não contraem a doença covid? qual é o segredo? é genético? tem a haver com alimentação e estilo de vida? grupo sanguineo? porque há pessoas jovens que dizem ser saudáveis e passaram muito mal, e há outras pessoas de idade avançada, estiveram positivas mas não tiveram sintomas ou sintomas leves?

RESPONDER

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump começasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …

Mundial de Futsal. Portugal esmaga as Ilhas Salomão por 7-0 e tem um pé nos oitavos

Portugal lidera o grupo C e pode garantir o apuramento caso Marrocos não perca contra a Tailândia. A seleção portuguesa de futsal, campeã europeia em título, somou hoje o segundo triunfo em dois jogos no grupo …

"Dezenas de pessoas" da comitiva de Putin infetadas com covid-19

O Presidente russo, Vladimir Putin, informou que dezenas de pessoas da sua comitiva testaram positivo para o coronavírus, doença que afetou mais de 7 milhões de habitantes no país. Putin entrou em isolamento no início desta …

Uber investe 90 milhões em novo ‘hub’ e sede em Lisboa e espera contratar mais 200 pessoas

A Uber está a investir 90 milhões de euros num novo ‘hub’ e sede de operações em Lisboa, hoje inaugurados, criando mais de 400 empregos diretos e pretendendo contratar mais 200 pessoas até final do …

Máscara nos espaços fechados e eventual terceira dose em massa - as conclusões da reunião no Infarmed

Terminou há momentos a reunião do governo com especialistas no Infarmed sobre o balanço da evolução da pandemia e as recomendações das medidas que devem ser adoptadas nesta nova fase. A reunião começou com as …