Portugal regista mais 266 casos positivos. Rio diz que DGS “não tem estado à altura”

Mário Cruz / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

Portugal regista, esta segunda-feira, mais quatro mortes e 266 casos confirmados de covid-19. As informações foram reveladas na habitual conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Com mais quatro óbitos (+0,3%), Portugal conta agora com um total de 1568 mortes devido ao novo coronavírus. Por sua vez, o número de infetados está agora nos 41.912 devido a um aumento de 0,6%.

Nas últimas 24 horas, 139 pacientes recuperaram da doença, totalizando 27.205 curados desde o início da pandemia. Há ainda 489 pacientes internados, dos quais 71 estão em unidades de cuidados intensivos.

O Arquipélago dos Açores registou um novo caso positivo na ilha de São Miguel. “O caso diagnosticado reporta-se a um indivíduo do sexo feminino, com 42 anos, não residente nos Açores, que desembarcou na região em 27 de Junho, proveniente de ligação aérea com o território continental”, relatou a Autoridade de Saúde Regional.

A mulher “apresenta situação clínica estável e foram já diligenciados, pela Delegação de Saúde Concelhia, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos, sendo que cumpre isolamento profilático no local onde se encontra alojada desde a sua chegada”.

Os Açores registam um total de 152 casos de infeção pelo novo coronavírus. Atualmente existem quatro casos positivos ativos, dos quais três em São Miguel e um na ilha Terceira.

Rui Rio disse, esta segunda-feira, que a Direção-Geral da Saúde “não tem estado à altura” da pandemia. O líder social-democrata alega que a DGS deu indicações contraditórias no combate à covid-19. Rio disse apenas que “foram ditas algumas coisas e passado algum tempo depois o seu contrário” como aconteceu com o uso de “máscaras”.

“A parte técnica, designadamente a Direção-Geral da Saúde não tem estado completamente à altura do problema, isso é evidente”, disse Rio, citado pelo jornal Público.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Rui Rio disse, esta segunda-feira, que a Direção-Geral da Saúde “não tem estado à altura” da pandemia.

    Só agora chegou a essa conclusão ?
    Ou não quis aborrecer o “amigo” Costa ?

  2. Finalmente este acordou… Já era tempo. Tudo isto tem sido um total descontrolo. Se não fosse o povo português a confinar-se ainda antes do estado de emergência, que o primeiro-ministro nunca quis, teria sido bonito.

  3. Senhor Rui Rio se fosse só a DGS que não está à altura nem vinha grande mal ao mundo,pior é que Portugal não tem também políticos à altura de governarem mas estão à altura de se governarem já vamos nisto há mais de 40 anos, se tivéssemos políticos competentes tínhamos um SNS à altura de responder a esta epidemia, uma Protecção Civil com pessoas competentes e muito mais coisas, mas neste Sítio a competência não serve para ocupar lugares de responsabilidade o que serve é o cartão do partido que estiver no governo.

RESPONDER

Leis draconianas na Malásia. Fahmi Reza foi detido por insultar a rainha com playlist no Spotify

A sátira desempenha um importante papel na sociedade. Na Malásia, as leis draconianas estão a reacender o debate em torno da liberdade de expressão. Fahmi Reza, um artista gráfico e ativista social malaio, foi detido no …

António Barreto

Portugal vai ter "um problema de cor de pele" (por muitos anos e com conflitos)

O sociólogo António Barreto considera que Portugal vai "ter um problema" de "cor de pele" e "por muitos anos". Uma ideia defendida numa entrevista onde se reporta para "o que se passa em toda a …

Um laboratório vivo. Há residentes "superimunes" à covid-19 numa pequena cidade italiana

A pequena cidade de Vo, no norte de Itália, tornou-se um dos primeiros locais com um surto de covid-19 da Europa em fevereiro de 2020. Agora, os cientistas descobriram que a cidade abriga um número …

Portugal com duas mortes e 406 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje duas mortes atribuídas à covid-19, 406 novos casos de infeção pelo coronavírus e nova descida no número de internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

Portugal "tem nível de rendimentos baixíssimo". Muitos municípios que perdem população desde o final II Guerra

Portugal tem municípios que perdem população desde o final da II Guerra Mundial e dificilmente fenómenos como o teletrabalho irão alterar esta paisagem, na opinião do geógrafo Álvaro Domingues, da Universidade do Porto. Em entrevista à …

Gestora em teletrabalho esqueceu-se da filha no carro. Bebé encontrada sem vida sete horas depois

Maria Pilar, uma bebé de dois anos, morreu esta sexta-feira, depois de ter ficado esquecida dentro do carro durante cerca de sete horas. A menina de dois anos esteve cerca de sete horas dentro do carro, …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Cimeira Social cheia de boas intenções deixa factura de um milhão de euros (e "erro" na comida da PSP)

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia comprometeram-se, na Cimeira Social do Porto, a "trabalhar em prol de uma Europa social". Mas o evento deixa uma polémica com as refeições distribuídas aos …

Alfredo Casimiro contrata Banco Nomura para vender 50,1% da Groundforce

O principal acionista da Groundforce anunciou este sábado, em comunicado, ter contratado o banco Nomura para assessorar a venda da participação de 50,1% da Pasogal na empresa de handling Groundforce, e pediu "especial atenção" ao …

Transferência para o Wolves. Diogo Jota recorda palavras de Jorge Mendes: "Vês como eu tinha razão?"

Diogo Jota, atual avançado do Liverpool, recuou no tempo e enfatizou a importância de Jorge Mendes na progressão da sua carreira. O avançado internacional português, que se transferiu esta temporada para o Liverpool, trocou o Atlético …

Um total de 19.359 agregados pagaram adicional de solidariedade do IRS

Entre o Continente e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira são 19.359 os agregados com rendimento coletável acima dos 80 mil euros e que, por esse motivo, foram chamados a pagar taxa adicional …