Portugal regista mais 266 casos positivos. Rio diz que DGS “não tem estado à altura”

Mário Cruz / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

Portugal regista, esta segunda-feira, mais quatro mortes e 266 casos confirmados de covid-19. As informações foram reveladas na habitual conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Com mais quatro óbitos (+0,3%), Portugal conta agora com um total de 1568 mortes devido ao novo coronavírus. Por sua vez, o número de infetados está agora nos 41.912 devido a um aumento de 0,6%.

Nas últimas 24 horas, 139 pacientes recuperaram da doença, totalizando 27.205 curados desde o início da pandemia. Há ainda 489 pacientes internados, dos quais 71 estão em unidades de cuidados intensivos.

O Arquipélago dos Açores registou um novo caso positivo na ilha de São Miguel. “O caso diagnosticado reporta-se a um indivíduo do sexo feminino, com 42 anos, não residente nos Açores, que desembarcou na região em 27 de Junho, proveniente de ligação aérea com o território continental”, relatou a Autoridade de Saúde Regional.

A mulher “apresenta situação clínica estável e foram já diligenciados, pela Delegação de Saúde Concelhia, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos, sendo que cumpre isolamento profilático no local onde se encontra alojada desde a sua chegada”.

Os Açores registam um total de 152 casos de infeção pelo novo coronavírus. Atualmente existem quatro casos positivos ativos, dos quais três em São Miguel e um na ilha Terceira.

Rui Rio disse, esta segunda-feira, que a Direção-Geral da Saúde “não tem estado à altura” da pandemia. O líder social-democrata alega que a DGS deu indicações contraditórias no combate à covid-19. Rio disse apenas que “foram ditas algumas coisas e passado algum tempo depois o seu contrário” como aconteceu com o uso de “máscaras”.

“A parte técnica, designadamente a Direção-Geral da Saúde não tem estado completamente à altura do problema, isso é evidente”, disse Rio, citado pelo jornal Público.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Rui Rio disse, esta segunda-feira, que a Direção-Geral da Saúde “não tem estado à altura” da pandemia.

    Só agora chegou a essa conclusão ?
    Ou não quis aborrecer o “amigo” Costa ?

  2. Finalmente este acordou… Já era tempo. Tudo isto tem sido um total descontrolo. Se não fosse o povo português a confinar-se ainda antes do estado de emergência, que o primeiro-ministro nunca quis, teria sido bonito.

  3. Senhor Rui Rio se fosse só a DGS que não está à altura nem vinha grande mal ao mundo,pior é que Portugal não tem também políticos à altura de governarem mas estão à altura de se governarem já vamos nisto há mais de 40 anos, se tivéssemos políticos competentes tínhamos um SNS à altura de responder a esta epidemia, uma Protecção Civil com pessoas competentes e muito mais coisas, mas neste Sítio a competência não serve para ocupar lugares de responsabilidade o que serve é o cartão do partido que estiver no governo.

RESPONDER

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …