Portugal regista mais 266 casos positivos. Rio diz que DGS “não tem estado à altura”

Mário Cruz / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

Portugal regista, esta segunda-feira, mais quatro mortes e 266 casos confirmados de covid-19. As informações foram reveladas na habitual conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Com mais quatro óbitos (+0,3%), Portugal conta agora com um total de 1568 mortes devido ao novo coronavírus. Por sua vez, o número de infetados está agora nos 41.912 devido a um aumento de 0,6%.

Nas últimas 24 horas, 139 pacientes recuperaram da doença, totalizando 27.205 curados desde o início da pandemia. Há ainda 489 pacientes internados, dos quais 71 estão em unidades de cuidados intensivos.

O Arquipélago dos Açores registou um novo caso positivo na ilha de São Miguel. “O caso diagnosticado reporta-se a um indivíduo do sexo feminino, com 42 anos, não residente nos Açores, que desembarcou na região em 27 de Junho, proveniente de ligação aérea com o território continental”, relatou a Autoridade de Saúde Regional.

A mulher “apresenta situação clínica estável e foram já diligenciados, pela Delegação de Saúde Concelhia, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos, sendo que cumpre isolamento profilático no local onde se encontra alojada desde a sua chegada”.

Os Açores registam um total de 152 casos de infeção pelo novo coronavírus. Atualmente existem quatro casos positivos ativos, dos quais três em São Miguel e um na ilha Terceira.

Rui Rio disse, esta segunda-feira, que a Direção-Geral da Saúde “não tem estado à altura” da pandemia. O líder social-democrata alega que a DGS deu indicações contraditórias no combate à covid-19. Rio disse apenas que “foram ditas algumas coisas e passado algum tempo depois o seu contrário” como aconteceu com o uso de “máscaras”.

“A parte técnica, designadamente a Direção-Geral da Saúde não tem estado completamente à altura do problema, isso é evidente”, disse Rio, citado pelo jornal Público.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Rui Rio disse, esta segunda-feira, que a Direção-Geral da Saúde “não tem estado à altura” da pandemia.

    Só agora chegou a essa conclusão ?
    Ou não quis aborrecer o “amigo” Costa ?

  2. Finalmente este acordou… Já era tempo. Tudo isto tem sido um total descontrolo. Se não fosse o povo português a confinar-se ainda antes do estado de emergência, que o primeiro-ministro nunca quis, teria sido bonito.

  3. Senhor Rui Rio se fosse só a DGS que não está à altura nem vinha grande mal ao mundo,pior é que Portugal não tem também políticos à altura de governarem mas estão à altura de se governarem já vamos nisto há mais de 40 anos, se tivéssemos políticos competentes tínhamos um SNS à altura de responder a esta epidemia, uma Protecção Civil com pessoas competentes e muito mais coisas, mas neste Sítio a competência não serve para ocupar lugares de responsabilidade o que serve é o cartão do partido que estiver no governo.

RESPONDER

57% dos portugueses diz que a pandemia dificultou acesso à saúde (e mais de 600 mil perderem consultas)

Mais de metade dos portugueses (cerca de 57%) considera que a pandemia dificultou o seu acesso aos cuidados de saúde, sendo a população mais idosa (69%) e os doentes crónicos (70%) quem mais manifesta esta …

“Negacionista e bem raivosa”. Livro de ex-ministro da Saúde revela reação de Bolsonaro à pandemia

O primeiro ministro da Saúde do mandato de Jair Bolsonaro, Luiz Henrique Mandetta, publicou um livro sobre o combate à pandemia no Brasil e revelou que o Presidente teve uma reação “negacionista” e “raivosa”. De acordo …

"É um génio". Futre acredita que João Félix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo

O antigo internacional português e antigo jogador do Atlético de Madrid Paulo Futre acredita que João Felix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo. "É um génio. Cada vez que a bola passa pelos …

Seis novos sauditas indiciados na Turquia pela morte de Khashoggi

Os seis sauditas, indiciados a alguns dias do segundo aniversário do homicídio, não se encontram na Turquia e devem ser julgados à revelia. O procurador de Istambul indiciou, esta segunda-feira, seis novos sauditas suspeitos de …

Expressões neutras e imagens de homens e mulheres. Governo quer militares a usar linguagem inclusiva

O Ministério da Defesa quer que os militares comecem a usar uma linguagem mais inclusiva e menos discriminatória nos documentos e comunicações oficiais, de acordo com uma diretiva enviada Estado-Maior-General das Forças Armadas e aos …

Trump acusado de incentivar afro-americanos a não votar em 2016. E queria a filha Ivanka como vice

A equipa da campanha digital de Donald Trump tentou dissuadir milhões de afro-americanos de votar nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016, segundo uma investigação hoje divulgada por jornalistas da estação de televisão britânica Channel 4 …

Leitura, Matemática e Ciências. Alunos portugueses são únicos da OCDE com cada vez melhores resultados

Os alunos portugueses foram os únicos da OCDE que têm vindo a melhorar significativamente os seus desempenhos a Leitura, Matemática e Ciências, segundo uma análise que compara o desempenho académico de jovens de 15 anos …

Desabamento nas obras do Metro de Lisboa provoca quatro feridos

Um desabamento nas obras do Metro de Lisboa, na estação da Praça de Espanha, provocou esta terça-feira quatro feridos ligeiro, desconhecendo-se ainda a gravidade do seu estado, e a interrupção da circulação na linha Azul. Os …

Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Um campeão categórico, Ronaldo fora do pódio e uma equipa a pé até ao estádio

O FC Porto goleou o vizinho Boavista, o Benfica ficou a lamentar tanto desperdício e o Sporting entrou a ganhar no campeonato. Destaque ainda para o Santa Clara, Rúben Dias, João Félix, Ronaldo e Messi... e …

A mais longa quarentena do mundo vai ser prolongada mais um mês

A quarentena em Manila devido à covid-19, a mais longa do mundo atualmente, será prolongada por mais um mês até 31 de outubro, anunciaram esta terça-feira as autoridades. Mais um mês significa que número total de …