Portugal regista mais 266 casos positivos. Rio diz que DGS “não tem estado à altura”

Mário Cruz / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

Portugal regista, esta segunda-feira, mais quatro mortes e 266 casos confirmados de covid-19. As informações foram reveladas na habitual conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Com mais quatro óbitos (+0,3%), Portugal conta agora com um total de 1568 mortes devido ao novo coronavírus. Por sua vez, o número de infetados está agora nos 41.912 devido a um aumento de 0,6%.

Nas últimas 24 horas, 139 pacientes recuperaram da doença, totalizando 27.205 curados desde o início da pandemia. Há ainda 489 pacientes internados, dos quais 71 estão em unidades de cuidados intensivos.

O Arquipélago dos Açores registou um novo caso positivo na ilha de São Miguel. “O caso diagnosticado reporta-se a um indivíduo do sexo feminino, com 42 anos, não residente nos Açores, que desembarcou na região em 27 de Junho, proveniente de ligação aérea com o território continental”, relatou a Autoridade de Saúde Regional.

A mulher “apresenta situação clínica estável e foram já diligenciados, pela Delegação de Saúde Concelhia, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos, sendo que cumpre isolamento profilático no local onde se encontra alojada desde a sua chegada”.

Os Açores registam um total de 152 casos de infeção pelo novo coronavírus. Atualmente existem quatro casos positivos ativos, dos quais três em São Miguel e um na ilha Terceira.

Rui Rio disse, esta segunda-feira, que a Direção-Geral da Saúde “não tem estado à altura” da pandemia. O líder social-democrata alega que a DGS deu indicações contraditórias no combate à covid-19. Rio disse apenas que “foram ditas algumas coisas e passado algum tempo depois o seu contrário” como aconteceu com o uso de “máscaras”.

“A parte técnica, designadamente a Direção-Geral da Saúde não tem estado completamente à altura do problema, isso é evidente”, disse Rio, citado pelo jornal Público.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Rui Rio disse, esta segunda-feira, que a Direção-Geral da Saúde “não tem estado à altura” da pandemia.

    Só agora chegou a essa conclusão ?
    Ou não quis aborrecer o “amigo” Costa ?

  2. Finalmente este acordou… Já era tempo. Tudo isto tem sido um total descontrolo. Se não fosse o povo português a confinar-se ainda antes do estado de emergência, que o primeiro-ministro nunca quis, teria sido bonito.

  3. Senhor Rui Rio se fosse só a DGS que não está à altura nem vinha grande mal ao mundo,pior é que Portugal não tem também políticos à altura de governarem mas estão à altura de se governarem já vamos nisto há mais de 40 anos, se tivéssemos políticos competentes tínhamos um SNS à altura de responder a esta epidemia, uma Protecção Civil com pessoas competentes e muito mais coisas, mas neste Sítio a competência não serve para ocupar lugares de responsabilidade o que serve é o cartão do partido que estiver no governo.

  4. Com esta atitude de partido do Contra, não saíra do buraco em termos de subida, em termos de descida terá uma continuidade célere, com intervenções á maneira de partido de protesto ainda tem Maite 10 a 15℅ para descer para o nível do BE do CDS do chega, com um PSD mais cobid que o Covid, fazendo lembrar o mais troika que a Troika, não me parece que algum empresário tal como os seus funcionários tentem confiar o voto no PSD, por não querer voltar a pagar em triplicado qualquer percalço que eventualmente possa acontecer na sociedade, e lá teríamos o mais troika que a troika, agora mais Covid que a Covid.

RESPONDER

Há três anos, uma tempestade de poeira em Marte desencadeou a primavera no polo sul

Em 2018, Marte foi palco de uma fortíssima tempestade de areia que destruiu um vórtice de ar frio em torno do polo sul do planeta, desencadeando uma primavera precoce. Já no hemisfério norte, a tempestade …

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …